segunda-feira, 23 de julho de 2012

O CÉU NÃO PÔDE ESPERAR


O CÉU NÃO PÔDE ESPERAR



Chovia muito!

Eram exatamente sete horas e treze minutos quando o visor do meu celular brilhou, aparecendo o nome de mamãe.

Senti imediatamente uma fisgada no lado esquerdo do peito, pois antes mesmo de levar o telefone ao ouvido já sabia do acontecido.

Bia, querida sobrinha que demonstrou tanto afeto durante esses derradeiros meses, informava chorosa, que mamãe havia partido.

Recebi e notícia no escritório, ligando imediatamente para Regina, pedindo para que se preparasse para partirmos de imediato para Piracicaba.

A chuva continuava intensa e a viagem se prenunciava longa, exigindo atenção redobrada.

Durante as sete horas gastas no trajeto, tive tempo de relembrar fatos e passagens vividas por Hercília, minha brava, corajosa e desprendida mãe.

Com cento e um anos completados recentemente, mamãe teve uma vida fecunda, laborioso, com altos e baixos, sem jamais esmorecer e perder a fé.

Casou-se muito cedo, com Tonico, seu eterno apaixonado, gerando uma extensa prole. Oito filhos, sendo que o mais velho, Heraldo, partiu prematuramente, deixando raras lembranças com os irmãos que não o conheceram.

Apesar do pouco estudo, mamãe sempre foi curioso e observadora, aprendendo a gostar dos livros, onde buscava ampliar seus horizontes e conhecer o mundo.

Nós, os filhos, devemos a ela o gosto que herdamos pela leitura, pois alem da fartura de livros que sempre circulou por nossa casa, desde pequeno, mesmo ainda com a compreensão limitada, ficava horas sentadas ao lado da rede, onde papai, refestelado, ouvia a leitura correta e firme de Hercília.

Tenho dúvidas se papai realmente prestava atenção nas palavras do texto, pois sentado na posição de “Buda”, balançava gingando como um pêndulo, devaneando, chegando muitas vezes a fechar os olhos.

Mas, pacientemente, mamãe lia todos os dias para papai, ou quem sabe, para os filhos que a rodeavam e quedavam silentes durante essas seções culturais.

Dada a ingenuidade e boa índole de papai, mamãe sempre foi a “fêmea dominante” de nossa família, a que cuidava das finanças, da educação , do estudo das crianças, enfim dos problemas do dia a dia.

Em épocas difíceis e de dinheiro curto, mamãe se desdobrou fornecendo refeições a parentes e conhecidos, garantindo como uma leoa, a sobrevivência da prole.

Através de bolsas de estudo parciais, mamãe conseguiu que freqüentássemos bons colégios, o Salesiano Dom Bosco, para os homens, e o Assunção, para uma das filhas, Lilida, tendo em vista que Cida, a mais velha, formou-se precocemente como professora e já lecionava em escolas rurais da vizinhança.

Durante os dez anos vividos em Monte Alegre, na época em que explodia em juventude, mamãe foi sempre rígida com relação aos horários, tanto para os estudos como para os folguedos, embora sempre encontrássemos meios de burlar essas normas caseiras, pois os castigos eram sempre leves e facilmente comutáveis.

Ao mudarmos novamente para a região central de Piracicaba, nos inicio dos anos setenta, mamãe que já ajudava a garimpar provisões para o Convento das Carmelitas, passou a dedicar-se com mais intensidade as obras sociais, tendo sido por mais de vinte anos presidente da Obra do Berço, entidade que assistia gratuitamente mães solteiras e pobres, fornecendo-lhes enxovais e roupas para bebes futuros ou já nascidos.

Jamais poderei esquecer a dedicação e o carinho dispensado por mamãe a meus filhos, em especial para Maria Silvia, principalmente logo após seu nascimento, quando passou mais de quarenta dias internada no Hospital das Clinica, em São Paulo.

Mamãe, incansável, passou todas essas noites a seu lado, revezando durante o dia com Regina, para renovar suas energias e estar novamente a postos, ao cair do sol.

Mamãe foi aquela avó incapaz de chamar a atenção de qualquer neto por gritarias, correrias e algazarras em sua casa. Encarava esse excesso de vigor, como uma necessidade natural de queima de energia das crianças.

Suas palavras eram sempre de carinho, jamais para ralhar ou chamar a atenção.

Os netos e bisnetos sempre retribuíram essa bondade, com demonstrações continuas de afeto.

Não posso deixar de mencionar papai, um eterno apaixonado por Hercilia.

Papai jamais levantou a voz ou mesmo criticou algo feito por mamãe, nem mesmo alguma tipo de comida que não tinha lá ficado grande coisa.

Papai sempre foi só elogios.

Partiu antes, para preparar  com esmero as coisas para sua amada.

Conforme descrevi, a chegada de papai no céu causou grande comoção, pois durante os longos cinco anos em que esteve acamado, que nada significa perante a eternidade, o Altíssimo preparava um lugar especial a sua direita, chegando mesmo a despertar um leve ciúme entre os anjos e querubins.

Após vinte e oito anos de sua gloriosa recepção no paraíso, Tonico “top ten” celestial, caprichou ao preparar um lugar especial a seu lado, para sua querida Lila.

Era assim que papai chamava mamãe na intimidade.

Tanto, que não teve paciência em esperar muito tempo para chamá-la para ocupar sua cadeira celestial ricamente ornada que construída com tanto carinho.

Menos de dois meses após mamãe apresentar sintomas de cansaço e debilidade, Tonico requisitou sua presença,  independente desse período ser um átimo  insignificante de tempo, perante a eternidade.

Tonico ansiava pela presença de Lilá.

No final de março quando a visitamos, mamãe estava bem, lúcida, falante, embora um pouco magra e com dificuldades para andar.

Depois de uma forte gripe abrigando-a a ficar acamada, começou um período de desgaste, para desgosto e sofrimento dos filhos, porem sem jamais deixar escapar uma palavra de dor ou lamento.

Percebendo o irreversível da situação, rezávamos para que sua travessia fosse breve, ao encontro do amado Tonico.

Temos absoluta certeza, que a chegada de Hercília foi mais natural, pois o respeito e admiração granjeados por Tonico nesses vinte e oito anos, não deixam duvidas. Ele é especial, um dos preferidos do “Chefão”.

Hercília chegou flutuando ao som leve das trombetas, assopradas por multidões de querubins, que não disfarçavam uma pequena inveja por aquela recepção tão gloriosa.

Tonico, sorridente, de braços abertos, esperava por sua mulher amada, fiel companheira terrena por longos anos, e que agora teriam juntos,toda a eternidade, para desfrutarem daquele amor tão puro e singelo, que só acontece entre pessoas realmente especiais.

Papai e mamãe foram pessoas muito, mas muito especiais.

Deixaram marcas de sua bondade nos filhos, netos e tataranetos.

Rezo para que Deus me ilumine e me de forças para transmitir aos meus, ao menos uma pequena parcela da bondade,  carinho e  integridade que recebi dos meus pais.

Se com um lá em cima, ao lado do “Maioral”, meu lugarzinho já estava assegurado, agora, com a chegada de mamãe, não resta a menor duvida, de que meu assento em lugar de destaque,  está mais que garantido.

Mais uma vez, como sempre fiz desde criança, peço sua benção minha querida mãe.

Me guie e  proteja, durante o período que me resta nessa travessia.

Abençoe seu filho muito amado.



José Roberto- 23/07/12






26 comentários:

  1. Zé, Meus sinceros pesames.
    Pelo pouco tempo que a conheci (1 dia) embora superficialmente foi o suficiente para sentir suas muitas bondades e qualidades.
    Apenas posso pedir que DEUS a receba em seus braços e de a voce e tua família receba suas benevolencias que a família tanto merece.
    sds

    pfp

    ResponderExcluir
  2. Parabens meu querido Beto, você conseguiu em poucas palavras descrever a grande mulher que foi sua mãe. Graças a
    Deus pude contar com ela nos momentos mais dificeis da minha vida.Ficar num hospital a noite para cuidar de uma neta sem nunca se queixar, só uma grande "mulher".Agradeço a Deus por tê-la como sogra, um dia estaremos todos.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Zé
    Apesar de não conhecê-lo pessoalmente me considero seu amigo, pois acompanho seus textos, me divertindo e chorando desde longa data.
    Aceite meu sinceros pêsames, pois tenho certeza de que D. Hercilia foi uma grande mulher, pois só uma grande mulher e mãe, pode gerar bons frutos.
    Abraços sinceros,
    Pedro Paulo

    ResponderExcluir
  4. Pai,
    Que texto lindo,
    também acredito que o Vovô tenha preparado tudo e recebido a Vovó como ela merecia,
    A saudade é grande,
    Mas com ela fica também as lembranças de doces momentos passado ao lados deles.
    Você vai precisar ser forte.
    mas tenha certeza de que nós vamos estar sempre do seu lado.
    beijos
    Maria Silvia

    ResponderExcluir
  5. Transcrevo com lágrimas nos olhos, esse terno email enviado por minha querida Fê, logo após saber do falecimento da querida avó:
    "Coisas sobre minha avó Hercília:
    Se casou com 14 anos;
    Teve 07 filhos;
    Perdeu um filho ainda criança, meu pai não chegou a conhecer;
    Fazia ginástica de manhã para as pernas ainda deitada (eu achava engraçado);
    Fazia o melhor pé-de-moleque do mundo;
    Contava histórias do meu pai e lia para mim;
    Era doce e muito católica;
    E eu não a visitei muito depois de uma certa idade o que me causa agora uma confusão, como uma falta de direito de ficar triste com sua partida... Ela se foi e eu aqui longe sem saber, sem ver, sem me despedir... Falo agora alto com o peito apertado: "Tchau Vó! Vá com Deus! Descanse em paz..."

    ResponderExcluir
  6. Gima, lindas palavras para homenagear sua maezinha, que Deus dê muito consolo à vc e toda sua família pela perda!!!
    Um abraço
    Rosely

    ResponderExcluir
  7. Só mesmo um filho muito querido para escrever coisas tão belas sobre uma grande mulher e uma grande mãe.
    Também tenho certeza que está lá em cima, olhando pelos filhos, netos, tataranetos e pelos muitos amigos que granjeou na vida terrena.
    Dona Hercilia foi um exemplo de vida e deixará muitas lembranças.
    Com meus respeitos.
    Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  8. Mano,

    Acabei de ler sua crônica sobre mamãe. Gostei muito vc estava muito inspirado e me fez chorar um bocado.

    Beijão,

    Tai

    ResponderExcluir

  9. Fiquei tocado com suas belas palavras, lembrando uma mãe que dever ter sido realmente excpecional.
    Aproveitei para reler a maravilhosa cronica,"Tonico, meu Pai", onde você relata um pouco da vida de seu velho e querido pai.
    Você tem o dom de retratar o melhor das pessoas, tocando profundamente seus leitores.
    Um forte abraço.
    JMF

    ResponderExcluir

  10. Apesar de perceber no texto que sua querida mãe partiu após cumprir fielmente o papel de mãe, esposa, avó e outras tantas qualidade inerentes a essa pessoa especial, é sempre dificil perder alguem tão querido.
    Perder talvez não seja a expressão correta, pois sua mãe estara sempre presente, nos pensamentos, no coraçao e no céu, zelando pela maravilhosa família.
    Um abraço apertado e sincero.
    De um leitor assíduo.

    ResponderExcluir
  11. Ze
    O momento e dificil, as lembrancas se aprofundam, as coisas boas vem a superficie e os entes amados ficam mais queridos. A passagem da tua mae, tao bem comentado por vc, lembra-me a passagem da minha, ha 18 anos, quando tb ja era esperado e sinceramente desejava que fosse breve e sem maiores dores ja que sofria de doenca terminal. Felizes daqueles que podem ter boas lembrancas de seus pais e mante-los como referencia. Toda minha solidariedade. David

    ResponderExcluir
  12. Caro amigo,

    Receba meus sentimentos de tristeza.
    Desejo que você encontre forças para aceitar com resignação mais esta manifestação da natureza.

    Com toda certeza a Dona Hercília fechou, com muitos méritos, o ciclo completo de vida. São muitos anos de vitórias. Deixou filhos, netos e seus descendentes que prosseguirão realizando as tarefas que ela começou. A saudade será muito grande, no entanto, que fiquem as boas lembranças, pois sabemos que esta separação é momentânea e somente da matéria. O AMOR É ETERNO.

    Um abraço fraterno

    Vanderlei

    ResponderExcluir
  13. Tio,
    Meus sinceros sentimentos.
    Voce demonstrou claramente neste texto o carinho que sempre teve pelos seus pais.
    Um grande abraço;
    Ricardo.

    ResponderExcluir
  14. Lindo,

    (Chorando)Tb imaginei a Vovó chegando assim no Céu; Vovô e Heraldo esperando com os braços abertos... Vovó teve uma vida linda e nada lhe faltou graças ao esforço da familía que até seu último suspiro a cubriu de cuidados e amor. Serei eternamente grata aqueles que se dedicaram aos seus cuidados, especialmente Tia Cida, Guto, Bia e meu pai, que mesmo morando longe sempre ajudou.

    MF

    ResponderExcluir
  15. Zé, "véio", meus pais já estão por lá há mais de 20 anos. Da mesma forma que o destino nos indicou o mesmo caminho, fazendo-nos selar uma amizade profunda, eterna e de mútua admiração, torço que idêntica e feliz coincidência os leve a recepcionar e, principalmente, conviver com os seus pais. Como sinto que meus pais tiveram em, relação aos seus, a mesma dimensão de grandeza, se reconhecerão imediatamente.
    Estão na casa do Grande Arquiteto!
    Visentin.

    ResponderExcluir
  16. Caro amigo Beto, soube do ocorrido através do Facebook, meus sentimentos e espero uma rapida recuperação, pois tenho certeza que sua mãe não gostaria de te ver triste.Parabéns pelas lindas palavras que a todos emocionam. Abraços Washington

    ResponderExcluir
  17. Tio Beto, parabéns pelo texto. O senhor conseguiu resumir a linda história da vovó e da família com uma delicadeza e admiraçáo belíssimas. Me orgulho muito de ser neta dessa guerreira que, mesmo tendo que atravessar tantos obstáculos, nunca perdeu a doçura.Com certeza ela está num lugar VIP e muito bem acompanhada do vovö....e para sempre viverá em nossos coraçóes. Que todo o amor, paciëncia e sapiëncia de vovó se eternizem através de nossas lembranças e atitudes!
    É um privilégio ser neta de Dona Hercília!
    Um grande abraço!
    Bia

    ResponderExcluir
  18. Lindo demais Tia!!!!
    Espero que a luz do universo tenha tido efeito e acalentado o coração de vcs, em especial de Tio Beto!!!
    UM ENORME BEIJO SEMPRE SAUDOSO...

    Bia Vaz

    ResponderExcluir
  19. Amigo



    Receba meus sentimentos pela irreparável perda. Só fiquei sabendo do falecimento da tua mãe agora ao ler a tua crônica. Com certeza ela está ao lado do grande Pai.



    Valério

    ResponderExcluir

  20. Não tenho palavras para expressar a emoção transmitidas por suas palavras.
    Com certeza, sua mãe está ao lado do seu pai, velando pela familia.
    Abraços sinceros.
    C.R.V

    ResponderExcluir
  21. Caro amigo

    Junto-me aos amigos para dar meus sinceros sentimentos pelo falecimento de sua mãe.

    Belas palavras que vc com seu dom de escritor faz muito bem , gostaria de ter feito algo parecido qdo do falecimento de minha mãe há quatros anos atrás .

    Perdemos também o nosso Paulo , nosso companheiro de tênis, agora já são três grandes adversários de nossa quadra.

    A VIDA CONTINUA

    abs

    ResponderExcluir
  22. Querido Zé,



    Nao conheci sua mae, mas me emocione iaté as lágrimas lendo seu artigo sobre ela. Se eu sempre desconfiei que voce tinha “uma alma de poeta” e um coracao grandioso, a certeza me chegou agora. Deus o abencoe. Eu queria mandar um comentário no seu BLOG mas nao funcionou. Ou eu sou bura demais.



    Abracos



    Alice Stärk

    ResponderExcluir
  23. Querido Papai, Madra, Tios, Tias, e primos (não tenho o email de todos, portanto, favor passar aos não incluídos na lista acima)

    Só agora dia 24 de julho é que fiquei sabendo do falecimento da querida Vovó Hercília através do blog do tio Beto. Momentos dolorosos estes que compartilho.

    Durante minhas visitas a terrinha, mesmo na correria, sempre tentei fazer um detour por Piracicaba para visitar a Vovó, minha querida Madra, tia Li e os demais parentes que muitas vezes conseguiram arranjar um tempinho para mim e meus filhos Philip e Olivia. Tentei mesmo fazer com eles conhecessem, e desfrutassem da companhia dela e dos demais, pois acho a herança familiar muito importante. As estórias da família, os casos todos ficarão na nossa memória. A atenção e o carinho no nosso coração.

    Com os nossos profundos sentimentos

    Chris, Philip, Olivia e Ana

    ResponderExcluir
  24. Querida familia distante,



    E uma pena que as circunstancias da minha vida quando crianca e adolescente nao me proporcionaram conhece-los (pois existem nomes na lista que nao me vem a memoria). Infelizmente, depois de adulta, e morando no exterior muitos anos, e agora na China a 10 anos, com muito poucas visitas ao Brasil, eu nao tive o previlegio de manter nenhum contato, bem como desfrutar nenhum tempo com a vovo e/ou primos, etc. Tenho vagas lembracas do vo Tonico e da vo Hercilia, das tias e dos tios Andre,Tai, Beto e da Maria Silvia, mas nao conheci todos os primos.



    A vo Hercilia, a pesar da distancia, sempre foi motivo de orgulho, poi o blog do tio Beto, que a Ana sempre me envia, ajudou a conhece-la melhor e a diminuir a distancia.



    Anos atras, quando mudei para os Estados Unidos, fui presenteada com uma foto do meu nascimento, onde a vo Hercilia e o vo Tonico me seguram no colo e esta foto esta na parede da familia. Meu marido e filhos acham semelhancas fisicas aqui e ali, o que me deixa feliz, pois sei que faco parte DESTA GRANDE FAMILIA.



    A licao de vida deixada pela vovo tem que ser observada. Familia e o que temos e que somos! Todos nos somos frutos do nosso ambiente, pricipalmente o fruto do ambiente familiar. Entao temos que tentar pelo menos manter contato da qui por diante.



    Todos os dias eu agradeco meu marido maravilhoso, Rick, meus filhos Bruno (18 anos), Alexandre (9 anos) e Vanessa (7 anos) e minhas irmas que sempre me telefonam para continuar o laco familiar.



    Esta oportunidade de contato familiar, criada pelos e-mails do comunicado do falecimento da vo Hercilia nao pode ser deixada de lado.



    Fica aqui o convite para entrarem e manterem contato comigo e o convite de nos visitarem na China:

    Maria Beatriz Patzner (tambem me chamo Bya

    ResponderExcluir
  25. Gimael, lí hoje o seu email, informando do falecimento de sua mãe. Cara, vou te falar uma coisa, não se reprima, sem querer plagiar a música. Chore, grite, faça o que te der na cabeça. Eu e Sérgio, sentimos muito pelo falecimento dela. Sabe Gimael, Papai do Céu, estava precisando de alguém lá em cima, para ajuda-lo, pode ter certeza, ela está bem feliz.... Vou mandar rezar uma missa, pela sua alma. Mas, nosso amigão, fique bem, voce vai estar mais ainda em nossas orações, para que se conforte rapidinho . Um grande beijo no coração, Gláucia e Sérgio.

    ResponderExcluir
  26. Tio Beto,
    Suas palavras me levaram para Monte Alegre ,andando de charrete por toda a usina com o Vo Tônico.Com a Vo Hercilia adorava ir ao galinheiro alimentar as galinhas.Tenho ótimas lembranças das viagens para a casa da vovó.Quando o Sr.descreveu o Vo Tônico como Buda na rede vislumbrei o meu Pai que nao só de aparência mas também nos costumes e o vovó em vida.....
    Tenho certeza que o vo Tônico e a Vo Hercilia estão bem,deixaram um ótimo legado,vocês todos foram ótimos filhos,sempre presentes e amorosos.
    E bom conviver com os que amamos,mas quando isso nao e mais possível,vale a pena ser feliz tendo-os na lembrança e seguindo o exemplo.
    Nossos sentimentos,
    Silvio,Bento Neto,Wanderley e Lolo Pegoraro.=

    ResponderExcluir