quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

LIVROS DE OURO

LIVROS DE OURO

O título em questão poderá até atrair a atenção daqueles não chegados a leitura, inclusive do nosso esperto e apedeuta Ex-Presidente, que afirma com orgulho nunca ter lido um livro.
Pode ser que algum asceponi desavisado, lhe assopre “nas oreias” sobre a existência desse tal Livro de Ouro, despertando aquela pontinha de cobiça que existe enrustida em todos os humanos.
Talvez o ex “melhor Presidente...” pensasse assim: “nesse livro, bem que gostaria de botar as mãos”.
Só que a finalidade desse chatíssimo livro é justamente o contrário.
Quem folheia suas páginas, ao invés de levar, sempre acaba deixando alguma coisa.
Mal começou dezembro e já encontram-se instalados em locais de destaque exemplares desse livro maldito, que em primeira e última instância trata-se de uma forma clara de achaque, com o único objetivo de extorquir nossa suada grana.
No prédio onde moro, no escritório, os ditos cujos estão a nossa espera, e a cada momento que passamos pelo local, o funcionário de plantão, com aquele olhar lambão, nos observa atentamente na expectativa de um “pit stop”.
É um constrangimento total.
Nesse nosso país de leis absurdas, deveriam criar uma, proibindo a exibição desses mal afamados Livros de Ouro.
As doações e presentes de natal tem que ser espontâneas.
Deveríamos dar alguma coisa somente para aqueles que nos são gratos, que merecem reconhecimento.
Quando aderimos ao Livro, nivelamos todos por baixo, inclusive aquele tipo mau humorado que não engolimos, mas que nessa hora sai levando uma bruta vantagem.
Alguém já fez a conta dos gastos extras por conta dessa “pidança” geral?
Recordo das duas portarias já mencionadas, do guardador de carro, do entregador de jornal, do entregador das revistas semanais, das empregadas, da faxineira, sem mencionar a turma da casa de Itanhaém.
O melhor mesmo e ir aderindo, pagando e não fazer contas, que somente causam aborrecimento e atrapalham nosso sono.
Não quero que meus raros leitores formem uma opinião errada a meu respeito, pois não sou nenhum pão-duro, muito pelo contrário.
Quem me conhece bem, sabe que sou um coração mole, mão aberta, pois adoro presentear, porem pessoas que são chegadas e que merecem meu afeto.
Tornar um ato espontâneo e bonito, uma obrigação, é subverter a ordem e o valor do próprio ato.
Mas na prática, para não nos tornarmos “diferentes”, somos forçados a conviver com essa “forçação de barra”.
É difícil e impopular não ceder a esses maus costumes, e resignados, só nos resta torcer para que nossos sacos não explodam.

José Roberto- 01/12/11

5 comentários:

  1. Bom dia.

    Um salmo, sem motivo especifico por ter deixado no seu blogger, mas especifico para que leia as Escrituras de Deus, pois ela sempre fala ao nosso ser.



    SALMO 30
    1 EXALTAR-TE-EI, ó SENHOR, porque tu me exaltaste; e não fizeste com que meus inimigos se alegrassem sobre mim.
    2 SENHOR meu Deus, clamei a ti, e tu me saraste.
    3 SENHOR, fizeste subir a minha alma da sepultura; conservaste-me a vida para que não descesse ao abismo.
    4 Cantai ao SENHOR, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade.
    5 Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
    6 Eu dizia na minha prosperidade: Não vacilarei jamais.
    7 Tu, SENHOR, pelo teu favor fizeste forte a minha montanha; tu encobriste o teu rosto, e fiquei perturbado.
    8 A ti, SENHOR, clamei, e ao SENHOR supliquei.
    9 Que proveito há no meu sangue, quando desço à cova? Porventura te louvará o pó? Anunciará ele a tua verdade?
    10 Ouve, SENHOR, e tem piedade de mim, SENHOR; sê o meu auxílio.
    11 Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria,
    12 Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. SENHOR, meu Deus, eu te louvarei para sempre.


    Abraços
    Jesus Cristo te Ama!

    ResponderExcluir

  2. Amem e aleluia.
    Depois de ler o salmo do comentario acima, ja estou convertido, me sinto outro homem.
    Deixe de ser pão duro e assine os benditos livros dos porteiros, pois eles contam com essa grana extra para suas raras extravaganças.
    Pedro Paulo

    ResponderExcluir
  3. Tenho que concordar com seu texto, pois também fico incomodada com essa história de ter que contribuir compulsóriamente com todos que nos prestam serviços, mas que já são remunerados para tal.
    É mesmo um tipo de intimidação, pois quem não aderir fica mau visto, com a pecha de pão duro.
    Antonia

    ResponderExcluir
  4. Dizem que a cultura é a alma do povo. No caso do livro de ouro, a cultura impregnada na nossa sociedade é totalmente deturpada, principalmente quanto aos servidores de condomínios. A caixinha, obrigado! É uma verdadeira instituição. No meu prédio identificamos que o zelador pegava 30% da caixinha arrecadada para ele, dividindo o restante com os demais funcionários. Com se não bastasse isto, os zeladores recebem das imobiliárias comissões referentes aos apartamentos vendidos, sem nem mesmo fazerem esforços para a venda dos mesmos. Por isso a profissão de zelador, em São Paulo, é intensamente procurada. Portanto, não tem jeito, temos de colocar no orçamento doméstico as diversas caixinhas, que somos “obrigados culturalmente” de dar.Que dezembro passe rapidamente e chegue logo 2012.

    ResponderExcluir
  5. Dizem que a cultura é a alma do povo. No caso do livro de ouro, a cultura impregnada na nossa sociedade é totalmente deturpada, principalmente quanto aos servidores de condomínios. A caixinha, obrigado! É uma verdadeira instituição. No meu prédio identificamos que o zelador pegava 30% da caixinha arrecadada para ele, dividindo o restante com os demais funcionários. Com se não bastasse isto, os zeladores recebem das imobiliárias comissões referentes aos apartamentos vendidos, sem nem mesmo fazerem esforços para a venda dos mesmos. Por isso a profissão de zelador, em São Paulo, é intensamente procurada. Portanto, não tem jeito, temos de colocar no orçamento doméstico as diversas caixinhas, que somos “obrigados culturalmente” de dar.Que dezembro passe rapidamente e chegue logo 2012.

    Vanderlei

    ResponderExcluir