quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

E LA SE VAI MAIS UM ANO!

E LA SE VAI MAIS UM ANO!

Mais um ano que passou feito um foguete, segundo os comentários correntes.
É exatamente essa a sensação que temos a cada ano que termina.
Aquela estranha sensação de que as horas encurtaram e que o relógio do tempo girou mais rápido.
Chega o momento de cada um fazer o exame de consciência, de colocar em dia a contabilidade pessoal, fechando o balanço de lucros e perdas, tanto físicos como da alma.
Numa espécie de filme em câmara lenta, surgem em nossas mentes, as oportunidades perdidas, atitudes impensadas que magoaram pessoas queridas, beijos e abraços indevidamente contidos, desculpas não proferidas por orgulho ou mesquinhez, reatamentos tardios, muito mais falhas que realizações positivas.
Esse é o sentimento dominante em minha mente, dentro de uma perspectiva de que o passivo dos erros tem um peso bem maior que o ativo das boas ações e dos acertos.
Quase todos os anos termino com a contabilidade no vermelho.
Da mesma forma, todo final de ano faço intimamente um monte de promessas, sabendo de antemão que provavelmente não irei cumpri-las.
Não que tenha abdicado dos sonhos, porem já não tenho o ânimo da juventude turbinado com adrenalina fervente correndo nas veias.
O amadurecimento nos torna lentos, cautelosos, reflexivos, porem sem a menor garantia de que essa pretensa experiência ou sabedoria, nos leve a optar pelo caminho certo.
São essas incongruências que nos deixam abismados. Se falhamos na juventude pela impetuosidade, na maturidade deixamos muitas vezes “o bonde passar” , sem ao menos tentar agarrar nos estribos, e quando nos damos conta ele já dobrou a esquina, sumindo de nossas vistas.
Apesar de todos os tropeços, o importante e ir levando, mesmo aos trancos e barrancos, levantando, sacudindo a poeira e tentando dar a volta por cima.
A vida é um jogo de erro e acertos, onde os mais hábeis e afortunados conseguem atravessar as diversas fases com menor desgaste, mantendo nos lábios o gosto suave do mel.
As intenções para o ano novo já estão formuladas, dentro da firmeza momentânea de pelo menos algumas serão levadas a cabo, enquanto outras cairão no esquecimento, ou relegadas ao eterno amanhã.
Ao brindarmos o ano que inicia, anunciado com o espocar contundente dos fogos e a magia das cores pintando o azul cinzento da madrugada, sempre surge em minha mente a imagem de um grande bolo, repleto de velas.
A cada ano que passa, no bolo de nossas vidas uma vela é apagada, misturando as sensações de alegria, pela travessia que acabamos de concluir, com a tristeza, pelo fato de mais uma pequena chama se apagar, reduzindo luz e o calor que ilumina nossas almas.
A chama do tempo é inexorável.
Enquanto houver um mínimo lusco-fusco, temos que aproveitar.
A todos meus amigos, desejo de coração, um ano novo melhor, “com muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender”.
Muita paz e amor com suas famílias.

José Roberto- 29/12/11

6 comentários:

  1. Caro Zé
    Uma bela mensagem de final de ano, apesar do toque de pessimismo.
    As intenções de ano novo são imprescindíveis para tocarmos adiante, mesmo que como você frisou, boa parte seja deixada de lado.
    O importante é ter fé e perseverança, pois jamais devemos desistir de nossos sonhos.
    Um bom ano para você.
    Antonia

    ResponderExcluir
  2. Enceramos mais um ano de luta, e começaremos um novo cheios de boas intenções.
    Pena que somente as pessoas comuns tenham essa pretensão para o ano que se inicia, o contrario de nossos políticos que estão tramando novas mamatas.
    Esse e o nosso querido país.

    ResponderExcluir
  3. Mais um ano, mais uma etapa de nossas vidas.
    Com bons e maus momentos, atravessos 2011, esperando que no proximo, tenhamos mais vitórias que derrotas.
    Um ótimo ano novo paraa todos.
    Pedro Paulo

    ResponderExcluir
  4. Belíssima crônica, como sempre, embora com pitadas de amargor mas, apesar dos reveses, nosso barco continua à tona. Que o ano que se avizinha transcorra tão bem quanto este que se encerra.
    Feliz 2012.
    Visentin

    ResponderExcluir
  5. Praticamente estamos encerrando o ano. O importante é que ainda estamos vivos, mesmo com todos os contratempos que tivemos. Aproveito para desejar a todos um ano novo com saúde,paz, fraternidade,fé e muito amor. E para reflexão deixo a música "Here´s to life" com Shirley Horn, que poderá ser curtida no site: http://www.vagalume.com.br/shirley-horn/heres-to-life.html

    Feliz Ano Novo para todos!

    Vanderlei

    ResponderExcluir
  6. Uma bela e tocante mensagem de ano novo.
    Embora um pouco triste,retrata e esperança de uma alma aflita, mas replete de boas intenções.
    Parabens pelo texto, que o ano novo traga a paz desejada.
    Mirian

    ResponderExcluir