sexta-feira, 1 de março de 2024

IMPOSSÍVEL MELHORAR

 

IMPOSSÍVEL MELHORAR

 

Raposas são nossos velhos políticos, que fingem, ameaçam, jogam para a plateia e não mexem uma palha para melhorar nosso Sistema Eleitoral.

Quando mexem, pressionados por parlamentares ainda não contaminados com o vírus da corrupção, ou por algum movimento popular, criam inovações que até poderiam ser úteis, porem, deixam abertas porteiras, para que os partidos driblem as premissas, ficando tudo na mesma ou até pior.

É o caso da Cláusula de Barreira ou de desempenho, exigindo que um partido, para participar do rateio do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário anual, obtenha um percentual mínimo de votos, atualmente 2%(dois por cento), caso contrário teria que se virar por conta própria, com recursos de seus afiliados, o que determinaria fatalmente o fim dos partidos nanicos,  partidecos de aluguel, criados para sustento e gozo de seus dirigentes.

Contudo, as velhas raposas já viciadas em se locupletarem com verbas públicas, para contornar o “problema do fatídico 2%”, criaram dispositivos permitindo que os pequenos partidos se juntem ou se enrabichem com partidos fortes , formando Federações, cujos votos somados atingem o índice  preestabelecido.

Caso não houvesse essa maracutaia, na última eleição, 14(QUATORZE) dos 37(TRINTA E SETE) partidos ficariam ser verbas, tendendo obviamente a desaparecer, pois 5(CINCO) deles nem mesmo conseguiram eleger um representante para o Congresso. Todavia, todos eles, mesmo os zerados de eleitos, continuam participando do butim das verbas públicas.

Daí a razão de existirem tantos partidos políticos no país e  um montão na fila de espera. A mamata é muito boa.

Porem, contudo, todavia e o caralho a quatro, a maior aberração de nosso Sistema Eleitoral, é o fato de na última eleição, dos 513 deputados federais eleitos, APENAS 27 CONSEGUIRAM SE ELEGER DIRETAMENTE, atingindo o coeficiente eleitoral de seu estado. Os demais, conseguiram mandatos a reboque, graças aos puxadores de votos dos partidos ou  das federações, a ponto de num estado como São Paulo, com milhões de eleitores, um candidato que teve 100 mil votos, perder o lugar para um borra botas que não teve nem um centésimo de sua votação.

É a maior sacanagem e injustiça, bem a gosto dos donos dos partidos.

Portanto, é um grande erro quando afirmamos, que os parlamentares são nossos representantes, pois elegemos apenas 27, os restantes 486 vieram a reboque, eleitos pelos partidos e no geral, cagam para os nossos interesses.

Diante dessa situação bestial, alguém em sã consciência acha que dá para melhorar?

Fora Mula!

 

José Roberto- 01/03/24

 

Um comentário:

  1. O nosso congresso nada mais é que "uma sociedade entre amigos". A partir do momento que você consegue entrar neste seleto grupo só saí se quiser, pois tudo se ajeita nesta sociedade que mais parece uma confraria. Fazem as leis para eles mesmos e se perpetuam no poder o quanto quiserem. Eles são os principais afortunados do dinheiro, digo, dos impostos arrecadados, e o povo é apenas o acessório para se arrecadar mais para eles. Assim não dá para melhorar nada! E muito menos o Brasil como um todo.

    ResponderExcluir