sexta-feira, 26 de junho de 2020

QUARENTENA- DIA 101- TÍTULOS X TÍTULOS




QUARENTENA- DIA 101- TÍTULOS X TÍTULOS

Diversificando minha ladainha, ou tentando sair do sambinha de uma nota só(política, corrupção, judiciário), que no caso são três ou quatro, vou abordar outro assunto que me causa espécie, dada a ressonância e aparente magnitude dos títulos que diretores de empresa se atribuem, bem como de outros espertalhões, que decoram um mantra qualquer e saem pregando suas xaropadas para incautos, que pagam caro para ouvi-las.
Brasileiro com alguma instrução, adora “enfeitar a merda”, adotando sempre que possível expressões ou denominações da língua inglesa, para demonstrar sua importância.
Esse mania já vem de longe, pois a primeira vez que pediram para deixar um processo em F.U(Follow up), tive que pesquisar para saber que o metido esta dizendo.
Atualmente, essa mania subalterna de desprezar nossa língua para adotar anglicismos virou moda, principalmente em alguns ramos de negócio(propaganda, markeging, grandes empresas...) onde o cara para demonstrar que é o “picão”, adota logo um codinome inglês.
Lendo hoje pela manhã anúncio no O Globo, de algumas palestras focando “estratégias para o seu negócio vencer a crise”, me deparei com qualificações dos convidados que para ser franco, não conhecia, tive que recorrer ao Google.
Vou enumerar e destrinchar, embora acredite que a maioria dos meus minguados leitores conheçam essa terminologia moderníssima e sonora, pois eu é que estou defasado.
Qualificação dos palestrantes:
-CEO de consultoria financeira(Chief Executive Officer); esse titulo já conhecia. Muito mais natural usar o português: Presidente
-CMO de ebusiness(Chief Marketing Officer)-  de quebra tem o eBusiness, fodão que significa Diretor de Propaganda na Internet;
-Embaixadora Endeavor- Essa palestrante alem de diretora, investidora, era ainda Embaixadora Endeavor- passei batido. Será embaixadora de algum país recém criado, ou de alguma nave espacial americana?
-Chief Creative Officer- Esse não pecou por modéstia, tascando logo o titulo completo em inglês- deve ser o Diretor Geral de Criação de agência de publicidade.
-Consultora de InnoScience- Essa também e fodona. Pesquisei e o pomposo titulo é algum ramo moderno de empulhação, que significa Consultora de Inovação.
Paro por aqui, demonstrando que realmente estou por fora da nova onda, dos modismos atuais.
 A moçada autodenominada “Yuppie” aqui do Brasil, para demonstrar que são os maiorais, adoram esses anglicismos.
Gente fina, moderna e narcisista é outra coisa.

José Roberto- 25/06/20

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