sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A OPINIÃO DO ZÉ- SETE ANOS

A OPINIÃO DO ZÉ- SETE ANOS

Hoje não vai ter festa lá no meu apê.
Mas vou abrir a derradeira garrafa do vinho proibido, “Monte dos Cabaços” e degustá-la lentamente, com alguns queijos que ontem comprei no Prezunic.
Um excesso extemporâneo, para comemorar os sete anos do meu blog.
Desde o meu primeiro texto em 18 de outubro de 2006 , já se foram mais de 1.500, sobre assuntos variados e inverossímeis, alguns bastante íntimos e pessoais, despejando através das palavras, o jeito Zé de encarar o cotidiano e rememorar o passado.
Comecei incentivado por minha mulher e filhos, dando vazão a raiva contra a United Airlines, tentando converter as minhas acumuladas em passagens para os esteites.
De início,  uma meia dúzia de leitores, família e amigos do tênis.
Aos poucos, com os repasses, surgiram novos leitores, conhecidos, ou conhecidos de conhecidos.
Ao contrário do que se encontra na Internet, meu blog é extremamente pobre, sem atrativos alem do texto, que pode ou não cair no gosto no paciente leitor.
Até o final de 2011 escrevi através do provedor Terra, que por estranhas e secretas razões, após vários textos depreciativos sobre a conduta do “bode velho marimbondo de fogo” Sarney e seu clã, retirou meu blog e email do ar, sob a alegação que atenderam meu pedido.
Inconformado, tentei reverter a situação, sem sucesso.
O Terra me concederia espaço para outro blog e outro email, mas negou-me o acesso e manutenção daqueles que utilizava.
Com orientação de meu filho, migrei para o Blogspot, com um início meio lento, para adaptação dos amigos leitores, revelando porem um maior alcance, pois comecei a ser lido no exterior.
Iniciei com meia dúzia, passei para cem e hoje entre mil e duas mil pessoas lêem diariamente meus textos.
Tenho leitores fieis e diários, por ordem de grandeza, alem do Brasil, nos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Rússia, Ucrânia, Canadá, Bolívia, Portugal, Canadá, Israel e China.
Eventualmente, curiosos de outros 22 países acessam meu blog, provavelmente brasileiros saudosos, curiosos e bons de Internet, que procuram noticias sobre o Brasil distante.
Encaro a tarefa de escrever o texto diário, sempre que estou no escritório, como uma obrigação, um exercício para a mente e para o cérebro, tentando manter os neurônios ativos.
A absoluta maioria dos textos surgem de improviso, quando bem cedo, sentado no trono, local onde todo brasileiro transpira e faz força, leio o jornal diário ou uma revista, companheiros inseparáveis para uma boa “obra” e um final feliz.
Escolhido o assunto, me concedo o tempo máximo de uma hora, para elocubrar minhas considerações, tratando os assuntos políticos e econômicos sempre de forma escrachada, buscando fugir da mesmice, pois os jornais já tratam esses assuntos de forma sóbria.
Apesar de escrever para mim mesmo, dando vazão ao sentimento de inconformidade que me atormenta, convivendo e sendo espoliado por políticos corruptos, acredito, que minha voz é a mesma de milhares de brasileiros honestos que sentem esses mesmos constrangimentos, mas que preferem ficar calados, por falta de tempo, acomodação ou preguiça.
Portanto impossível não sentir aquela satisfação interna, ao perceber que amigos e estranhos perdem seu precioso tempo lendo as besteiras que escrevo.
Sensação agradável ao encontrar com um vizinho passeando com seu cão, que passando e escutando minha conversa com uma amiga fiel leitora, para e pergunta: “Você é o Zé? Pô cara,  sou leitor do seu blog”.
A Internet é um mundo maravilhoso, permitindo que curiosos esbarrem nos meus textos, que cheguem a locais distantes, fazendo muitos amigos virtuais e uns poucos desafetos.
Finalizando, envio um forte abraço a todos os meus leitores, pedindo desculpas pelos eventuais escorregões gramaticais, pelos palavrões, imprescindíveis num desabafo sincero e pela paciência de ler os meus textos, exagerados, ridículos, singelos, piegas, mas que brotam do coração.

José Roberto- 18/10/13
   



9 comentários:

  1. Querido Zé
    Com um grande amigo virtual, pois apesar de não conhecê-lo pessoalmente sou leitor incondicional de suas crônicas, amargas ou divertidas, e que fazem parte do meu dia a dia.
    Você expressa muito bem o sentimento do brasileiro razoavelmente esclarecido, que não se conforma com a situação do nosso sofrido e espoliado pais, que infelizmente, só tende a piorar.
    Continue sempre, firme e forte, para nosso deleite.
    Um forte abraço do amigo
    Pedro Paulo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Gima pelo aniversário do blog que muito me atrai não só por nos conhecer a mais de 40 anos (caramba - bons tempos aqueles da CESP/Eletrobrás) como por interpretar com bastante fidelidade nossa angustia com o destino do Brasil. Um grande abraço do amigo
    Vladimir

    ResponderExcluir

  3. Você já me fez rir, chorar e ter muita raiva de nossos políticos.
    Gosto muito de suas crônicas, sou e continuo uma leitora fiel.
    Parabens e abraços.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Zé,
    Graças ao aniversário do nosso amigo Baiardi, tive a oportunidade de tomar conhecimento do seu blog e passar a ter acesso. Hoje, faz parte dos meus desejos diários, Chego no escritório já acesso para que seja a primeira leitura. É muito interessante, tanto quanto a forma, como pelo conteudo. Parabéns e votos de que sua história de sucesso continue sempre. Abraço,
    Heleno Ventura.

    ResponderExcluir

  5. Mesmo sem rapapés, enfeites, seu blog é ótimo.
    Sou leitora fiel.
    Continue nos brindando com suas crônicas maravilhosas.
    Maria

    ResponderExcluir
  6. Não preciso nem falar da minha fidelidade na leitura de suas crônicas, que você bem sabe.
    Parabéns!
    Luizinho

    ResponderExcluir
  7. Graças a forma descontraída que você escreve é que conseguiu um grande número de leitores. Parabéns pelos 7 anos de blog e de excelentes textos.

    Vanderlei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gimael,orgulhoso pela inteligencia dos seus textos,abraço grande Sergio Pereira

      Excluir
  8. Querido José Roberto,

    Eu fico feliz em poder ser leitora do seu Blog aqui na Alemanha. Além de gostar dos seus textos me faz sentir perto do Brasil e das pessoas que amo. Parabéns! Alice Stärk

    ResponderExcluir