terça-feira, 22 de setembro de 2020

QUARENTENA- DIA 189- APRENDENDO A ENCONTRAR O CAMINHO

QUARENTENA- DIA 189- APRENDENDO A ENCONTRAR O CAMINHO

 

Escrevi esse texto há onze anos  sob forte emoção e pretendia republicá-lo exatamente no dia 13 de março, mas deixei passar.

Esse mesmo sentimento toma conta do meu peito nesse exato momento, em que faço a nova postagem,  pois não é mais possível acessá-lo através do Blog Terra, opiniaodoze.

O que mais lamento, é não poder recuperar os comentários ternos, sinceros e tão comoventes, postados por diversos amigos e pessoas que conheceram Maria Silvia desde pequena e tiveram oportunidade de acompanhar sua árdua labuta, que jamais   termina.

Nossa filhota, de cabeça erguida, com um sorriso nos lábios, segue resoluta em frente.

Replico o texto hoje, 22 de setembro, dia de seu aniversário, como uma singela homenagem de seu velho pai e companheiro.

 

 

 

APRENDENDO A ENCONTRAR O CAMINHO

 

Aguardando com ansiedade declaração postada na segunda-feira, pelo Instituto do Genoma Humano, da USP, dando detalhes sobre a complicada doença da minha filha, exigência absurda da Receita Federal para reconhecê-la como minha dependente, ignorando atestados e históricos de médicos particulares, inclusive da MDA americana, eis que o porteiro informa sob a chegada de uma correspondência registrada.

Ao receber o pequeno embrulho endereçado a Silvia Ferraz, meio decepcionado, pois o prazo da intimação concedido pela famigerada Receita estava expirando, pensei tratar-se de mais um livro, dentre os muitos comprados por minha primogênita, via Internet.

Poucos minutos depois, pilotando com habitual destreza sua “potente máquina” e com um doce sorriso estampado no rosto, surge nossa filhota, resplandecente, feliz e orgulhosa, nos acenando com o pequeno livro que acabara de chegar.

Seu livro de poesias, com atraso, finalmente havia sido publicado.

Estávamos eu e Regina na sala, conversando e vendo TV, quando momentaneamente ficamos sem palavras, tomados por uma sensação intensa e indescritível, de amor, orgulho e felicidade, por essa grande conquista de nossa querida filha.

Conquista de uma doce e guerreira criatura, que apesar de suas limitações físicas, sem qualquer auxílio de nossa parte, sem nosso conhecimento, através de sua tenacidade e perseverança, superou todos os obstáculos, mantendo  contatos com diversas pequenas editoras, até conseguir seu tão almejado intento.

Fomos pegos de surpresa, uma grata e edificante surpresa, tão rara nos dias atuais, surpresa especial partindo dessa criaturinha tão amada.

Sabíamos que nossa filha gostava de escrever poesias, tendo inclusive oportunidade de ler uma e outra.

Quanto ao livro, foi mesmo uma doce e comovente surpresa.

Ainda não li, mas sei que “Aprendendo a Encontrar o Caminho” retrata os anseios, os sonhos e a dura realidade de um pequeno-grande coração, que pelos inescrutáveis desígnios do Criador, foi trazida ao nosso mundo como uma “pessoa especial”.

Quem conhece Maria Silvia, sabe que ela é mesmo especial.

Deus sabe o que faz.

Compensou músculos fracos com uma mente sagaz, aliada a uma alma alegre, generosa  e otimista, onde rancor e inveja não encontram espaço, desfrutando a vida e tirando o melhor dela, do seu jeitinho, respeitando e aceitando suas limitações.

Ficamos tão emocionados que foi difícil conter as lágrimas.

Ao longo dos anos temos acompanhado e partilhado o difícil caminho trilhado por nossa filha. Uma luta sem tréguas.

A vida é uma eterna caminhada, uma busca sem fim dos nossos sonhos que só termina ao apagar da chama.

Encontrar caminhos mais propícios, com menos tropeços e espinhos, é uma tarefa difícil, somente alcançada por poucos.

Foi um momento especial, de graça plena, porem, independente de tudo, sempre tivemos a mais absoluta certeza, que nossa querida filha, pelos próprios méritos,  “aprendeu a encontrar seu caminho”.

 

José Roberto- 17/03/11

 

 

 

E.T- Pretendo organizar o lançamento e noite de autógrafos, com toda pompa e circunstância, do livro de poesias “APRENDENDO A ENCONTRAR O CAMINHO”, justa homenagem aos esforços da minha querida Lalá.

Comunicarei a data com a devida antecedência, para evitar desculpas esfarrapadas.

Amigos, parentes e leitores do blog, estão intimados a comparecer a esse “grande” evento.

NOTA- O EVENTO FOI REALIZADO COM SUCESSO, POIS MUITOS AMIGOS E CONHECIDOS COMPARECEREM PARA ABRACAR NOSSA QUERIDA MARIA SILVIA.

 

 

JOSÉ ROBERTO- 22/09/20

 

 

 

 

 


 

Um comentário: