sexta-feira, 7 de agosto de 2020

QUARENTENA- DIA 143- TONICO, MEU PAI


QUARENTENA- DIA 143- TONICO, MEU PAI

NOTA: ESTE É UM DOS MEUS TEXTOS FAVORITOS, SINGELO E SIMPLES.
ESCRITO HÁ 13 ANOS, RECUPERADO DO BLOG TERRA OPINIAODOZE.
DÁ UMA LEVE IDEIA DO HOMEM MARAVILHOSO QUE FOI MEU PAI.
DIFÍCIL EXPRESSAR EM PALAVRAS SUA BONDADE, RETIDÃO DE CARÁTER, HONESTIDADE E AMOR TRANSBORDANTE PARA COM SUA FAMÍLIA.
TONICO FOI UM HOMEM IMPAR, IMPOSSÍVEL DE SER IMITADO.
REPLICANDO O TEXTO, QUERO HOMENAGEAR TODOS MEUS AMIGOS, QUE SÃO FILHOS E PAIS, OU APENAS FILHOS.

JOSÉ ROBERTO- 07/08/20





TÔNICO, MEU PAI

Já se vão mais de vinte anos desde que meu pai se foi.
A cada dia que passa e a medida que envelheço, aumenta a saudade de sua presença simples e marcante.
Meu pai foi um homem bom. Bom no verdadeiro e pleno significado da palavra.
É uma tendência natural que as pessoas falem de forma respeitosa de seus parentes depois que morrem, mas meu velho não se encaixa nessas generalidades.
Foi uma pessoa impar, deixando com sua bondade uma marca indelével em todos que o conheceram, principalmente nos filhos, noras e netos.
Para contar a história de meu pai seriam necessárias inúmeras páginas, que um dia ainda pretendo escrevê-las.
Sua extrema honestidade e retidão de caráter impediram que tivesse sucesso nos negócios. Seus conceitos de vida não admitiam desvios e beiravam a total ingenuidade, incompatível com uma sociedade selvagem e um país que caminhava em busca do desenvolvimento e modernização.
Casou-se apaixonado por minha mãe aos dezoito anos e jamais olhou com olhos de malícia para qualquer outra mulher. Viveu e morreu apaixonado.
Não me recordo de ter presenciado ou ouvido uma troca de palavras mais ácidas entre os dois.
Foi um raro caso de amor, entendimento, respeito e convivência harmoniosa.
As decisões e ordem na casa sempre ficaram por conta de minha mãe. Papai jamais deu uma palmada em qualquer dos filhos, limitando-se e repreendê-los  suavemente, mesmo por ocasião das piores “artes”. Os puxões de orelhas e tabefes ficavam por conta de mamãe.
Outro comportamento admirável que recordo, é o fato de papai jamais ter reclamado da comida preparada por minha mãe. Mesmo em algumas ocasiões em que o “rango” deixava a desejar. De meu pai era só exaltação a seus dotes culinários .
Mais velho e com os filhos já casados, era adorado pelas noras, pois de sua boca jamais ouviram palavras de reprovação, apenas elogios.
Por uma triste ironia do destino, antes de sua passagem, ficou acamado por longos anos, parecendo a todos uma tremenda injustiça divina.
Mas não foi bem assim.
Se aqui na terra sua permanência não foi muito notada, a não ser pelos que lhe eram próximos, no céu a coisa foi bem diferente.
Enquanto estava adoentado, Deus preparava seu lugar especial no paraíso.
“Mas que correria e essa, comentavam os anjos e querubins com uma pontada de ciúmes?
“São as obras ordenadas pelo Pai, para receber Tônico com toda pompa e circunstância, esclareciam os santos também já meio incomodados.”
“Sua chegada foi um acontecimento triunfal. Recepcionado por São Pedro ao som das trombetas dos arcanjos, foi conduzido a uma cadeira especial, ao lado direito do Criador”.
“Tônico finalmente, ocupava seu merecido lugar”
Tenho certeza, que lá de cima, com sua influência junto a cúpula celestial, está zelando por todos nós, filhos e parentes, aguardando-nos de braços abertos.
Eu, que de todos sou fisicamente o mais parecido com o velho(o vejo, todas as vezes que me olho no espelho, principalmente quando faço a barba), estou certo,  que mesmo apesar de minhas incontáveis falhas estou garantido.
Com tão grande “pistolão” meu lugarzinho já está reservado.

José Roberto- 10/08/07


Nenhum comentário:

Postar um comentário