quarta-feira, 15 de setembro de 2021

FALAR DEMAIS


 

FALAR DEMAIS

 

Texto escrito há 11 anos, reeditado talvez para me lembrar de tomar um pouco mais de cuidado, principalmente quando escrevo sobre meus “ídolos”, os ministros do STF.

 

 

Dentre muitos, esse é um dos meus pecados que deixa minha família em polvorosa.

Nasci com a boca grande e não consigo mantê-la fechada, principalmente depois que comecei a escrever o  Blog.

Esse vício deve ser alguma herança genética, pois é praga de família.

Tenho uma irmã mais velha(Lilida), que começou a falar aos oito meses e jamais parou. É daquelas que faz até mudo falar.

(Minha caçula Fernanda, também fala “pelos cotovelos” Minha neta Lelê, que não era nascida quando escrevi o texto, puxou a mãe. Talvez até fale um pouco mais)

Embora eu seja uma versão mais simplificada e com menos decibéis, em reuniões com amigos, jantares, fico sempre de ponta com minha mulher, que disfarçadamente, com gestos, cutucões ou sinais, tenta me conter, normalmente sem sucesso.

Quem fala demais, obviamente fala muita asneira.

Palavras que escapam antes que o cérebro tenha tempo de processá-las, gafes, constrangimentos, previsões intempestivas com contabilidade negativa de acertos.

Ainda bem que os amigos são generosos, relevam esses escorregões, atribuindo as recaídas e piora recente, aos primeiros sintomas da senilidade.

Outro dia, um velho amigo me perguntou se não tinha receio de sofrer retaliações ou processos, devido a “forma delicada” que trato políticos e autoridades nos meus textos.

Obviamente que tenho algum “cagaço”, pois que tem fiofó, tem medo.

Todavia, como já sofro marcação cerrada da Receita Federal, com a qual pelejo duas a três vezes por ano;  Desconfio que fui retaliado pelo clã do Marimbondo de Fogo Velhaco Sarney, que conseguiu fulminar meu Blog no Terra, no final de 2011, após três textos “elogiosos” que publiquei;  Já fui questionado por funcionário do Ministério da Educação, quando meti a boca no Enem; acredito, que dentro da minha insignificância, eventualmente sofro algum tipo de monitoramento.

Tomo alguns cuidados, pois basicamente tudo que escrevo sobre políticos o que já foi publicado em alguma revista ou jornal sério, apenas dou ao assunto, o tratamento esculachado do Zé, escrevendo aquilo que a maioria da população honesta e pagadora de impostos tem vontade de dizer.

Outro fator importante, é que na Internet, ainda temos uma liberdade maior para expressar nossos pensamentos, e dando algum chabú, sempre há um jeitinho de sair pela tangente.

Esclareço, que só não falo mal dos amigos, que para mim, jamais erram ou comentem enganos.

Quando comentem algumas “derrapadas”,  sempre as considero motivadas por terceiros mal intencionados, tal como costuma fazer o Batráquio apedeuta, que invariavelmente, joga a culpa de seus desmandos nos subordinados aloprados.

Meu Blog é uma forma direta de desopilar o fígado, o estomago e o intestino, evitando que eu gaste fortunas com Xantinon, Sonrisal,  Lactopurga, genéricos e similares, pois desses males me livro escrevendo, vertendo minha bílis e outros dejetos nos meus textos.

Mas..., falar demais, ter a língua grande, não deixa de ser um risco.

Espero não ter o destino dos peixes, que como dizem, morre pela boca.

Talvez, devido a idade, não consiga memorizar e seguir o sábio conselho de minha mulher, que se traduz no conhecido ditado: “falar é prata, saber ouvir é ouro”.

Como “burro velho não perde a barda”, vou continuar escrevendo, persistindo nos mesmos erros, talvez com alguns acertos.

Sei que os amigos continuarão sendo generosos, perdoando minhas costumeiras falhas, lapsos verbais e mentais.

(E ainda tenho a petulância de criticar Bolsonaro)

MULA É LADRÃO(tinha esquecido. alertado por D.Regina, corrigi a tempo)

 

José Roberto- 15/09/21

 

 

 

2 comentários:

  1. Pode continuar escrevendo, que pelo menos eu continuarei lendo e, de vez enquanto, continuarei comentando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Vandeco
      Exijo que você continue lendo, comentando e complementando meus textos.
      Abcs
      Gima

      Excluir