terça-feira, 12 de janeiro de 2021

A FORD BATEU PINO


 

A FORDE BATEU PINO

 

Até que demorou, mas a Ford não resistiu a feroz concorrência das coreanas que chegaram ao país botando para quebrar.

Alem dos preços mais atrativos, garantias mais extensas denotando a ótima qualidade de seus produtos, os designes modernos e arrojados encheram os olhos do brasileiros, que optaram pelas novidades sem consideração as marcas tradicionais.

O primeiro baque sentido pelas montadoras tradicionais que dominavam o mercado automotivo do país, foi com a chegada das japonesas Toyota, Honda, Mitsubishi e Suzuki, pois alem da excelência da qualidade ofereciam preços competitivos, dominando rapidamente o segmento de camionetas, utilitários e SUVs.

GM, Volkswagen, Fiat e Ford, tentaram durante longos anos resistir ao avanço das japonesas, conseguindo até alguns bons resultados no segmento de carros de passeio, mas perdendo feio no de utilitários.

Com a chegada definitiva da Kia e Hyundai o setor começou a sofrer grande transformação, pois a novidades atrativas, bonitas, modernas e funcionais, com preços bastante convidativos, encheu os olhos dos consumidores brasileiros, aderindo a nova onda.

Dentre as grandes e tradicionais montadoras que dominavam o setor no país, a que teve maiores dificuldades em se adaptar aos novos tempos, sem dúvida foi a Ford, que vinha perdendo fatias do mercado há mais de vinte anos.

Mesmo com a pandemia que limitou a produção e ainda mais as vendas,  a chegada da nova coqueluche, a chinesa Chery, aliada a uma propaganda maciça, bons preços, boa qualidade e designe moderno de seus veículos, foi um destaque em vendas, apesar das dificuldades e restrições nesse período em que o país ficou a meia bomba, devido a Covid.

A Ford não aguentou o tranco e abriu o bico, seus motores bateram pino ensejando o fechamento de suas linhas de montagem no Brasil.

Podem tentar arranjar a desculpa que quiserem, mas a verdade é uma só, não aguentou a força da concorrência, pois não teve a capacidade de suas coirmãs de se adaptar ao anseio dos consumidores brasileiros, faltando-lhe iniciativa e capital.

Uma má noticia ao cenário econômico do país, que apesar de todas as dificuldades atuais, exacerbadas pela incompetência de governadores e prefeitos, ensaia a duras penas o início de uma tímida recuperação.

O fim de ciclo da Ford no Brasil, deixará saudades, principalmente nos mais velhos, que saudosos, lembram dos potentes carros e caminhões que singravam por nossas empoeiradas estradas(F-600, o primeiro caminhão fabricado no pais, F-100, F-600, F-1000, Galaxy, Corcel...).

 

José Roberto- 12/01/21

NOTA- Texto sobre um assunto que pouco entendo, mas escrito com sentimentos e memórias de quem viveu um período de um Brasil bem melhor.

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