quinta-feira, 7 de maio de 2015

O CHAVECO DAS PALESTRAS

O CHAVECO DAS PALESTRAS

Gostaria de fazer uma pesquisa entre meus minguados leitores com mais de cinqüenta anos, sobre o proveito real e sincero, que obtiveram com as muitas palestras que foram convidados, ou forçados a participar, em decorrência do trabalho e atividades profissionais.
Toco nesse assunto atualmente em destaque, não para abordar as palestras fajutas, imorais e telepáticas de membros do PT, pura pilantragem, mas para tentar tratar do tema com alguma seriedade.
É comum, tanto em paises bagunçados como o nosso, como nos de primeira linha, que ex-presidentes e estadistas aposentados, percorram o mundo proferindo palestras.
Palestras sobre todos os assuntos, experiências profissionais, relações internacionais, ecologia, previsões futurísticas, generalidades. Abordam superficialmente uma gama de assuntos, citando dados estatísticos altamente questionáveis, mas que ninguém tem interesse de contestar.
São palestras agradáveis, bons bate-papos em locais luxuosos e regabofes de primeira.
Li, que ex-Presidente Bil Clinton, cobra em média 500 mil dólares por uma palestra. Chegou a cobrar 700 mil por algumas palestras na África, talvez com um adicional de periculosidade.
Sabemos que Bill é charmoso, bom de lábia, alegre, ótimo contador de histórias e piadas, alem de adorar um charuto, principalmente após introduzi-lo nas partes pudentas de alguma secretária.
Mas é muita grana por duas ou três horas de um bom papo furado.
No geral é puro lobby, pois esses figurões, mesmo aposentados, sempre tem alguma influência nos governos, sem esquecer que essa é uma “boca quente”, pois o presidente de hoje será o palestrante do amanhã!
Aberração é pagar 200 mil dólares para escutar os arrotos do nosso ex-melhor Presidente durante uma hora, ouvir agressões pesadíssimas a língua pátria e escutar velhas e manjadas piadas.
Se bem que no caso do nosso ex-Mula, os 200 mil retornam multiplicados por milhões, pois o cachaceiro continua mandando e desmando no governo.
Palestra que realmente tem significado, é aquela proferida por um especialista da área, que domina integralmente o assunto abordado.
Caso de um médico ou pesquisador, que relata experiências sobre um novo remédio ou tratamento:
Do ecologista, que relata seriamente o efeito da atuação intempestiva do homem nos recursos naturais;
De um especialista em planejamento energético que aborda com objetividade, as necessidades e riscos do setor,
Enfim, palestra realmente aproveitável é aquela proferida por quem realmente entende do assunto e continua militando na área, mantendo-se atualizado.
As demais, alem do lobby, como as citadas anteriormente, são deletérias, para entretenimento e tentativas de motivação.
É o caso das palestras proferidas pelo técnico de vôlei Bernardinho, que não fala muito bem, mas é engraçado.
Gosto das palestras de Amyr Klink, pois amo tudo que se refere ao mar, porém são histórias e pura distração.
Esses dois não chegam a faturar tanto, mas conseguem se virar com algumas “quireras”.
Não tolero e nunca participei de palestra de “auto-ajuda”, pois se fossem úteis deveriam ser gratuitas. No caso, serve como auto-ajuda para o palestrante, que mesmo sem convencer, sai com uma graninha no bolso.
Devemos manter nossas mentes abertas, pois vamos vivendo e aprendendo, mas sempre com a devida cautela, separando o trigo do joio.

José Roberto- 07/05/15




  

Um comentário:

  1. O ex-melhor presidente Lula, especialista em palestras, se vangloria de dar palestras pelo mundo todo, para explicar o “êxito econômico e social do seu governo e opinar sobre temas regionais e globais”. As palestras devem ser tão boas que ele mostra ao mundo os inúmeros contratos e acordos comerciais, que o Brasil assinou com diversos países de todos os continentes no seu governo, nos últimos 12 anos.
    Graças a essas palestras, viagens e contatos, geralmente documentados com fotos dos aviões da Odebrecht, o comércio exterior brasileiro cresceu a ponto de espalhar pelo mundo os serviços e produtos “Made In Brazil”, tanto é que a Argentina, com muita inveja, vem firmando contratos diretamente com a China, agora até na área automobilista, deixando o Mercosul a ver navios. As palestras do Lula são um verdadeiro sucesso tanto para o PT, quanto para o Brasil, afinal o Brasil vai “de vento em popa”, sem nenhum rumo definido.

    ResponderExcluir