quarta-feira, 20 de maio de 2015

CONFISSÕES DE UM SEPTUAGENÁRIO

CONFISSÕES DE UM SEPTUAGENÁRIO

Ainda ontem eu tinha vinte anos.
Encarava o mundo e seus desafios de peito aberto, sem medo, com a força típica dos jovens de uma época dourada, que acreditava num país do futuro.
Nessa longa jornada trilhei muitos caminhos, alguns escolhidos com prudência, conduzindo aos destinos esperados e portos seguros, outros, afoitamente, atalhos ilusórios que causaram muitas quedas e danos, superados a duras penas, mesmo deixando em seu rastro cicatrizes e o gosto amargo dos dissabores.
Tirei a sorte grande ao escolher minha companheira, a caiçara morena e formosa que vi pela primeira vez em Rio Claro e que um empurrão do destino me fez reencontrá-la em Itanhaém.
Juntos, perseguimos e conquistamos boa parte de nossos sonhos comuns, constituímos nossa família, três filhos maravilhosos que já frutificaram, nos brindando com uma linda e graciosa netinha.
O tempo passou rápido demais, pois as vezes tenho dificuldade de acreditar que já tenha chegado aos setenta anos.
Olhando para trás, muito para trás, lembro de minha angústia e pressa em completar 10 anos, para tirar uma carteira de identidade que permitisse minha entrada nos filmes proibidos até essa faixa etária,
Para os jovens de hoje, difícil entender que nos velhos tempos, os porteiros dos cinemas eram rígidos, exigindo comprovação de idade para assistir filmes tão inocentes. O rigor era ainda maior nos filmes proibidos até 14 anos, nos até 18, nem se fala.
A ansiedade maior era atingir os 18, idade que nos mudava de patamar, rompendo os grilhões da juventude , nos incorporando ao mundo adulto, com todas suas inerentes responsabilidades.
Recordando com saudade essas preocupações juvenis, tenho a sensação que  essas etapas passaram rápidas demais. O tempo fluiu numa velocidade incontrolável, imperceptível para quem julgava dispor de amplos créditos no calendário da vida.
Hoje, septuagenário, olhando calmamente o longo caminho percorrido, puxo na memória ainda razoável, os maiores desafios que enfrentei, a dificuldade em me adaptar a prodigiosa evolução da ciência e da tecnologia, pois minha geração viveu uma época peculiar, dos grandes avanços, do imenso salto para o futuro.
Lembro com muita saudade dos pais que já se foram e nos acompanham lá do alto, junto com amigos inesquecíveis que também partiram prematuramente e que tanta falta me faz.
Na idade provecta que atingi, lembranças são parte importante e devem ser revividas com amor e carinho, porem sem jamais abdicar do dia a dia, de desfrutar  a alegria de viver, de continuar sonhando com o futuro, mesmo que ele não esteja tão distante.
Sigo, com o vigor limitado de um setentão, mas com a mente que acredita não ter chegado aos cinqüenta, os caminhos traçados pelo destino, com a supervisão de Deus, amparado pelo anjo da guarda e por Tonico e Hercília que continuam velando pelo filho.
No balanço geral da minha vida até a presente data, devidamente auditada por minha velha e calejada consciência, publicado em tempo hábil, considero que gestão dos ativos, mesmo sem resultados excepcionais, supera os desvios que geraram um passivo tolerável.
Espero de coração, que minha família e meus queridos amigos, continuem investindo nesse velho, que mesmo que mesmo quando errou, tentou acertar.

José Roberto- 20/05/15







14 comentários:

  1. Parabéns meu amado pai! Te amo! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu sogro amado!!!

    ResponderExcluir
  3. Por um instante pensei que eu mesmo tinha escrito este texto, tal a semelhança com tudo que vivi e experimentei.
    Parabéns velho amigo velho, que eu também estou correndo um pouco mais adiante, com os próximos 72 anos a completar em julho. Lutamos com muitas dificuldades, mais do que nossos filhos que hoje têm inúmeras facilidades, que não tivemos. São a prova da nossa vitória...
    Luizinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao querido Luizinho um forte abraço, pelas sempre belas, gentis e oportunas palavras.
      Gigi

      Excluir
  4. Estamos no mesmo barco da vida, que com o passar dos anos, a cada dia, aumenta a velocidade rumo ao futuro. O importante é que podemos agradecer aos nossos pais, por terem nos dado a grande chance de sermos vitoriosos. Portanto, ao completar os setenta anos, fique certo que muitos anos ainda terá para frente. Um abraço fraterno, parabéns, felicidade e saúde. Que Deus esteja sempre presente na sua vida, iluminando o seu caminho.
    Vanderlei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao Vandeco querido de muitos verões, um forte abraço e obrigado pelas belas palavras.
      Gigi

      Excluir
  5. Parabéns grande amigo tenista. Aos 70, as quadras ainda serão seu palco de exibição com toda garra, competência e a determinação que lhe é peculiar. Que Deus lhe dê muita saúde, paz vida longa e feliz, é o que lhe desejo. Heleno Ventura

    ResponderExcluir
  6. Que DEUS continue te abençoando sempre, a mim também, Amém!!!

    Paulo Roberto

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Zé... uma pausa nas lambanças do Governos para refletirmos sobre a vida e nossa existência.
    Um grande abraço do seu leitor e amigo caiçara.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, PAIZÃO querido! Tudo de bom!
    Você merece!
    JR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A todos meus amigos e pacientes leitores, agradeço a lembrança e os votos formulados. Que Deus nos mantenha firmes para muitas comemorações futuras.

      Excluir
  9. Que deus te ilumine, feliz aniversário .





    Condomínio Rhapsody

    Fernando Luiz

    ResponderExcluir
  10. Meu querido amigo Gimael.

    Parabéns por teres chegado os 70 anos. Estamos empatados até agosto, quando completo 71.

    Que Deus te dê saúde para curtires teus netos, por muitos e muito anos.

    Um grande abraço.

    Valério

    ResponderExcluir
  11. Grande Gima:

    Após um longo e tenebroso período com as linhas da net interrompidas, somente agora cheguei a ler as tuas ponderações. Aproveitando o ensejo, gostaria que tudo de bom possa acontecer a vc e a tua família, nesta data importante no teu calendario. Em breve espero estar podendo fazer uma visita a vc. Parabéns e grandes abs.

    sds

    pfp

    ResponderExcluir