terça-feira, 7 de outubro de 2014

COMENTÁRIOS LIGEIROS SOBRE AS ELEIÇÕES

COMENTÁRIOS LIGEIROS SOBRE AS ELEIÇÕES

No geral, o povo ensaia os primeiros passos para libertar o país do jugo corrupto, sujo e desleal dos petistas, o que deverá ocorrer no segundo turno, se Deus provar que realmente é brasileiro.
Todavia, o eleitor brasileiro é uma caixinha de surpresas, difícil de entender e interpretar.
Ao mesmo tempo que demonstra razoável bom censo, indicando querer mudanças, em alguns estados anda na marcha-ré, escolhendo representantes carimbados com o pecado original herdados dos pais fichas sujas, corruptos notórios de longa ficha corrida.
Alagoas prima por essa irresponsabilidade, ao eleger um filhote do cachaço e trambiqueiro mor, Renan Calheiros, no primeiro turno. De quebra, elege como senador, com ampla votação, o ex-presidente Fernando Sacoroxo de Mello, o valente cheirador, digo caçador de marajás, que com seu saco roxo, preto ou branco, quase fodeu de vez com o Brasil.
Alagoano provou que é ruim de dedo, apertando o botão errado, na hora certa.
O Distrito Federal deu uma lição ao PT, defenestrando  o corrupto Agnelo Queiroz, demonstrando todavia incoerência, ao garantir segundo turno para um cupincha do Arruda. Nada sei sobre o sujeito, mas o fato de ser amigo de um pilantra de primeira linha, o torna objeto de suspeição antecipada.
Finalmente o Maranhão ficou livre do clã Sarney, que pilhou o estado por décadas. Com Flavio Dino, um comunista de araque, talvez tenha chance de lutar para sair das ultimas colocações em todos os índices sociais, posto que vem ocupando há quase cinqüenta anos.
Na Bahia, a reviravolta petista tem que ser avaliada com muito cuidado pelo TSE, pois segundo consta, a farta distribuição do bolsa família nos meses que precederam a eleição turbinaram o candidato do PT, que aplicou a teoria franciscana do “é dando que se recebe”. Deu bolsas em troca de votos.
No Mato Grosso, a vitória de Pedro Taques jogou por terra o sonho dos velhos caciques de manter o estado como tradicional “balaio de gatos”. Uma sadia renovação que chega no tempo certo.
São Paulo é uma história a parte.
Se por um lado demonstra invejável juízo ao reeleger o “chuchu honesto” Alckmim, ao reconduzir o zumbi Jose Serra ao Senado, derrotando um poste petista(Padilha) e um maluco-beleza(Suplicy) alienado e “fraco das idéias”, me deixa envergonhado ao reeleger Tiririca, deputado federal,  com mais de um milhão de votos.
Acreditava, que o milhão e trezentos mil votos que recebeu o ridículo palhaço em 2010, tivesse sido uma forma de protesto. A repetição da insanidade prova que existe muito paulista desmiolado, que joga o voto pela latrina.
Mesmo caçado, impedido, interditado, o ficha-sujíssima Paulo Maluf, recebeu dessa turma de abilolados, mais de 250 mil votos. Devem ser comparsas do velhaco, de olho na grana que o candidato jura não ter nas contas no exterior.
Em que pese esses lamentáveis escorregões, São Paulo deu uma lição ao Batráquio apedeuta e a seu partido, que encolheu sensivelmente, perdendo alem do governo, oito cadeiras na Assembléia, seis na Câmara Federal e uma no Senado.
Os passos iniciais para a grande mudança já foram dados.
O importante é manter o ritmo, seguindo em frente.

José Roberto- 07/10/14

ET- Fico apenas “meio chateado” por essas discrepâncias paulistas, pois com 36 anos no Rio, já assumi a cidadania carioca.

3 comentários:

  1. Em alguns estados o brasileiro comporta-se como se não enxergasse o horizonte, votando e apertando os botões da urna eletrônica a esmo, como se estivesse jogando.
    Não percebe que realmente está jogando com a sorte do país, que depende do voto consciente para se libertar dessa situação esdruxula que atravessamos.
    Toda grande viagem começa com o primeiro passo, que já foi dado.
    Temos que manter o rumo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário acima. O primeiro passo já foi dado.Vamos em frente! Você esqueceu somente de citar Minas Gerais, que infelizmente elegeu um Petista. Os paulistas estão se livrando da praga PT e os mineiros estão adotando o PT. Pior para eles!

    ResponderExcluir
  3. Em se elegendo, Aécio deveria deixar os mineiros à mingua até aprender a votar!

    ResponderExcluir