sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O SORRISO DO MEU PAI


O SORRISO DO MEU PAI



Posso imaginar meu pai, lá no céu, com aquele maravilhoso sorriso estampado no rosto, fazendo festas e agrados para minha mãe, recém chegada, recebida com pompa e circunstância.

Com o cartaz que desfruta junto ao “Maioral”, papai exigiu que tudo ficasse nos trinques, no maior capricho, mesmo sabendo que a solenidade acarretaria uma pontinha de ciúmes nos anjos e demais habitantes do reino celestial.

Alguns anjos e arcanjos chegaram mesmo a comentar a boca pequena: “Esse Tonico, realmente é o cara!”

Se na terra, papai conquistou a todos com sua bondade, simplicidade, caráter e honestidade, no céu deve ter sido ainda mais fácil, porque esse povinho daqui debaixo é de amargar.

Tenho certeza, que papai deve ter redobrado o cuidado para com os filhos, pois sem nossa matriarca ficamos definitivamente órfãos, no sentido amplo e lato da palavra.

Como pai extremoso, diante dos fatos, Tônico deve ter usado sua influência para acionar uma equipe extra de anjos da guarda, destacados unicamente para vigiar e proteger sua prole, de forma a tornar mais amena nossa dura e longa jornada.

Papai, vela pelos seus!

Com a proximidade do dia dos pais, as lembranças se avivam, ainda mais nesse momento, quando ainda não decorreu nem um mês da partida de Hercília.

Recordo de uma passagem contada por um irmão mais velho, que pego fumando, foi repreendido levemente por papai, que ameaçou contar essa transgressão à mamãe.

O mano retrucou, que se papai o “entregasse”, também seria delatado, pois o havia visto fumando escondido, pois estava proibido de fumar, considerando que recentemente havia sido operado de uma ulcera estomacal.

Com aquele sorriso maroto e cúmplice, fecharam o acordo e o grave delito não chegou ao conhecimento de mamãe, a verdadeira “capo” da família.

Papai era assim, uma pessoa essencialmente boa, ingênua, desprovida de segundas intenções ou de qualquer resquício de maldade.

Nunca teve voz ativa junto aos filhos, embora jamais o tenhamos desrespeitado. Quem estabelecia as condições, regras, o “modus operandi e vivendi” familiar, sempre foi a mamãe.

Impossível não lembrar de papai com muito carinho e aperto no coração, pois nos sentimos privados de sua presença física, tão confortante e generosa.

Sem tentar fazer média, não consigo lembrar de atos que desabonem sua conduta. Papai foi um homem bom!

Volto a lembrar de seu sorriso, que tinha uma luz especial, envolvendo a todos que o cercavam, inclusive os bebês, que retribuiam de imediato, o excesso de carinho que exalava daquele enorme coração.

Sou o filho mais parecido com meu pai.

Todos os dias ao fazer a barba, me olho no espelho noto as semelhanças.

Recordo do dia que tentei imitá-lo nesse ato, bem menino, ganhando um belo corte na face.

Tento as vezes, imitar seu amplo sorriso, embora não tenha os requisitos para tal.

Papai, aqui vai um beijão.

Por favor estenda-o a mamãe, que está a seu lado, segurando sua mão.

“Bença pai”.



José Roberto- 10/08/12

8 comentários:


  1. Mais uma demonstração comovente do seu lado humano, terno e poético.
    Belas lembranças de um bom pai.

    ResponderExcluir
  2. Pai,
    Linda sua homenagem pro vovô, eu me lembro que ele adorava ir com a gente ao jardim zoologico e na casa do tio Toninho, muita saudade deles dois.
    Maria Silvia

    ResponderExcluir
  3. Não consigo ler suas crônicas familiares sem me emocionar ao extremo. Tenho certeza que V. é uma extensão de seus amados pais, porque espelha tudo aquilo que enumera neles. Um grande e fraterno amigo.
    Visentin.

    ResponderExcluir
  4. Lendo a sua bela crônica senti que o meu pai era uma cópia do seu pai. Será que antigamente todos os pais eram iguais? Também na minha casa que ditava as regras e organizava tudo era minha mãe, que era mais mão de ferro que meu pai.Nunca levantou a voz e as mãos para os filhos. Já minha mãe, ela é que corregia tudo. Como você, também perdi minha mãe recentemente, nossos pais partiram mais cedo, deixando nossas fortes mães tomando conta de mim e de minhas irmãs. Até hoje sinto falta de pedir a benção ao meu pai. Isto e o respeito era sagrado! Domingo pedirei novamente como você: Bença Pai!

    Vanderlei

    ResponderExcluir
  5. Emoção pura!
    Família é tudo!

    ResponderExcluir
  6. ao meu velho pai com carinho, que no momento não está junto á mim, porém graças á deus tá vivo e muito bem-obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Velho, meu querido velho.
    Quanta saudade.
    Uma linda crônica que me emocionou muito, reavivando lembranças dos tempos em que meu velho, alem de pai era o amigo presente.
    Descanse em paz meu pai, e vele por mim.

    ResponderExcluir
  8. Gimael



    Esta crônica esta linda. Tenha um bom dia dos pais.



    Valério

    ResponderExcluir