segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O SENTIDO DOS SONHOS

O SENTIDO DOS SONHOS

O retorno de Caravelas foi longo, mais demorado que o normal,
devido ao péssimo tráfego que enfrentamos na chegada ao Rio. Mais de 15 horas.
Rouco, com um leve resfriado, após os chamegos
indispensáveis com minha querida Rê, achei que dormiria feito uma pedra.
Fui para a cama bem cedo, por volta da 9,30 horas.
Bastou recostar na boa, conhecida e acolhedora cama, para
que o sono viesse quase instantaneamente.
Foi um sono reparador, apenas truncado por um sonho que
insistia em voltar, mesmo após súbitos despertar.
Dizem que os sonhos tem origens em nossos pensamentos, em
lembranças, evocações do passado, em anseios reprimidos e outras tantas coisas que
podem ser enumeradas por psiquiatras e estudiosos da mente e da alma humana.
Sonhei com meu grande e inesquecível amigo Norberto, com seu
pai, sua mãe, todos já falecidos.
O estranho desse sonho, é que eu tentava provar ao Sr.
Nelson, que tinha sido grande amigo de
seu filho, companheiro de ginásio, cientifico, faculdade, trabalho, de farras e
outras coisas típicas da nossa juventude.
Convem esclarecer, que o Sr.Nelson faleceu, pelo menos uns 15 anos antes da
prematura morte de Norberto, portanto o sonho era inconsistente, mas no sonho,
a situação se inverteu e eu aceitava essa realidade irreal, tentando provar à
um pai triste e abatido, os fortes laços de amizade que me uniam a seu filho.
Mesmo após acordar durante a madrugada, o sonho retornava
exatamente igual, tão logo voltasse a dormir.
Mistérios do inconsciente, difíceis de serem decifrados,
pois Sr. Nelson era também meu amigo, solicitando muitas vezes que aconselhasse
o Norberto em alguns assuntos(como se adiantasse), principalmente sobre uma
namorada, a qual não aprovavam.
Durante todos esses anos que tenho escrito meu Blog, ensaiei
inúmeras vezes escrever sobre o Norberto, o desacerto de nosso primeiro
encontro, as primeiras impressões desfavoráveis que tive a seu respeito,
contrariando frontalmente o ditado “a primeira impressão, é a que fica”, pois,
pouquíssimo tempo depois, nos tornamos inseparáveis.
Talvez já tenha chegado a hora de começar a relembrar nossos
anos de convívio, dos nossos amigos comuns, dos tempos bons e tempos ruins, de
nossa amizade firme, sincera e inquebrantável.
Afirmo sem qualquer constrangimento, respeitando meus amigos
atuais a quem amo e curto, que Norberto foi e continua sendo especial.
Voltando ao intrigante sonho, continuo especulando sobre as
razões de sua origem.
Como jamais poderei decifrá-las, optei pela formula de minha
velha e querida mãe.
Rezei em sua intenção, algumas Ave-Marias.

José Roberto- 06/02/11

4 comentários:

  1. Existe um bom livro que trata da interpretação dos sonhos.
    Sempre sonhamos com algo ou sobre alguem que pensamos, mesmo que nossa memoria não se recorde.
    Rezar para quem já se foi, sempre é uma bola soulução.

    ResponderExcluir
  2. Sonhar é uma dadiva de Deus onde encontramos situações de difíceis compressões mas sempre nos traz uma tranqüilidade reparadora. Acordamos sempre alegre e curioso em decifra-lo mas esqueça a dadiva foi recordar bons momentos em nossa vida.
    Rezar para as pessoas é uma ótima solução. Um abração Vladimir

    ResponderExcluir
  3. Norberto foi mesmo um ser especial. Inesquecível!!!
    Visentin.

    ResponderExcluir
  4. O Norberto sempre será lembrado. Deixou saudades na nossa turma das "Repúblicas" de Itanhaém, inclusive pelas empregadas e a italiana ADA. Estava sempre pronto para uma boa farra e tal qual a Dercy Gonçalves falava palavrões muito a vontade. Grande Caproni!

    Vanderlei

    ResponderExcluir