terça-feira, 12 de julho de 2022

FINALMENTE DESVENDADO PORQUE NÃO GOSTO DE POLÍTICOS

 

FINALMENTE DESVENDADO PORQUE NÃO GOSTO DE POLÍTICOS

 

Ontem, escrevendo sobre a volta da mamata, citando um dos responsáveis por essa afronta ao brasileiro que trabalha duro e paga impostos, senador Eduardo Gomes do PL-TO, me veio a memória lembranças antigas, dos tempos que ainda morava em Birigui-SP, quando tinha apenas 5 anos.

Impressionante como alguns fatos  de nossa primeira infância ficam gravados em nossa memória e  desse caso em particular, me lembro muito bem.

Para avivar a memória dei uma pesquisada no Google, principalmente para checar datas e o nome completo de um candidato a deputado federal, que passou rapidamente por nossa casa, me prometeu uma bola  de presente e para comprovar que políticos desde há séculos não são confiáveis, não cumpriu sua promessa.

Era o ano de 1950. Tinha completado cinco anos e a campanha para Presidência da República pegava fogo, pois Getúlio Vargas tentava voltar ao poder, dessa vez pelo voto, concorrendo contra o Brigadeiro Eduardo Gomes e outros candidatos com menores chances.

Recordo que simpatizei com os cartazes do Brigadeiro, talvez por influência de minha mãe, que sempre foi uma mulher politizada.

Meu pai era dono de um Armazém de Secos e Molhados, e eu colei em todas as paredes os cartazes de Eduardo Gomes, e também alguns de um candidato a deputado federal, do qual me lembrava apenas o sobrenome, Machado. Demais informações colhi no “pai dos burros moderno”.

Consegui chegar inclusive as datas próximas de quando Marino Machado passou por Birigui, em meados de setembro de 1950 e fazendo campanha apareceu no armazém do meu pai,

O candidato ficou feliz em ver seu retrato afixado no imóvel, e eu também por conhecê-lo pessoalmente, embora nunca tenha descoberto as razões dessa simpatia, pois tratava-se de um candidato residente na capital do estado, sem vínculos aparentes com nossa cidade.

Tentando agradar a família e os vizinhos, que curiosos acompanhavam o evento, Machado me prometeu uma bola de futebol, que seria entregue após seu giro pelo noroeste paulista.

Criança, ainda muito ingênuo, acreditei na promessa do candidato e fiquei aguardando o presente que nunca chegou. Se o danado passou por Birigui em sua volta à São Paulo, deve ter evitado nossa rua, pois nunca mais deu as caras.

O danado foi eleito com 11.432 votos.

Comecei mal na política, considerando que minha derrota foi dupla, pois o meu ídolo, Brigadeiro Eduardo Gomes foi vencido por Getúlio, e o pilantra que me enganou, foi eleito.

Tenho certeza absoluta que esses fatos, que ficaram escondidos por muitos anos num cantinho qualquer de minha memória, foram as bases que sedimentaram minha natural antipatia por políticos, especialmente os de esquerda, pois em nosso país, os que entram para a vida pública querem apenas se locupletar. Se muito, apenas 1% são verdadeiros patriotas, interessados no bem comum.

Raça danada de ruim.

 Sem ajuda de psicanalistas, psicólogos ou o raio que os parta,  consegui chegar as origens de meu comportamento, levando apenas 72 anos para descobrir as verdadeiras raízes de minha ojeriza, para com uma classe que vem enganando o povo há séculos, com mínimas perspectivas de mudança.

Mula é ladrão!

 

José Roberto- 12/07/22

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário