segunda-feira, 1 de novembro de 2021

FINADOS


 

FINADOS

 

Véspera de finados.

Manhã fria, com uma chuva fina e persistente que já dura quase uma semana, não dando sinais que vá melhorar , deixando espaço para que o sol reapareça e ocupe seu lugar de destaque, tão esperado pelos cariocas.

Finados é uma das poucas datas comemorativas que particularmente não gosto,  embora tenha ciência, que a maioria absoluta dessas datas  tenham suas origens,  baseadas muito mais num apelo comercial que sentimental.

Dia das mães, pais, crianças, são combustíveis propulsores do comércio, fatores que estimulam a produção industrial e saúde econômica do país.

Os mortos que passaram por minha vida, deixando marcas gravadas com amor em meu coração, não precisam de um dia especial para serem lembrados.

As lembranças desses entes queridos surgem espontaneamente, em momentos inesperados, tanto de alegrias como de tristezas, reavivando  situações marcantes , onde palavras, gestos, ou mesmo a simples presença do pai, do irmão , ou do amigo, foram muros de arrimo em situações  delicadas.

Fazem falta.

Nesse momento que escrevo o texto, ao invés de tristeza, lembro com alegria da sorte e felicidade que tive, de ter tido pais maravilhosos, sogros bondosos e companheiros,  amigos do peito que me amaram sem exigências, minimizando meus defeitos , olhando apenas para as poucas e eventuais qualidades.

Fui e sou uma cara de sorte, por ter convivido com pessoas tão especiais.

Cada um tem lugar cativo em meu coração. Não morreram. Passaram apenas para um plano superior, de onde acompanham meus passos nessa longa e atribulada travessia.

Como de costume, hoje, amanhã e sempre rezarei por eles, não que precisem de minhas orações, pois já estão muito bem acomodados no céu, sendo apenas uma forma singela de mantermos contato.

Em respeito a meus pais e a todos mencionados no texto, me abstenho de encerrar  com a frase costumeira, que não deve ser citada quando nos referimos a pessoas queridas e honradas.

 

José Roberto- 01/11/21

 

 

 

Um comentário:

  1. Excelente e emocionante texto. O que me fez lembrar de parentes e amigos que estão em outro plano superior vida.

    ResponderExcluir