terça-feira, 5 de outubro de 2021

SÓ MESMO NO BRASIL!


 

SÓ MESMO NO BRASIL!

 

Tudo começou quando a TV de nossa sala/escritorio(antigo quarto de minha filha Fernanda, mãe de meus maravilhosos netos) deu problema.

O conserto dessas televisões modernas normalmente não vale a pena, ainda mais que a TV de 48 polegadas era do tipo LCD, tela de cristal liquido, modelo atualmente aposentado, substituída pelas de LED, mais econômicas e teoricamente mais duráveis.

O espaço para fixação da TV no armário é de exatamente 50 polegadas, portanto teria que comprar outra televisão de tamanho aproximado ao do local de destino.

Como não se fabricam mais TVs de 48” , tive que comprar uma de 43, pois atualmente os tamanhos padronizados disponíveis no mercado, qualquer marca, são ...32, 43, 50, 55”..., próximas as dimensões que me interessava.

Não comprei a de 50” por calcular que não teria espaço útil para mexer nos contatos, pois ainda temos que ligar um monte de cabos na traseira da TV.

Comprei uma LG smart de 43”; instalei-a no local, sobrando um grande espaço, que achei estranho, mas não me importei até levar uma “chamada” de Dona Regina, que não acreditou em minhas explicações, achando que comprei uma menor e mais barata.

O problema se agravou, quando substitui a TV da sala principal, por outra Smart. O espaço útil também num armário que inclusive pode ser fechado, é de aproximadamente 38 polegadas.

Comprei uma Philco que estava em oferta, de 32” e colocando-a no local constatei que havia alguma coisa errada com as medidas dessas drogas de TV, pois sobrou bastante espaço nas laterais.

Como não poderia deixar de ser, levei outra bronca de minha Senhora, alegando razões semelhantes as anteriormente citadas.

Fiquei puto, pois levei duas carraspanas sem merecer, resolvendo medir o tamanho das telas das TVs.

Surpreso, constatei que a TV que comprei pensando que a tela seria de 43 polegadas, tem apenas 39, e mais meio centímetro em cada lateral, que hoje são mínimos.

A de 32 tem apenas 29 polegadas, e o caralho é que compramos uma televisão de um determinado tamanho, e apesar de constar no manual e nas caixas as medidas que desejávamos, recebemos na maior cara de pau, TVs de tamanhos significativamente menores.

Medi as outras duas TVs que ficam nos quartos dos filhos, ambas de 32”, marca Sansung e LG, constatando a mesma diferença.

Sacanagem grossa que só acontece em nosso país, com a ABNT e Procon permitindo que sejamos tapeados feitos uns bobocas.

Duvido que esse embuste aconteça nos Estados Unidos e em outros países civilizados.

Presumo que 43 e 32 polegadas sejam o tamanho das caixas que embalam as TVs.

Pretendo qualquer dia,  passar em uma loja e fingindo interesse em adquirir um novo aparelho, tentar medir o tamanho real da caixa e esclarecer minhas dúvidas.

O fato é que estamos sendo enganados.

Quem não acreditar, faça como eu, meça o tamanho das telas de suas TVs.

Certo que as vezes exagero, mão não minto, exceto quando absolutamente necessário.

Mula é ladrão(a mais pura verdade desde o descobrimento)!

 

José Roberto- 05/10/21

 

 

Um comentário:

  1. Caro amigo Zé, você deve ter esquecido um televisor com tela de 40”, indica que a tela possui 101,6 centímetros (40 x 2,54). Mas, lembre-se que as telas têm formato retangular e que a medição é feita considerando a diagonal da tela, ou seja, o tamanho da tela é medido calculando a distancia em polegadas do canto esquerdo inferior ao canto direito superior ou canto direito inferior ao canto esquerdo superior. O melhor é medir o espaço que você tem para cobrir com a TV e na loja medir também as TVs disponíveis para a compra.

    ResponderExcluir