quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

ANO NOVO, VELHAS PROMESSAS


ANO NOVO, VELHAS PROMESSAS

Para a maioria dos cariocas o ano só começa para valer na segunda-feira, dia 6, se bem que muitos, só arregaçam as mangas após o carnaval, marcado para meados de fevereiro.
Eu continuo na mesma, exercendo a sindicatura no prédio onde resido, coçando o saco e escrevendo textos nos dias úteis, pois respeito religiosamente sábados, domingos e feriados.
Não fazer nada, cansa!
Se tem uma coisa que aprendi ao longo de minha vida, foi eliminar a mania de fazer promessas no início de cada ano, pois raramente as cumpri, nem mesmo algumas que tentei fazer por escrito, procurando mantê-las em destaque na minha velha cuca.
Chego até a pensar em fazer mais exercícios, que o tênis no final de semana e muito pouco, que a barriga antigamente incipiente começa a dar sinais de progresso, que a vista prejudicada e a velha agilidade em vertiginosa queda necessitam de estímulos adicionais, que isso, mais aquilo, blá, blá, bla, etecetera e tal.
Penso, penso, logo existo e fica por isso mesmo.
O pensamento voa. Escrevo mentalmente as promessas pensadas nas nuvens, que infeliz ou felizmente se espalham com o vento, levando assim minhas eventuais boas intenções.
Descubro portanto, a principal razão de minha limitação em atingir novos objetivos, a falta de persistência e obstinação em praticar atividades salutares. Sou um inocente inútil,  a culpa é do pensamento, das nuvens e do vento.
Admiro os que “levantam, sacodem a poeira e dão a volta por cima”, pois se cair, prefiro dar uma estirada na sombra, tomar algumas “talagadas”, degustar um bom charuto(que está caro pra caralho) e esquecer que no exato momento, baixo mais um “risquinho” na régua de minha vida(longa e operante, se Deus quiser).
“A vida é luta renhida, viver é lutar”. Assim começam os maravilhosos versos da “Canção dos Tamoios”, de Gonçalves Dias, grande poeta praticamente esquecido pelas novas gerações e por nosso péssimo ensino.
Aos 74 e tantos, já travei minhas batalhas, acredito que vencendo a maioria delas, exaurindo todavia parte significativa de minhas forças físicas e mentais.
Assim, no começo de cada ano, ao invés de fazer promessas que não cumprirei, penso apenas em aproveitar melhor o tempo que Deus colocará a meu dispor, junto de minha mulher, meus filhos, genro, netos e obviamente dos queridos amigos.
Que venha 2020!!!

José Roberto- 02/01/20

2 comentários:

  1. Perfeito José Roberto. Esse é o caminho: aproveitar o tempo que Deus nos concederá para vivermos de forma plena com nossas famílias e amigos. Feliz 2020

    ResponderExcluir
  2. Muito bom meu amigo, acredito que está no caminho certo! Muita gratidão pelas bençãos que temos e esperança de desfrutar bons momentos com nossos queridos! Que 2020 seja muito melhor para NÓS!

    ResponderExcluir