sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

PREPARATIVOS PARA VIAGEM

PREPARATIVOS PARA VIAGEM

Desde o início dos anos oitenta, janeiro foi um mês especial, aguardado com ansiedade, época da nossa viagem para Caravelas, abrindo o ano de mergulhos.
Mesmo depois de tantos anos, a medida que a data combinada se aproxima, vai dando aquele friozinho na barriga, sintoma de expectativas e euforia.
A data fatal será na próxima quinta-feira, dia 23, quando encontrarei com meus sobrinhos na estrada, para dar seqüência a nossa épica e agradável viagem.
A cada ano aumentam os protestos caseiros.
Minha mulher e minha caçula argumentam que não tenho mais idade para essas aventuras “perigosas”, que tenho que “sossegar o facho”, me contentando com o tênis.
Se quiser tentar algo mais arriscado, talvez o mais indicado seja uma partida de dominó nas praças de Copacabana, com outros aposentados.
Entendo a preocupação natural de quem nos ama, porem essa viagem anual a Caravelas é simbólica.
Apesar do vigor físico já não ser o mesmo, do velho corpo como um mapa amarrotado, mostrar em baixo relevo as cicatrizes e os efeitos do tempo, tenho que provar que ainda estou na ativa, física e mentalmente.
Apenas a expectativa me enche de gás, consegue levar para longe as preocupações corriqueiras, ocupando quase que totalmente os pensamentos, como uma espécie de balsamo milagroso.
É obvio que com a idade, ficamos mais ajuizados, consciente das nossas limitações.
Não sou mais aquele cara afoito que competia com os sobrinhos e amigos, o primeiro a cair n’água e o ultimo a sair.
Hoje a situação e inversa, sou o conselheiro da turma, o último a cair e o primeiro a sair.
Nada de mergulhos profundos, contentando-se apenas com o básico, sem ter mais nada a provar.
Caravelas também já não é mais aquele paraíso para os mergulhadores.
A pesca predatória e sem controle reduziu os cardumes dos corais.
Quando muito, matamos de dez a vinte por cento dos bons anos.
Para nós, alem dos mergulhos o importante e a distração, o distanciamento dos problemas, uma semana sem tv, sem jornais, sem rádios, sem noticias, sem qualquer formalidade.
Aproveitarei a chegada do final de semana prolongado para revisar o material e preparar a mochila,  pois segunda é feriado, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade maravilhosa.
No mais, é controlar a ansiedade, que por incrível que pareça não esmorece jamais.
Essa é a chama que tenho que manter acesa.

José Roberto- 17/01/14


5 comentários:

  1. Caro Zé
    Pelo visto, você anda mesmo ansioso, aguardando mais uma viagem para pescarias e para depois nos brindar com boas e divertidas histórias de pescadores.
    Não que sejam mentiras, apenas meias verdades.
    Abraços e boa sorte.
    Pedro Paulo

    ResponderExcluir
  2. Como o tempo passou e a julgar pela auto análise no tema de hoje, Caravelas, agora, receberá Caras Velhas. O quê fazer? Paciência...
    Luizinho.

    ResponderExcluir
  3. Caro Luizinho
    Como sempre, você continua ótimo.
    Complementador e revisor do blog.
    As caras velhas vão tentar matar uns peixinhos novos.
    Abraços,
    Gigi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo, como diz aquele velho "deitado" : "burro velho gosta de capim novo...".
      Boa viagem grande Gigi.
      Luizinho.

      Excluir
  4. Amigo

    Aproveite sua viagem e não deixe nunca, de fazer o que você gosta.

    Eu hoje, apesar de todas as minhas limitações após inúmeras cirurgias, ainda caminho diariamente e vou para a academia, olhar para a mulherada sarada.

    Vá com Deus e coma bastante peixes, o que faz muito bem para a saúde.

    Um grande abraço

    Valério

    ResponderExcluir