terça-feira, 21 de janeiro de 2014

OS SEGREDOS DA CAIXA

OS SEGREDOS DA CAIXA

A Caixa Econômica Federal é uma caixinha de surpresas.
De péssimas surpresas para nós, contribuintes, que bancamos a farra, o desmando e o roubo de dirigentes corruptos, indicados em sua maioria pelo PT e seus aliados, todos do mesmo naipe.
Por ser o único banco totalmente chapa branca, não está sujeito ao controle rigoroso dos demais, podendo maquiar seus balanços e prestação de contas, utilizando a contabilidade criativa ,bem a gosto do Ministro da Economia e da Presidente.
A situação é tão flagrante, que mesmo a contragosto, o Banco Central teve que advertir a CEF para alterar seu último balanço, pois na surdina, os safardanas confiscaram 719 milhões de 500 mil poupadores que pouco movimentaram suas contas, lançando essa quantia como lucro do exercício.
Essa manobra fiscal desavergonhada, foi percebida de imediato pelos analistas, que botaram a boca no trombone denunciando a falcatrua, não dando alternativa ao governo, senão ordenar a correção do “mal feito”.
A CEF sob a direção de Jorge Hereda, um petista cuja única qualificação e ser cupincha do Batráquio apedeuta, tornou-se nos últimos anos, um repositório de aberrações e de péssimos negócios para o país.
Em maio de 2013, espocou o escândalo do Bolsa Família, com os beneficiados correndo as agências tentando sacar antes da datas normais, devido ao boato que o governo encerraria a mamata.
Ministros e autoridades de imediato, tentaram transferir o abacaxi para a oposição, que teria criado uma central de boatos para acirrar os ânimos.
Apurados os fatos, constatou-se que o mal entendido, devia-se a uma falha da Caixa, que havia liberado os recursos de uma só vez, e não paulatinamente, nas datas pré-estabelecidas, como de costume.
Em 2012 ocorreu o fiasco da compra da metade do Banco Panamericano, que estava em processo pré-falimentar, por 749 milhões. Após a compra, descobriu-se que o Banco tinha um passivo de quase 5 bilhões. Quem “lavou a égua” na negociação, foi o BTG Pactual que empurrou o bagulho para a CEF.
É óbvio, que muita “erva” deve ter rolado por baixo dos panos nessa grande negociata. E nós, continuamos bancando.
O ultimo descalabro foi a farsa da mega-sena, quando um gerentinho de uma agência mequetrefe, pagou a quadrilha da qual fazia parte, um prêmio inexistente de 73 milhões, demonstrando a total inexistência de controle e zelo com o dinheiro público.
Por essas e outras, é possível imaginar a imensidão de desvios que ocorrem em empréstimos sem lastro, para laranjas, para empresas inexistentes constituídas somente no papel.
Caso alguma firma de auditoria idônea se embrenhasse nas entranhas da Caixa, seria um “Deus nos acuda”.
Como estão protegidos pelo selo federal, dirigentes, políticos e seus compadres, continuarão saqueando nossos recursos, sem que nada seja feito para coibir essa vergonha.
Enquanto isso, “sábios” da equipe econômica, estudam formas capciosas de elevar a carga tributária, pois para esses “goelas grande, não há dinheiro que chegue”.


José Roberto- 21/01/14

5 comentários:


  1. Você esqueceu de mencionar a Funcef, a joia mais preciosa da Caixa.
    Alem de comprar milhões em ações de bancos quebrados e empresas falidas, a Fundação emprestou 100 milhões ao Grupo que administra as faculdades (univercidade e Gama filho). O dinheiro sumiu e a conta ficou para todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Para esses canalhas, nosso dinheiro é capim.
    Se refestelam com dinheiro público e nós imbecis, pagamos a conta.

    ResponderExcluir
  3. E o Silvio Santos que deve estar rindo para valer. Passou o pepino do Panamericano tranquilamente. Aliás, parece que ele conversou muito com o ex-melhor presidente. Tanta corrupção e não sobra dinheiro para nada de real importância. Educação, Saúde, Segurança Pública (Brasil faz doação de US$ 300 mil para ajuda humanitária na Síria, no entanto a guerra é aqui:200 assassinatos por dia) , Saneamento, transportes e par a infraestrutura em geral. Sábado a noite no Aeroporto de Guarulhos não tinha lugar nos fingers para estacionamento da aeronave que eu estava. No embarque a muvuca era total, principalmente para quem embarcava para o exterior. Minhas malas demoraram 55 minutos para serem entregues. O voo de Recife para SP foi de três horas e as malas demoraram quase um terço do tempo da viagem. Vanderlei

    ResponderExcluir
  4. A Caixa joga e zomba com o dinheiro do contribuinte - e´ o governo PT na Caixa. Se aconteceu essa fraude nos confins do Brasil com um bilhete de 73 milhoes, imagina o quanto e´ feito com valores menores. E quanto aos bilhetes nao resgatados que sao incorporados ao patrimonio da CEF como lucro disfarçado - quem sabe disso?. E o jogo segue - é pagamento antecipado de bolsa familia, bilhete da loteria pago indevidamente, cadernetas sem movimento incorporadas ao patrimonio, e etc$. Salve-se quem puder!!!

    ResponderExcluir
  5. Não podemos esquecer da confusão que a CEF fez com o Bolsa Família. Houve um corre corre geral para retirada de dinheiro. Culpa da própria CEF.

    ResponderExcluir