terça-feira, 25 de junho de 2013

REALIDADE VIRTUAL

REALIDADE VIRTUAL

Pela postura assombrada da nossa Presidente, fico cismado, tendendo a acreditar que Ela também foi engrupida pela propaganda oficial.
Parece que Dona Dilma está surpresa com o chiado das ruas, que clamam por melhoria dos serviços públicos.
De tanto assistir milhares de “realeses” de campanhas milionárias mostrando hospitais modelos, com atendentes, médicos e clientes sorridentes; escolas limpas, com alunos limpinhos e bem uniformizados degustando merendas supimpas; quilômetros e quilômetros de estradas boas e asfaltadas, a Presidente deve ter entrado em “alfa”, assumindo esse país virtual, de marketing e de fantasia.
Uma mentira repetida incessantemente, tende a tornar-se uma verdade, até para o próprio mentiroso.
É justamente o que está ocorrendo com nossos governantes, de todos os níveis(federal, estadual e municipal), que se vêem acossados pela massa que tomou conta das ruas, exigindo mudanças.
Vejamos as propostas de nossa estupefata Presidente, para resolver problemas crônicos do país, que pelo jeito Ela desconhecia e que somente agora transpuseram os fossos de seu castelo de cristal:
-Responsabilidade Fiscal- Manter os gastos públicos sob controle para assegurar a estabilidade econômica= Gozação pura, pois o governo vem facilitando a renegociação da dívida dos estados e municípios, reduzindo os juros e permitindo a contratação de novos débitos, aumentando o endividamento interno a níveis estratosféricos.
-Saude- Mais vagas de graduação em medicina, contratação emergencial de médicos estrangeiros- Não precisamos de mais vagas nem de médicos estrangeiros. Precisamos de médicos remunerados dignamente, com recursos e equipamentos para exercerem sua profissão, e que sejam obrigados a cumprir o expediente normal, o que não ocorre atualmente. É também indispensável, fiscalizar melhor os hospitais públicos, evitando a corrupção, desvio de verbas e superfaturamentos na compra de remédios e equipamentos.
-Educação- Repassar 100% dos royalties do petróleo e 50% do pré-sal para essa finalidade= Alem de valorizar a profissão, principalmente nos níveis fundamentais, treinando e reciclando os atuais professores cuja grande maioria não possui os requisitos mínimos, reformular o ensino universitário, onde a quantidade de mestres e doutores não assegura um ensino melhor. Talvez devêssemos começar do zero, pois a educação foi relegada ao descaso nos últimos cinqüenta anos. Entendo, que a reformulação total do ensino básico é prioritária.
-Mini Constituinte= Até que sou a favor de uma Constituinte limitada, restringindo-se a poucos e importantes tópicos.
A reforma tributaria é um tema que deveria ser discutido, simplificando essa barafunda que inferniza a vida dos cidadãos e das empresas.
Uma reforma política profunda se faz urgente. Sou a favor da redução dos partidos. Uma meia dúzia seria mais que suficiente para acomodar nossas tendências partidárias, eliminando-se esses partidecos de aluguel.
O voto distrital deveria ser instituído, bem como a fidelidade partidária.
-Finalmente a proposta do Zé, acabando com o Senado, um monstro que não serve para nada, um sorvedouro de recursos consumindo bilhões anualmente, um refúgio para políticos com fichas pouco recomendáveis. Desde há muito, o Senado brasileiro perdeu sua razão de ser, limitando-se a referendar atos da Câmara Federal.
Sua extinção poderia tornar até poder legislativo mais eficiente, alem de contribuir para um alívio ao bolso do contribuinte.
Bem, sonhar não custa nada e como o povo das passeatas lanço aqui meu manifesto.
O berreiro das ruas acordou a “Bela adormecida” do Planalto, forçada a desviar seu olhar para o povo faminto por mudanças.
Da realidade do marketing virtual, para a indigência do dia a dia, um despertar amargo, porém necessário.


José Roberto- 25/06/13

5 comentários:

  1. É isso mesmo, Beto! Vc tem toda razão. Sua leitura nos primeiros parágrafos está perfeita!!!
    Bruno

    ResponderExcluir
  2. Em tempo, espero que a próxima crônica seja sobre os gols do Fred!!!

    ResponderExcluir

  3. Você é o nosso porta-voz.
    Endosso e assino em baixo.
    Abraços,
    Pedro Paulo

    ResponderExcluir
  4. O país precisa cair na real, pois para o pessoal que vive na ilha da fantasia, em Brasilia, tudo é uma beleza.
    Copeiro do Congresso, ganha 15 mil, motorista 20 mil, e as amantes ganham tudo isso e muito mais, bancado por empreiteiras.
    Viva o safado do Lula que anda sumido, preocupado com a riqueza do filho, que é sócio até do Friboi.
    Reformas já, mas será difícil com esse time de merda, dando as cartas.

    ResponderExcluir
  5. Acho que isto tudo que a Dilma anda pregando, depois das manifestações, não passa de perfumes jogados ao vento. Ela está esperando a poeira abaixar, para continuar tocando o Brasil, como sempre esteve, pensando na reeleição. Se o povo sair das ruas e não bater de frente com o congresso, onde está a maior porcaria que temos no Brasil, não acontecerá nada e retornaremos a estaca zero. Infelizmente, para que aconteça alguma mudança teremos "lutas" nas ruas, pois a turma do PT sabe muito bem com se defender nas ruas.

    ResponderExcluir