segunda-feira, 1 de abril de 2013

ECOS DE 31 DE MARÇO


ECOS DE 31 DE MARÇO

Fiquei estarrecido com os chiliques de D. Dilma, exigindo que a Comissão da Verdade apresentasse depoimentos que choquem e comovam a população.
Aproprio-me das sugestões de um leitor de O Globo, “sugerindo que a CV, ouça o depoimento da viúva de um sargento do Aeronáutica morto pelas costas..., que escutem os pais de Mario Kosel filho, de 18 anos, que foi feito em pedaços, explodido por um caminhão bomba em São Paulo”, dentre outros que foram “colocados para escanteio” nessa comissão de araque.
A maioria dos coroas e velhotes de minha geração tem vergonha de marcar posição, deixando claro que apoiaram os movimentos que culminaram com a deposição do governo fantoche de Jango.
Tinha dezoito anos na época e recordo da bagunça generalizada que tomava conta do país, com desrespeito hierarquia militar, as instituições, com o país marchando para a desordem política e o caos.
As marchas “Com Deus, Pela Família e pela Liberdade”, levaram milhões as ruas de todas as cidades do Brasil, exigindo medidas que impedissem nossos políticos de nos enredar nas tramas temerárias do comunismo.
Recordo com clareza, que todos os grandes jornais do país e as redes de TVs, apoiaram sem reservas, o golpe militar que derrubou Jango e sua camarilha.
Que houve excesso por parte dos militares durante os 21 anos que ficaram no poder, não há como negar.
O mesmo se pode dizer dos revoltosos, dentre as quais encontra-se nossa Presidente, que inclusive afirma ter sido torturada, o que duvido muito.
Deve ter levado apenas uns sopapos, pois tortura mesmo com esmero, era a pratica pela União Soviética e Cuba.
Não sobrava ninguém para reclamar e contar bravatas.
Atravessei tranqüilo esses 21 anos, trabalhando, progredindo e vivendo com muito mais segurança que atualmente.
O grande furo dos militares, foi insistir na “reserva de mercado”, tentando incentivar a industria do similar nacional.
Reinventamos a roda, com dez anos de atraso.
Perto da roubalheira atual, podemos afirmar com segurança, que os militares e seus apadrinhados roubaram pouco, eram amadores perante a cambada de corrupto que toma conta e esfola o país.
O Presidentes militares deixaram o governo como entraram, sem acréscimos de patrimônio ou riqueza, justamente o contrário do que ocorreu após a democratização.
Tenho certeza de que o texto de hoje irá contrariar muitos conhecidos, amigos, sobrinhos queridos e até talvez algum filho, que não concordam com minha postura e minha maneira de encarar o passado.
Muitos desses levam uma grande desvantagem, pois eu vivi e acompanhei a política nesses anos, ditos de chumbo.
Para marcar ainda mais minha posição “retrograda”, concluo colando um trecho da entrevista do Coronel reformado Silvio Gama, membro da Academia Alagoana de Letras, autor de diversos livros de prosa e poesia:
Eu estava, sexta-feira passada, na sede da Academia Alagoana de Letras, durante o velório no qual pranteávamos o falecimento do confrade Ib Gato Falcão e, contava a um grupo de amigos que ele gostava de me chamar de general, em tom de brincadeira, pensando que a promoção me agradava.

Nesta ocasião, um jornalista que fazia a cobertura do velório dirigiu-se a mim e comentou:
– Professor, tenho acompanhado sua vida literária e nunca soube que o senhor pertence ao Exército. Aproveitando a oportunidade e porque o acho perfeitamente integrado à vida civil, desejo saber como o senhor vê a Revolução de 1964.

Pergunta inoportuna, mas se para ela eu não desse resposta, poderia, o meu silêncio, ser interpretado como uma fuga para evitar uma opinião contrária. Resolvi encarar o curioso e respondi:
– Da Revolução eu acho que foi uma aventura apressada de uma camarilha que desejava entregar o nosso Brasil nos braços de uma ditadura comunista. Porém da Contra Revolução que ela ensejou, acho que foi uma atitude acertada do Exército, atendendo ao clamor popular.

– Mas a Contra Revolução instalou uma ditadura militar que permaneceu por mais de vinte anos,ponderou ele.

– Chamam de ditadura um governo democrata que manteve a autonomia dos três poderes; Que respeitou os direitos individuais de todas as pessoas de bem; Que prendeu bandidos e delinquentes que se escondiam atrás de um falso idealismo, onde o individualismo interesseiro predominava; Que mais trabalhou, comparando-se as suas atividades com as de todos os governos que o antecederam.

– Mais só uma pergunta, coronel ...( o meu modo decidido e firme com o qual eu dava as respostas, já estava fazendo com que ele colocasse os pontos nos is)..., em sua opinião a Contra Revolução cometeu erros?

– Cometeu um só. O de não ter feito com o bando de assassinos, ladrões de bancos e de carga de caminhões, sequestradores iguais aos que, hoje, atormentam à nossa população, o mesmo que Fidel Castro fez em Cuba – e que eles tanto aplaudem: eliminação sumária. Só assim estaríamos livres dessa horda de ladrões que, comprando a democracia, situaram-se no poder; saqueiam o erário público; se auto premiam com indenizações bilionárias por prejuízos morais inexistentes; incentivam o enriquecimento ilícito e, o que é pior,estão, pelo mau exemplo, promovendo o esfacelamento da ética e
da sociedade.”
Meio pesado, mas com um grande fundo de verdade.
José Roberto- 01/04/13

#
































3 comentários:


  1. Você nunca conseguiu disfarçar seu ranço conservador e direitista.
    Os militares foram um câncer para o país, impedindo o surgimento de uma geração sadia de homens públicos.
    Se não temos o ótimo, temos o que podemos, e um partido que busca dar oportunidade a todos, principalmente aos menos favorecidos.
    Estamos fazendo a inclusão social.
    Pelo que você escreve, está claro que não aprova a socialização do país, do apôio as minorias,
    Você é um cara superado, fora de moda.
    P.P.

    ResponderExcluir

  2. Discordo desse petista recalcado que escreveu acima, pois no tempo dos militares eramos felizes e não sabiamos.
    Concordo que houveram erros, mas eles eram muito mais patriotas que essa corja atual que tomou conta do país e só pensa em locupletar-se.

    ResponderExcluir
  3. Gima,

    Nós que tivemos a oportunidade de participar daquela epoca é que sabemos das distorções que hoje esse governo de PeTralhas tentam enganar o povo. Principalmente com essa propaganda enganosa e mentirosa de que eles os terroristas lutavam pela Democracia para o país. Grande balela. Será que o nosso colega P.P. acredita que os terrorista buscavam a Democracia ??? Os comentarios dele nada tem haver com sua observação. Será que o P.P. acredita que os PeTralhas não estão acabando com o Brasil??? Destruindo empresas como a Petrobrás, Eletrobrás, Vale do Rio Doce que mesmo privatizada (entre aspas pois os acionistas majoritários, infelizmente são os fundos de pensão e o BNDES que retiraram um ótimo presidente e colocaram no seu lugar um mais proximo dos PeTralhas que ela vive amargando perdas de lucro??) e outras que foram e ainda são orgulho do País. Gima estou contigo e não abro vc tem razão e muito obrigado pela transcrição do General.

    ResponderExcluir