sexta-feira, 1 de setembro de 2023

VÉSPERA DE UMA GRANDE FESTA

 

VÉSPERA DE UMA GRANDE FESTA

 

É raro terminar a semana com um texto leve, tendo em vista nosso conturbado cenário político, porém hoje, tenho a oportunidade de antecipar minha alegria, pelos quatro anos de meu maravilhoso neto, Otávio.

A grande festa acontecerá amanhã, dia 02 de setembro, preparada no capricho, com temática e decoração de dinossauros, animais atualmente preferidos por Tatá, que sabe o nome de quase todas as espécies, possuindo exemplares de todos os tamanhos, desses terríveis monstros pré-históricos.

O vovô, quase tão pré-histórico como os dinossauros, fica pasmo diante da inteligência e memória de espertíssimo neto, com um vocabulário espantoso, empregando as palavras corretamente, muitas vezes nos surpreendendo com frases que jamais esperaríamos ouvir de uma criança em tenra idade.

O pequeno (grandão para 4 anos) promete.

Não ouso dizer que “puxou o avô”, porque me supera com muita folga, por  7 a 1(esse resultado são sai da cabeça). O que eu fazia com 4 anos?

Lembro muito pouco. Andava de velocípede (palavra antiga para bicicleta de criança, com 3 rodas), gostava de plantas e detestava o escola de freiras que minha mãe insistia que eu frequentasse. Mais algumas coisas, que não vem ao caso, pois o assunto é o Otavinho.

O menino é melhor que eu com o celular e o tablet. Melhor ainda,  nos jogos de quebra-cabeça, ganhando disparado, colocando as peças nos locais certos com rapidez e destreza. Agilidade mental em jogos indicados para idades bem superiores.

Idem, idem, nos jogos de memória, aqueles que espalhamos as figurinhas e depois as viramos de cabeça para baixo. O molequinho é um azougue. Memoria fresca com muito espaço, ao contrário do avô, com os bytes já lotados.

Já fui o preferido, porem vovó Rê, utilizando as manhas e artifícios femininos, conquistou definitivamente a preferência do danadinho. Fico como segunda opção, seguido de muito perto por Júnior, que se eu bobear, também me passa a perna. Maria Silvia, por enquanto fica na rabeira.

Se na casa dos avós já estamos todos muito animados, aguardando as comemorações, imagino na casa dos pais, Fernanda, Bruno, Letícia e o pequeno. A ansiedade deve estar a mil.

Perguntamos o que Otávio queria de aniversário, respondeu imediatamente, “muitos presentes”, o que certamente ganhará.  Será difícil achar um modelo de dinossauro que ainda não tenha. Vamos improvisar.

Por coincidência, a comemoração ocorrerá na Casa de Festas de uma amiga, Fabiene, vizinha aqui do prédio. Já alertei seu marido, Miguelito, grande parceiro no tênis(mala sem alça), para que caprichem nos salgadinhos, especialmente coxinhas, meu petisco favorito, pois a partir de hoje serei bastante moderado, reservando um bom espaço no meu barrigão, para preenchê-lo no sábado, especificamente na grande festa.

Mil beijos antecipados aos querido netinho e a seus pais , Fernanda e Bruno. Outros mil para Lelê, a irmã mais velha. Mocinha que também logo fará 10 anos.

 

José Roberto- 01/09/23

3 comentários:

  1. Parabéns, felicidade e muitos anos de vida com saúde para o Tatá. Que DEUS o abençoe, iluminando a sua vida. Que a comemoração seja fantástica, com muita alegria e diversão.

    ResponderExcluir