quinta-feira, 24 de maio de 2018

PAÍS DA BURROCRACIA


PAÍS DA BURROCRACIA

Em plena fase de desencanto e desesperança quanto ao futuro do nosso fodido país, temos que suportar mais essa paralisação de camioneiros que estão conseguindo venezuelizar o Brasil, pois não há combustíveis nos postos e os supermercados estão zerados de verduras e alimentos perecíveis.
Por essa pequena amostra, podemos imaginar o sofrimento de nossos vizinhos bolivarianos.
Em que pese esse rebosteio passageiro(assim espero), pretendo abordar no texto de hoje outra faceta triste e maldita, originária da sanha arrecadadora e cartorária dos dirigentes corruptos de nossa nação, que alem de arrecadar mais impostos de forma camuflada, beneficia e cria cartórios para cupinchas e mamadores.
Tentei ontem pela manhã, renovar o Certificado Digital do nosso condomínio, pois como sou o síndico, minha presença era indispensável para a efetivação desse ato “burrocrático” e espoliativo.
Essa porra de Certificado é exigido pela Receita Federal de todas as empresas, condomínios e qualquer atividade que tenha “razão social”, para declaração anual do imposto de renda e outras consultas ao órgão.
Alem da farta documentação exigida para obtenção do Certificado, tudo devidamente chancelado com reconhecimento de firmas e fotocópias até do exame de fezes do síndico, a safadeza custa 150 pratas por ano, podendo ser paga com algum desconto se o cliente optar por quatro anos, prazo máximo, pois os sacanas querem mesmo é faturar sem interrupções.
Não sei de que forma a montanha de grana arrecadada com essa extorsão é distribuída( estimo em alguns bilhões), pois alem das milhares de empresas, consultórios médicos e outros serviços que pagam por essa droga de Certificado, todos os milhares ou milhões de condomínios do país, também arcam com essa despesa nefasta e improdutiva.
Não existe explicação racional que justifique essa excrescência, a não ser a sede desmedida de nossos “burrocratas” de arrecadar cada vez mais, pois quanto mais grana em caixa, mais oportunidades para desvios e concessão de auto-benefícios.
O Brasil é o país dos cartórios, onde temos que provar que estamos vivos ou mortos, sempre pagando alguma taxa ou imposto, para deleite dos sanguessugas de plantão.
Observo que não consegui resolver o problema, pois o serventuário estava atrasado, remarcando minha visita forçada para a próxima segunda feira.
Para aliviar a tensão do meu “saco cheio”, quase estourando,  alem da cara feia, mandei o sujeito a puta que o pariu(mentalmente).

José Roberto- 24/05/18

Um comentário:

  1. Infelizmente só podemos mandar mentalmente. O absurdo dos absurdos, seu documento pessoal tem validade.Seu RG só vale por 10 anos ,estou tirando cidadania europeia e os documentos tem que ter menos de Um ano. É assim vai ,neste país tudo tem validade ,até vc que tem que provar que está vivo para receber sua aposentadoria. Acho que nunca vai mudar ,porque o povinho que habita aqui tb não vai mudar

    ResponderExcluir