terça-feira, 24 de abril de 2018

PROBLEMAS COM A MEMÓRIA


PROBLEMAS COM A MEMÓRIA


Escrevi esse texto há exatamente três anos e obviamente não me lembrava de tê-lo escrito. Todavia, o danado apareceu em lembranças no Facebook e como eu, acredito que muito dos meus minguados leitores não se recordem dele, portanto para sair um pouco da política, julguei oportuno reprisá-lo.
José Roberto- 24/04/18

PROBLEMAS COM A MEMÓRIA
Já devia ter escrito sobre esse assunto há alguns dias, porem, sabem como é, velho esquece as coisas.
Tinha recortado a “Lista do Dia” que obviamente, é publicada diariamente no O Globo, quase sempre com assuntos irrelevantes, todavia, dessa vez o tema abordado me interessava.
Cortei a tira do jornal levando-a para o escritório e como é normal, me esqueci por completo.
Hoje pela manhã tentando variar de tema, deixando de lado essas sacanagens e roubalheira dos políticos e seus afilhados, descobri a tira dobradinha dentro de uma velha agenda, onde registro minha senhas, back-up importantíssimo, pois de repente, as danadas somem da memória.
A esperta lista aborda o tema que aflige as pessoas de meia idade e de idade inteira, seja lá o que signifique essas enrolações: “ QUATRO MANEIRAS DE MELHORAR A MEMÓRIA”.
1- Tome Café- Segundo médicos da Universidade John Hopkins, USA, a cafeina “melhora a resolução das memórias”, através da liberação da norepinefrina, que serve para turbinar a cuca.
Sou um bom consumidor de café, fazendo questão de tomar o puro “arábica”, que compro diretamente do meu velho amigo Renato, proprietário de uma fazenda modelo e de uma torrefação em Monte Carmelo-MG.
Pelo jeito, não ando bebendo o suficiente.
Vou aumentar as doses diárias para ver se noto alguma melhoria.
2- Levante Pesos- Estudos do Instituto de Tecnologia da Geórgia-USA, mostraram que levantar pesos diariamente durante 20 minutos, pode refrescar a lembrança de eventos, pessoas e imagens. A química do exercício, realça a memória episódica.
Infelizmente, nessa eu passo. Não sou afeito a levantar pesos, salvo as sacolas de compra dos supermercados.
3- Faça Sexo- Muito boa sugestão. Segundo experiências realizadas com camundongos na Universidade de Maryland, USA, a atividade sexual estimula a produção de novos neurônios e reduz o esquecimento gradativo que vem com a idade.
Boto fé nesse estudo, mesmo que tenha sido testado com ratos. Poderia me candidatar como cobaia.
Vou tirar uma cópia ampliada desse sugestivo item, para entregar com honras, a minha mulher.
4- Pare de Fumar- Segundo estudos realizados pela Universidade de Northumbria(nunca tinha ouvido falar nessa universidade), do Reino Unido, o fumo afeta o córtex cerebral, acelerando o declínio cognitivo, prejudicando a capacidade de aprender e lembrar.
A duras penas reduzi o consumo diário de charutos, de 3 para 1 por dia. Desse um não abdico nem que a vaca tussa, pois se piora minha desgastada memória, o alcatrão evita que eu tenha aftas, que me infernizavam até seguir a recomendação do irmão mais velho,
Prefiro ser um pouco esquecido que penar com as malditas aftas.
Conclusão Final: Para compensar os problemas inerentes a não observância dos itens 2 e 4, vou tentar caprichar nos itens 1 e 3, desde que não esqueça do assunto após concluir este  texto.

José Roberto- 24/04/15



Nenhum comentário:

Postar um comentário