segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

VOCÊ ACREDITA EM PESQUISA???

VOCÊ ACREDITA EM PESQUISAS?

Sempre tive um pé atrás com relação às pesquisas feitas  em nosso país, onde os famosos institutos tem como primeiro objetivo agradar o cliente.
Desconfio, que quando os resultados dos levantamentos, mesmo  dirigidos, não atendem nem uma pequena fração das expectativas do freguês que bancou o trabalho, a empresa, ou “ instituto” como gosta de ser chamada, dá um maquiada nos resultados, pois estatística é foda, quem realmente entende da dita cuja pode manipulá-la a vontade, alem de contar com a fabulosa desculpa da “margem de erro”.
A famosa margem de erro que possui uma elasticidade impar, é a válvula de escape que evita a desmoralização total do instituto, diante dos resultados efetivos, principalmente em se tratando de pesquisa eleitoral.
Acredito que até mesmo um cara com eu, especialista em embromar e palpitar sobre assuntos diversos, teria boa chance num desses institutos, não na área estatística propriamente dita, mas para enrolar os clientes quanto aos motivos das previsões otimistas dar com os burros n’água(quem sabe, ainda arranjo uma boquinha nessa área).
Apesar de dar pouca importância ao trabalho dessas empresas, também acredito, que elas podem influenciar parte dos eleitores, alguns por serem mesmo ignorantes  e não gostar de votar em perdedores, outros, pela teoria do voto útil, deixando de votar no candidato de sua preferência, pouco cotado, optando por um terceiro que considera menos pior.
O que nos assombra, é ver resultados de pesquisas de institutos que até pouco tempo eram considerados idôneos, cair na vala comum, caso do Datafolha, com descaradas tendências petistas, chegando a resultados absurdos sobre as possibilidades eleitorais do canalha corrupto Mula.
Com meus parcos conhecimentos estatísticos, tenho certeza que essas pesquisas do Datafolha  seguem uma estratificação dirigida, segmentando a amostragem da população a ser pesquisada de acordo com os resultados que se quer obter, como por exemplo, selecionando pessoas de zonas pobres de periferias das grandes cidades, habitantes de pequenas cidades e grotões do interior, principalmente do nordeste, enfim sorteando de forma dirigida as pessoas escolhidas para a mil e poucas entrevistas.
Só mesmo utilizando esses expedientes e outros mais sofisticados que desconheço, para justificar que um ladrão corrupto que acabou com nosso país, possa ter mais de 30% de intenção de votos.
Na pindaíba atual pós Lavajato,  asfixiados pela falta de verbas que minguaram após a derrocada das grandes empreiteiras e dos campeões nacionais, sem verbas do caixa dois, esses institutos estão topando qualquer negócio, comprometendo ainda mais suas chamuscadas imagens.
Apesar de algumas derrapadas em passado recente, dentre todos, o único que merece ainda um pouco de credibilidade é o Ibope, que de certa forma, tem atuado dentro da neutralidade esperada nesse tipo de atividade, selecionando melhor e tratando de forma mais realista os dados e resultados apurados.
Todavia, é bom sempre desconfiar, pois eu como provavelmente você que agora lê o meu texto, jamais conheceu uma pessoa que tenha sido entrevistada por um desses institutos.
Dá para acreditar nessa gente???

José Roberto- 04/11/17



Um comentário:

  1. Quem paga essa pesquisas? Só pode ser quem tem administração das urnas eletrônicas e do voto obrigatório, que no nordeste é tudo.Voto obrigatório é coisa de comunistas. (na Russia nem o comunismo vingou). Lula está acabado de voz, de corpo e de alma, sem falar na sua idoneidade, pois já é um condenado. E ele bem sabe disto!

    ResponderExcluir