quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

COITADO DO MEU NARIZ





 COITADO DO MEU NARIZ

Para dar uma aliviada nesse momento de grande tensão que o país vive, , resolvi abordar hoje um tema mais leve, longe da nossa famigerada política e outros assuntos da área, que nos envergonham e causam asco.
Ontem finalmente concluí meus exames médicos, comprovando que o velhote aqui está em forma.
Não entrarei em detalhes, pois também já escrevi muito sobre o assunto, desnudando minhas vergonhas e humilhações.
Passeando pelo Google, por acaso, defrontei-me com um texto escrito há algum tempo, do qual não tinha qualquer lembrança (“A Lei do Ventre Livre”).
Abrindo-o para matar a curiosidade, constatei que abordava a demissão por justa causa de um livreiro, ocorrida na Inglaterra, porque o sujeito apesar de ser um expert , peidava muito, perturbando os colegas de trabalho.
Lembrei-me inclusive de um querido sobrinho, cujo intestino é uma poderosa fabrica de gás de destruição em massa, daqueles que Bush jurava que o Iraque fabricava secretamente, justificando a invasão do país.
É compreensível que segurar o flato, é um ato anti-natureza, pois o “peido enforcado” causa terrível mal estar ao seu produtor.
Facadas no peito, nó nas tripas, dor nas costas, cólicas e até sintomas de enfarto, são conseqüências dos que ousam reter gases nas entranhas.
O procedimento normal recomendado pelos médicos, é abafá-los, reduzindo sua sonoridade e deixá-los escapar tranqüilamente, na surdina.
O único problema são os odores.
A maioria é inofensiva, não molestando pessoas que estão na proximidade.
Porém alguns, em especial meu sobrinho, tem a capacidade de transformar uma simples prato de arroz com feijão em “papo de urubu”, por razões que a ciência até hoje não conseguiu decifrar.
Pobre daqueles que como eu tem um bom nariz. Sentem a catinga de longe.
Apesar de fumar e ser viciado em Afrim ou similar, tenho um olfato desgraçado de bom.
Entro num elevador e sinto todos os cheiros, suor, urina, chulé, falta de banho, murrinha e até resíduos de flatos que estão se dissipando, expelidos por um safado qualquer.
É um constante tormento que foge totalmente ao nosso controle, pois independente de querer ou não, fico fungando e tentando diagnosticar a origem e procedência do mau cheiro.
A medida que envelhecemos, as orelhas e o nariz crescem, porem ao contrário da visão e audição que vai ficando cada vez pior, o olfato se aprimora, captando odores com maior intensidade e aumentando o raio de abrangência.
Andar de ônibus e até mesmo de avião, torna-se um tormento, pois os bons de cheiro não conseguem desligar os radares anti-odores.
Vão captando todas as nuances fétidas e sofrendo durante a interminável viagem.
Tenho inveja daqueles, como minha mulher, que foi abençoada com o olfato seletivo.
Não sente nenhum desses cheiros desagradáveis, porem é ótima em sentir e identificar aroma de perfumes.
Reclama principalmente dos desodorantes e lavandas que uso pela manhã, achando-os enjoativos e escondendo-os diversas vezes, para evitar repetições.
O interessante é que normalmente acordo bem antes dela, que mesmo dormindo ou horas depois, refuga minhas escolhas.
Li, que as fábricas de uísque na Escócia, garantem a qualidade de seus “blendeds” utilizando cheiradores profissionais, que mantem a qualidade do produto apenas pelo olfato, sem qualquer prova ou degustação.
Dizem ainda que esses “bons de cheiro” faturam uma nota preta.
Acho que nasci no país errado.

José Roberto- 15/03/11


NOTA- TEXTO RECUPERADO DO BLOG TERRA, OPINIAODOZE, ESCRITO HÁ CINCO ANOS.

José Roberto- 17/02/16



Nenhum comentário:

Postar um comentário