quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

PLÁGIO

PLÁGIO

Hoje vou dar um refresco para a canalhada petista, escrevendo sobre um sujeito que já vem me decepcionando nos últimos tempos.
Trata-se do decadente Roberto Carlos, que se mantém a tona graças a generosidade da Globo, pois não produz nada que preste há muito tempo.
Para ficar ainda pior na fita, tentou por todos os meios emplacar um decreto, proibindo a publicação de biografias não autorizadas, travestindo-se de censor mor da era petista.
Graças a reação da quase totalidade do meio artístico/literário, com exceção de alguns veteranos senis, esse projeto fascista foi sepultado no Congresso.
Até que curtia alguma simpatia por esse cara, que vivendo de sucessos passados estacionou nos anos sessenta, tentando manter a mesma fachada do período da jovem guarda, com cabelo e vestuário ridículos, mais parecendo uma das estatuas embalsamadas do Museu da Madame Trousseau.
Depois de algumas porcarias de primeira grandeza, o decadente conseguiu um sucesso estrondoso com “Esse Cara Sou Eu”, graças a providencial ajuda da TV Globo, que incluiu a música como tema de uma de suas novelas em horário nobre.
Julguei que o “cara” tivesse tido uma recaída para melhor, pois mesmo com uma letra chinfrim, o sucesso tinha um certo apelo.
Ledo engano.
Sepultando definitivamente o mínimo respeito que tinha pelo decrépito cantor/compositor, recebi um email, provando de forma cabal e insofismável,
que “Esse cara sou eu” é um plágio vergonhoso de uma musica cantada por Elvis Presley em 1972(http://www.youtube.com/watch?v=xDw-X4lOyKw).
Pelo vídeo, eu que não entendo porra nenhuma de música, não tenho dúvida tratar-se da mesma melodia e com letra bastante similar, em que pese meu inglês claudicante.
O “Cara” mudou apenas algumas notas e palavras e se deu muito bem, pois faturou horrores por conta desse vergonhoso plágio, desencalhando CDs antigos e conseguindo aumentar seus shows pelo país, pois ainda conta com a preferência de coroas e velhotas, saudosas dos bons tempos que não voltam mais.
Pelo email, tomei conhecimento que esse vício “copiativo” já era antigo, pois outro sucesso dos tempos da jovem guarda, “O Calhambeque”, também é um plagio escarrado.
Está mais uma vez provado, que em nosso país, só os espertos tem vez, como se não bastasse na política, até mesmo na música.
Por essas e muitas outras, fico balançado.
Se por acaso, daqui para frente, gostarem muito de um texto do meu Blog, não tenham dúvidas:
É plágio.


José Roberto- 13/02/14

12 comentários:

  1. Esse Cara se faz de bonzinho, mas é um espertalhão.
    Acho que vou virar compositor, pois sou bom em cópia, desde meus tempos de escola.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, sou contemporâneo desse sujeito e, portanto, da época do auge da "Jovem Guarda" e do rock, porém nunca gostei dele nem de suas músicas. Sempre achei melhores: Dino e Deno, Leno e Lilian, Trio Esperança e, principal/disparadamente, Golden Boys...
    Luizinho.

    ResponderExcluir
  3. Alguém aguenta mais ver o Show do Roberto Carlos do fim do ano? É torturar muito o povão. Ainda tem gente que embarca com ele no navio. Deus me livre! O negócio dele agora é cuidar dos negócios. Está construindo um majestoso edifico próximo a Avenida Faria Lima, em São Paulo, num local super valorizado e classe A. Quem quiser ouvir uma nova e boa música do Roberto Carlos, vai ter que espera sentado por muio tempo.

    ResponderExcluir
  4. Só muito desequilibrado mesmo p nao observar que esse vídeo é uma montagem muito da doida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Montagem porque cidadão ? Gostar desse velho Rei do plágio é uma coisa,agora não querer aceitar que ele é espertalhão com musicas alheias é outra.

      Excluir
  5. o calhambeque é uma versão de erasmo carlos. quando se emite uma opinião é preciso cuidado e conhecimento de causa. roberto carlos reconheceu plágio em caminhoneiro e pagou uma grana alta p/ musica O Careta ( que é muito feia. Raul Seixas plagava até nos nomes da musicas. Ninguém é santo..
    gilberto (carapicuíba)

    ResponderExcluir
  6. Amigão.. é o seguinte:quando ,nós, jornalistas,(bom pelo menos eu sou ) escrevemos algo devemos antes de mais nada se atentar a fontes; de onde veio a noticia, é fonte 1,2,ou 3? no minimo..... não sair escrevendo qualquer merda.. presta atenção, sei que RC já esteve envolvido em casos de plágio , no entanto esse link que você colocou do Elvis Presley dizendo que foi um show em 1972 sim.. foi em 1972, mas existe uma coisa, ele nunca cantou essa musica nesse show e em nenhum outro! Qual,o nome da musica em Inglês? Esse link é uma montagem sem vergonha, que não tem o menor cabimento..e qualquer conhecedor de musicas do Elvis , sabe que ele nunca cantou isso.. é montagem muito mal feita por sinal.. cuidado! você pode arrumar pra sua cabeça e ter que pagar vários honorários por ai...

    ResponderExcluir
  7. Amigão.. é o seguinte:quando ,nós, jornalistas,(bom pelo menos eu sou ) escrevemos algo devemos antes de mais nada se atentar a fontes; de onde veio a noticia, é fonte 1,2,ou 3? no minimo..... não sair escrevendo qualquer merda.. presta atenção, sei que RC já esteve envolvido em casos de plágio , no entanto esse link que você colocou do Elvis Presley dizendo que foi um show em 1972 sim.. foi em 1972, mas existe uma coisa, ele nunca cantou essa musica nesse show e em nenhum outro! Qual,o nome da musica em Inglês? Esse link é uma montagem sem vergonha, que não tem o menor cabimento..e qualquer conhecedor de musicas do Elvis , sabe que ele nunca cantou isso.. é montagem muito mal feita por sinal.. cuidado! você pode arrumar pra sua cabeça e ter que pagar vários honorários por ai...

    ResponderExcluir
  8. kkk esse cara com um ovo na boca não é o elvis cantando .o vídeo que mostra é de um show do Road Hampton 1972. e ele nunca eu disse nunca cantou essa bosta de música o sou fanático pelo elvis .tenho tatuado no meu corpo diversas tatuagens do elvis.então não sou nenhum ignorante. e te digo o Roberto Carlos merece respeito pelo artista que é e pelo que representa o rei da jovem guarda.eu particularmente não sou muito Fan do RC .mas o respeito muito pelo fato de vc pegar um livro de história e quando o livro fala sobre a década de 60 e da revolução musical da época.quem parece la...Roberto Carlos e sua patota.enfim Elvis é o rei e pronto assim como Roberto carlos também,porém não com tanta força como elvis

    mas agaranto a todos que leram essa matéria que não é o elvis

    a misica original que está por trás da montagem é funny how time slips away de 1972 onde ele usa um macacão chamado own.com uma coruja no cinto

    ResponderExcluir
  9. Na própria descrição do vídeos está escrito:

    Voz por: Luciano Assaf
    https://www.youtube.com/user/lucianoelvisassaf

    Luciano é um cantor cover do Elvis. É ele quem canta essa versão em inglês da música Esse Cara Sou Eu, originalmente composta pelo Roberto Carlos.

    ResponderExcluir
  10. Chico Buarque também é outra decepção, no Wikipedia consta Roberto e Erasmo como compositores; uma imensa mentira ao seu publico. Poxa Roberto você sempre foi uma farsa desde a época do Tim Maia; que vergonha.

    ResponderExcluir