quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O SENTIDO DOS SONHOS


A SENTIDO DOS SONHOS

 

Já contei aqui nesse meu espaço, sobre os sonhos recorrentes que tenho, me fazendo acordar aflito, tornando difícil a reconciliação com o sono.

O mais constante é sobre o esquecimento de malas em hotel, da pasta num restaurante, sempre na iminência de perder o vôo de retorno.

Desses, acordo assustado, mas consigo me lembrar na manhã seguinte.

Todavia, dos costumeiros pesadelos, recordo, que ao acordar suando durante a madrugada, constato, graças a Deus, que foram apenas sonhos ruins, voltando a dormir um sono entrecortado.

Sonhar coisas agradáveis, com mulheres apetitosas, nem pensar.

Se por acaso sonhei, não consigo também lembrar.

Todavia, nessas duas últimas noites, sonhei com meu velho e querido amigo Norberto.

Chamar Norberto de velho é um contra-senso, pois morreu prematuramente beirando aos cinqüenta. Muito jovem.

Nos sonhos ele aparece sorrindo, um pouco mais encorpado e com os cabelos mais longos, caminhando em minha direção.

Norberto sempre foi um magrelo irriquieto e ninguém jamais poderia supor que seus níveis de colesterol, lipídios, triglicídios e outras porcarias fossem tão elevados.

Parece que ele tenta me dizer alguma coisa que não consigo escutar.

Tento caminhar em sua direção para estreitá-lo num forte e saudoso abraço, porem permaneço estáticos, sem sair do lugar.

Ficamos nesse impasse durante alguns minutos, contente por vê-lo, mas sofrendo por não entender sua fala e por não poder abraçá-lo.

É um sonho curto, cujo significado estou tentando entender e decifrar.

Talvez a origem desse sonho tenha suas raízes fundamentadas num email que recebi do Pedro, um amigo comum, que me encaminhou semanas atrás, fotos do Norberto com sua mulher ou filha, postadas no Facebook.

Pedro comentou no email, que estranhamente, alguém tinha expurgado a foto do Facebook, causando espanto aos inúmeros conhecidos que haviam se manifestado, inclusive sua própria filha.

Não sou adepto dessa nem de nenhuma outra rede social, preferindo ficar apenas restrito ao meu blog.

Porem, arquivei a foto que reacendeu a saudade e as lembranças desse querido amigo, sobre quem tenho muito a contar.

Não sou carola, nem mesmo o Norberto era um católico devoto, porem talvez esses sonhos repetidos embutam alguma mensagem.

Por via das duvidas, vou rezar em sua intenção alguns Pais Nossos e Ave Marias, receita de minha mãe adequada para esses casos.   

Orações e reflexões sobre os entes queridos que já partiram, alem de ser um consolo para nós próprios, é um tributo e efetiva demonstração de apreço para aqueles que fazem tanta falta.

Que Deus escute minhas preces e mantenha o sorriso na face do querido Norberto.

A saudade porem, reacendeu e calou fundo.

Um abraço apertado ao velho e querido amigo.

 

José Roberto- 24/01/13

 

 

 

2 comentários:


  1. Interpretar sonhos é tarefa para cartomantes e embusteiros, mas as vezes, os sonhos retratam nossas ansiedades, desejos e saudades.
    Cada um deve ler a sua maneira, aquilo que sonhou, pois sempre existe algum sentido oculto, que só nós conseguimos entender, ao menos em parte.
    Todavia,nunca é demais, recorrer a nossa fé e rezar para que Deus nos ilumine e também aqueles que são objetos de nossas saudades.

    ResponderExcluir
  2. Sonhar com pessoas de quem gostamos é uma benção.
    Você fez muito bem em rezar pelo seu amigo,e que ele continue sorrindo.

    ResponderExcluir