quinta-feira, 18 de julho de 2024

MEU AMIGO PANAIA- PARTE III

 

MEU AMIGO PANAIA- PARTE III

 

O último texto que escrevi sobre meu querido amigo Panaia, foi em meados de março passado, após receber a notícia de sua morte. Descansou pois estava mal, com forte demência e saúde debilitada. Subiu ao céu, onde com certeza está guardando meu lugar, mesmo sabendo que ainda vou demorar a lhe fazer companhia.

Na ocasião, fiz uma rápida retrospectiva de sua vida, focando mais no aspecto profissional, pois para relatar nossas aventuras e aprontos no período de adolescência e juventude, realmente, teria que escrever um livro.

Panaia era um grande gozador. Gostava de contar histórias de terror, inventadas na hora, para meu irmão caçula, André, principalmente a noite, que ficava com medo se refugiando na cama de nossa mãe.

Suas histórias começam sempre assim: “eram 5 pra meia noite...”.

Como já disse, Panaia era considerado membro da família, frequentava nossa casa com assiduidade, e para acabar com os medos do caçula, que gostava de ouvir suas histórias, nossa mãe o proibiu de contá-las.

Para não contrariar as ordens de Hercília, o danado mudou apenas o costumeiro início de seus contos, que passaram a ser assim: “Eram 5 pra dez pra uma...”, mas o assunto continuava o mesmo, continuando tudo como dantes.

Panaia gostava de aprontar mexendo com merda. Quando estávamos caçando com estilingues, obrigação praticamente diária, chamava minha atenção para um hipotética rolinha, escondida atrás de um galho, me direcionando para poder vê-la. Normalmente me conduzia para que eu pisasse em alguma cagada, mesmo sabendo que após lograr seu intento, dar muita risada, levaria uns cascudos. Obviamente, fui ficando cada vez mais ressabiado com sua generosidade.

Não” íamos com a cara” do presidente do clube local, o União Monte Alegre. O apelidamos de Homero “bundinha” pois tinha mesmo uma bunda arrebitada e espalhamos o codinome, que pegou e o deixava puto. Escrevíamos seu apelido, com carvão, nas paredes do Clube, além de colocar palitos no buraco da chave do cadeado que ficava no porta do cinema, dando uma trabalheira para que fosse aberta, quase atrapalhando as sessões, que aconteciam aos sábados e domingos.

Para coroar, tarde da noite ou de madrugada, esfregávamos merda no trinco do portão da casa do Bundinha, que ficava bem próxima a nossa. Lamentávamos não poder ver o desfecho de nossa obra, nem mesmo assistindo de longe.

Panaia era um legítimo “espirito de porco”, pois além de sempre estar matutando uma forma de encher o saco de terceiros, não perdia oportunidade de me espicaçar, mesmo sabendo que haveria represálias, pois eu era bem maior que ele, inclusive o escudo que o protegia dos que tentavam lhe dar o troco. Eu e meu estilingue éramos bem respeitados.

O danado se realizava quando recebíamos a visita de um primo, Antônio Bento, ótima pessoa, alegre, mas desajeitado, principalmente aos nos acompanhar em nossas andanças e caçadas.

Costumávamos passar por um local, uma espécie de mangue, principalmente qundo acompanhados de estranhos, pois sabíamos o local exato onde pisar, nos divertindo quando o dito cuja caia num atoleiro. Meu primo desajeitado era freguês contumaz dessas pegadinhas.

Sabendo de antemão o local onde ficava uma goiabeira carregada, Panaia pincelava merda nos troncos e oferecia gentilmente a primazia de acesso ao um de nossos acompanhantes, e Antônio Bento sempre caia nessa, saindo chamuscado , porem sempre de bom humor.

Antônio Bento formou-se em medicina se especializando em pediatria. Quando lhe perguntei o porquê da escolha, dando aquele largo e costumeiro sorriso respondeu marotamente , que “mesmo errando o diagnóstico, as crianças não reclamam”. Morreu moço, de enfarto, com uns quarenta anos.

Havia um sujeito atrapalhado em Monte Alegre, Zé de Lima, que costumava roubar calcinhas das mulheres, que as deixavam penduradas no varal de seus quintais, para cheirar os odores pecaminosos. Foi pego em flagrante tentando pescar uma de suas prendas.

O assunto foi divulgado com estardalhaço e o tarado passou a ser chamado de “Varal”. Panaia não perdia chance de importuná-lo, perguntando o tipo de anzol que usava, o número da linha, até que um dia levou uma rasteira do tarado e saiu voando, só não apanhou porque eu estava junto, e como já disse era respeitado, inclusive pelos adultos.

Panaia era o cão e tenho muito a contar dele e de nossas aventuras. Vou relembrando aos poucos.

Bons tempos da juventude irresponsável!

Fora Mula!

 

José Roberto- 18/07/24

 

 

 

 

 


2 comentários:

  1. Tenho acompanhado as "travessuras e aventuras" suas e do seu saudoso amigo Panaia. Confesso que fiz algumas travessuras, juntamente com outros amigos, mas acho que fizeram mais que eu. pode continuar contando que acompanharei e darei algumas risadas. Que nos dias de hoje valem muito. Mas, o que queria enfatizar agora, é que ao ler este texto me veio a mente a excelente música "Volver a los 17", que tem tudo a haver com suas aventuras. Esta canção foi composta em 1962, pela chilena Violeta Parra e ganhou o mundo nas décadas subseqüentes, sobretudo na voz da argentina Mercedes Sosa. Estou ouvindo agora "Volver a los 17", com Mercedes Sosa e Miltom Nascimento, o que me faz voltar no tempo dos meus 17 anos e imagino que se ouvi-la irá também voltar no tempo de suas travessuras juntamente com o Panaia. https://www.youtube.com/watch?v=Lqs4N7cDL4Y (com tradução)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUERIDO AMIGO VANDECO
      É sempre um prazer ler seu comentários, que enriquecem e complementam meus textos. Vou escutar a música sugerida, pois você e bamba nesse assunto e eu bem chucro. Abcs.
      gima

      Excluir