terça-feira, 19 de setembro de 2017

JÁ FEZ O SEGURO DO SEU CARRO?

JÁ RENOVOU O SEGURO DO SEU CARRO?

Faço o seguro do meu carro com o mesmo corretor há mais de 20 anos.
Graças a Deus nunca precisei utilizá-lo, a não ser em uma ocasião que uma pequena pedra trincou o para-brisas e precisei substituí-lo.
Durante minha vida, acredito já ter gasto com seguros, o valor de pelo menos uns cinco carros.
Quando chega a época da renovação, o corretor me liga e envia as cotações por email, sempre quatro um cinco.
Via de regra, desde que os valores não sejam muito discrepantes para maior, opto pela Sul América ou Porto Seguro, seguradoras tradicionais com bom conceito no mercado e que cumprem com suas obrigações contratuais sem protelações e embromações.
Recebi na quinta-feira passada a ligação e o email, com propostas das cinco principais corretoras  e já me preparava para autorizar o fechamento com a Sul América,  quando lembrei da caixa do banco Itaú, que sempre pergunta se já renovei o seguro do meu carro, indicando um telefone ou perguntando se poderiam me ligar, pois as taxas do banco para clientes personnalite,  segundo ela, eram bem atraentes.
Aproveitei para passar no banco, pagar algumas contas,  dando o OK para a mocinha simpática do caixa, que fez o meio campo e após prestar informações a pessoa que me contatou, recebi com muita satisfação a proposta da Porto Seguro, que pertence ao Itaú.
O valor era 30% menor que as cotações apresentadas pelo meu antigo corretor.
Fiquei cismado e fui dar uma conferida nas apólices e verifiquei, que apesar do meu carro ser de 2012, os valores de referência para calculo eram os mesmos da época em que comprei o carro, embora estive escrito de uma forma meio rebuscada, que no caso de roubo ou perda total, o reembolso seria efetuado pelo valor de mercado.
Normalmente os seguros são feitos com base no Valor de Referencia de Mercado, não importando se o valor contratado seja 100, 80 ou 70 mil. Caso haja perda total a indenização é feita pelo valor atual do carro, depreciado, de acordo com a tabela Fipe.
Portanto não adianta estabelecer como referencia 100 mil se hoje seu carro vale apenas 50mil.
Acredito que essa possa ser uma das razões do valor do seguro ter sido sempre elevado, apesar do bônus que é meio enganação, pois em todas as renovações foi mantido o preço original de compra do carro.
São pequenos detalhes que passam desapercebidos, mas que pesam em nosso bolso, pois alem de tudo assinamos um atestado de desatenção, para não falar “burrice”.
Acredito que se aconteceu comigo, deve acontecer com muitas pessoas, embora eu não seja um exemplo de atenção e também por não entender praticamente nada de seguros automobilísticos.
Mas vale a pena perder um tempinho, pois no meu caso, tempo foi dinheiro, uma graninha suficiente  para queimar na compra de umas seis garrafas de Jaggermeister, bebida nacional alemã, que cai bem em todas as horas, inclusive antes ou entremeada com uma boa cerveja(também é ótima para o estomago e não é desculpa de manguaceiro).
Portanto fica o alerta: faça seguro de forma segura, sem tomar na tarraqueta(assim falou o Zé e talvez Zaratrusta).


José Roberto- 19/09/17

2 comentários:

  1. "Primeiro você faz a cama, depois se deita", trocando em miúdos, depois de ganhar o cliente você faz o preço a seu modo. Infelizmente aqui no Brasil temos que confiar desconfiando. Descobri que o meu corretor ganhava mais de 25% do valor da apólice. Troquei o Corretor as vezes funciona fazer leilão ao contrário que cobra menos.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe QUEM*** cobra menos.

    ResponderExcluir