sexta-feira, 24 de março de 2017

VICK, NO OUTONO DE SUA VIDA

VICK, NO OUTONO DE SUA VIDA

Ando preocupado com meu fiel escudeiro, pois com 13(treze) anos completados em janeiro não tem mais aquele vigor, dando a impressão algumas vezes, estar  em pior estado que o dono.
Não sei exatamente a equivalência de um ano humano para um de cachorro,mas pelas minhas estimativas Vick deve estar beirando os oitenta, demonstrando algum sinal de cansaço.
Recordo, que no início do ano passado, após exames, radiografias, ultrassonografias, pois Vick mal conseguia andar, constatou-se, que alem de uma displasia do lado traseiro esquerdo da qual já havia sido operado, a perna direita traseira estava comprometida por uma violenta artrose.
Após alguns anti-inflamatórios resolvi começar a dar para o meu cão, o mesmo remédio que tomava para minhas juntas estropiadas, a base de  Glucosamina, Condroitina e  MSN.
Tomando nossos pesos como referência, dividi os comprimidos em quatro partes, passando a dar(na marra) uma para o Vick diariamente.
Sua melhora foi espantosa, deixou de mancar chegando até mesmo a ensaiar algumas corridas, sem exageros.
Todos os dias em nossas caminhadas matutinas e vespertinas, tomo cuidado evitando que Vick salte degraus ou declives, pois alem da pernas fracas também está com a visão reduzida, sendo comum quedas ou alguns esbarrões,  quando me distraio.
Ontem, conversando com um conhecido na entrada no prédio, deixei Vick saltar um declive sem amortecer sua queda, conforme faço normalmente.
Não percebi o resultado no momento, mas a tarde, Vick mal conseguia andar, mancando, com uma cara triste que quem estava com dores intensas.
Levei-o no colo até nosso jardim para manter a rotina, retornando em poucos minutos, pois senti que o bichinho não estava muito a vontade.
Dei-lhe o remédio usual acompanhado de um supositório de Novalgina, que aos poucos foi fazendo efeito, diminuindo seu desconforto.
Nessa fase de sua vida Vick passa a maior parte do tempo dormindo, sempre a meu lado quando estou em casa. Na minha ausência Regina assume o posto.
Dá uma imensa tristeza constatar que Vick está velhinho, com alergias e demais problemas se agravando, que infelizmente sua luzinha outonal começa a tremeluzir mais fracamente.
Vick faz parte da família, já impediu viagens para que não ficasse sozinho ou aos cuidados de estranhos.
A única vez que ficou dois dias em casa sem nossa presença, deve ter sofrido muito, pois na nossa chegada esfregou-se um tempão em minhas pernas uivando e chorando muito.
Não posso me imaginar lendo no “trono” em plena madrugada, assistindo um filme ou um jogo de tênis na TV, fumando um charuto, sem meu fiel escudeiro a meu lado.
Rezo para que o outono do meu querido cão seja longo, com ventos amenos e dias ensolarados, evitando pensar que o inverno chegará implacavelmente.


José Roberto- 24/03/17

4 comentários:

  1. Zé, estou passando por essa imensa tristeza com a minha Nina, nos seus 18 que serão (?) completamos em setembro. Está pele e osso sem massa muscular, os vets dizem que é o normal em cães idosos. Sempre dormindo, com artrose e comendo sem prazer, coisa impossível de acontecer quando em pleno vigor. Minha irmã diz que eu deveria fazer eutanásia pq ela está sem nenhuma qualidade de vida. Não sei, já pensei ano passado quando teve oito ataques de apnéia seguidos, mas o vet disse que não estava em sofrimento, não sei. Mas fico angustiada em ver minha bichinha sempre tão alegrinha e cheia de vida no passado, agora uma morta-viva, sem autonomia para nada. Só em pensar que passarei por isso daqui uns 2 ou 3 anos com o Tobias, já sofro por antecipação. Imagino o que vc está sentindo com o seu Vicky, um companheirão dos passeios na pracinha. Espero que o final deles seja como de um passarinho, pofffff!!!!! E pronto virem estrelinhas no céu dos cachorrinhos. Grande abraço Ana (ex vizinha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha Cara amiga Ana
      Realmente ficamos com o coração partido ao ver a decadência de nossos fieis amigos e companheiros.
      A eutanásia é uma decisão terrível que jamais espero enfrentar.
      Lembro bem da Nina e do Tobias, companheiros do meu Vick.
      Temos que ter força nessa hora difícil e que Deus nos ajude.
      Abcs

      Excluir
  2. Está na hora de você arrumar um "amiguinho" para o Vick, que na verdade será o seu futuro escudeiro.

    ResponderExcluir