segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ACADEMIA ITANHAENSE DE LETRAS

ACADEMIA ITANHAENSE DE LETRAS

A partir de agora, os amigos que não me tinham em alta conta, vão ter que me encarar com mais respeito.
Sábado, ao final de uma bela tarde, fui empossado e diplomado como Acadêmico Correspondente da Academia Itanhaense de Letras.
Ao receber o convite formal, graças a indicação do velho conhecido e amigo José Cláudio, que descobriu meu blog e meus textos por acaso, tornando um dos leitores habituais, não fazia idéia do porte e da importância dessa Academia.
Imaginei tratar-se de um grupo de amigos, com interesse comum pela literatura, que se reuniam eventualmente para um bate papo e um cafezinho.
Fiquei surpreso, emocionado e comovido ao constatar, como de costume, que mais uma vez estava totalmente equivocado.
Meu primeiro baque foi ao chegar ao local, a Câmara Municipal de Itanhaém, arrumada com apuro, praticamente lotada, com familiares e amigos dos acadêmicos e dos que seriam homenageados.
Uma agradável musica de fundo, distraia a platéia até o inicio da solenidade.
A mania de pensar que a experiência adquirida com a idade, de já ter dobrado muitas esquinas pelo mundo a fora, de já ter sobrevivido a quedas e tempestades, me pregaram uma peça.
Fiquei preocupado ao constatar, que não havia me preparado com o devido cuidado, para uma solenidade tão bonita, repleta de pompa e circunstância, com a elite cultural de Itanhaém e vizinhança. Lamentei não ter despendido uma hora para redigir meu discurso com antecedência(tempo máximo que gasto ao redigir meus textos).
Acreditava, que bastariam algumas palavras de agradecimento, não contando com a dose extra de emoção e até mesmo de nervosismo, após ouvir verdadeira aula dos primeiros colegas diplomados, esbanjando competência, graça, cultura e facilidade de comunicação com os presentes.
Provando aquilo que já sabia, que não sou grande coisa em improvisos, nem em discursos, espero, que com minha performance atabalhoada, não tenha decepcionado meus padrinhos e os demais colegas acadêmicos.
Tenho certeza que sou melhor com a palavra escrita, pois oralmente, como diz minha esposa, tendo a divagar, cometendo hiatos, chegando a perder a seqüência lógica do assunto abordado.
Quero portanto, apresentar minhas desculpas aos meus queridos pares, membros efetivos da Academia Itanhaense de Letras, muitos conhecidos desde longa data, bem como aos colegas acadêmicos correspondentes, como eu, empossados nessa regia solenidade.
Por obra do destino e da CESP, aportei em Itanhaém em meados de 1968, de onde nunca mais me afastei.
Caí de amores pela cidade e sua gente, a tal ponto, que uma caiçara desbancou velhas pretendentes, se “instalando como posseira dentro do meu coração”, união que persiste firme e indissolúvel há mais de quarenta e quatro anos, frutificando em três filhos maravilhosos(e uma netinha ainda mais maravilhosa).
Com muito orgulho, agradeço a honraria que me foi concedida com a outorga desse “canudo”, alinhando-me a nata cultural e literária da nossa querida cidade, da velha Itanhaém, de tantas histórias inolvidáveis a serem escritas, contadas e cantadas em prosa e verso.
Um agradecimento especial a Presidente da Academia, Elizateh Bechir Watanabe, filha da terra e também velha conhecida, pela gentileza do convite e pelo singelo acolhimento.
Ao recente amigo, Otávio Carrillo Júnior, por ter sido meu padrinho oficial, permitindo minha introdução no mundo encantado e literário de Itanhaém.
Um abraço muito especial ao amigo José Cláudio de Mori, que pela magia da Internet, acidentalmente, descobriu os textos de um velho conhecido, concedendo-lhes talvez, exagerada relevância.
A filhote Júnior, minha cunha Cecília e ao querido sobrinho Ricardo, meu carinho pelo apoio físico e moral, imprescindíveis nessa importante ocasião.
Fica também registrado um alerta aos meus amigos do tênis, para que me tratem com mais respeito e deferência, pois sou agora um acadêmico, um imortal.
Podem se cotizar em dólares, para comprar o meu fardão.

José Roberto- 11/11/13





6 comentários:

  1. Parabéns Gima. Nada mais gratificante que o reconhecimento do nosso trabalho. Gima vc fez muito pelo setor elétrico mas foi reconhecido pelos textos maravilhosos do seu blog. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Parabens - creio que os Academicos da Itanhaem tambem sao imortais assim como o colega Sarney, Agora ja podes frequentar o cha da ABL como Academico convidado. Aproveite para distribuir seus comentarios in loco e pessoalmente mas cuidado com as porradas, pois todos sao imortais.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Gigi!
    Agradabilíssima e merecida escolha!
    Luizinho.

    ResponderExcluir
  4. Graças ao seu raciocínio claro e percepção rara, merecidamente você foi agraciado com o diploma de Acadêmico da Academia Itanhaense de Letras. De excelente blogueiro você passa a escritor, podendo, sem nenhuma dúvida, elaborar o seu primeiro livro, com base nas suas 100 melhores crônicas. Parabéns!
    Vanderlei

    ResponderExcluir
  5. Caro Zé

    Meus parabéns.
    A partir de agora, como Acadêmico, imagino que você vai escrever textos mais bem comportados.
    Abraço.

    Otto.

    ResponderExcluir
  6. Querido Zé, parabéns! Eu fico orgulhosa em ser sua amiga. Alice Stärk

    ResponderExcluir