quinta-feira, 6 de abril de 2023

COMEMORAÇÕES PASCOALINAS

 

COMEMORAÇÕES PASCOALINAS

 

Minha neta Letícia sempre dizia, que sua data festiva preferida era a Pascoa, pois, sabida desde pequenina, mesmo não mais acreditando no bom coelhinho, gostava muito de procurar e encontrar os ovos de chocolate que escondíamos pelo apartamento.

Atualmente, com quase 10 anos, com ares de menina-moça, já não temos certeza quanto a essa preferência, todavia continua adorando chocolate.

Já não é o caso do netinho Otávio, que sabidíssimo, a completar 4 anos em setembro, deixou bem claro, que ao invés de ovos prefere ganhar “dinossauros”, pois segundo ele, quem gosta de chocolate é a Lelê.

Tatá é viciado em brinquedos e desenhos de dinossauros, caminhões e ferramentas. Promete.

Para deixar os netos satisfeitos e felizes, já encomendamos e recebemos as “surpresas” que eles mesmos escolheram.

Escrevendo o texto nesse exato momento, tentei recordar as Pascoas de minha infância, não lembrando muita coisa, apenas de umas restrições de minha mãe, que me proibia de pescar na Sexta-Feira Santa, sem muito rigor, pois sempre dava um jeitinho de escapulir para a beira do rio Piracicaba, com meu grande amigo e parceiro, Panaia, que ficava com os peixes que eventualmente pescávamos.

Não recordo de ter ganhado ovos, chocolates ou presentes e fiquei cismado, pois será um lapso de memória normal na minha idade, ou não ganhei mesmo?

Caso nunca tenha ganhado nada, não senti falta, nem tenho qualquer trauma, pois nos velhos tempos a Semana Santa e a Pascoa eram festividades puramente religiosas, precedidas de uma quaresma rigorosa, sem festas, onde até as músicas tocadas nas rádios eram comedidas.

Acredito que o apelo comercial disseminando o costume entre nós, tenha surgido bem depois, com a chegada da TV, quando já era um marmanjo, transpirando hormônios e pensando em coisas terrenas e nas espécimes do sexo oposto(na época, existiam apenas dois sexos).

Atualmente a mídia investe forte em campanhas, despertando a cobiça dos pequenos e até mesmo de adultos, com ovos, chocolates e brindes de todos os tipos, para todas as idades.

Sei, pois pesquisei nos supermercados, que ovos de boa qualidade, de tamanha médio, estão custando os olhos da cara. Ainda bem que existem algumas marcas mais populares, embora sem graça e de gosto relativo, onde o chocolate passou longe, a venda por preços acessíveis, única opção para as famílias mais pobres, pois hoje, praticamente todas as crianças ganham um ovinho, ou dos pais, ou de alguma obra de caridade.

Já comprei o bacalhau, com preço nas alturas. Todavia acho que vou reservá-lo para outra ocasião, pois um novato da turma do tênis, Pedro, disparado o melhor jogador do prédio, que me desbancou feio, convidou todo o grupo para degustar peixes, camarões, bacalhau, acompanhado de vinho português da melhor qualidade.

Obviamente não podíamos recusar tão gentil convite. Aproveito, para em nome da turma confirmar presença, acompanhado de filhos, genros, noras e netos.

O convite foi para amanhã, Sexta-Feira Santa, todavia poderemos fazer um bis no domingo de Pascoa, “para o enterro dos ossos”, pois sei a boia vai ser farta, e mesmo esfomeados, não conseguiremos zerá-la.

Pedro, Pedro, nos aguarde(eheheh).

Uma boa Pascoa para todos.

 

José Roberto- 06/04/23

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário