sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

SÓ VAI NO TRANCO

SÓ VAI NO TRANCO

Embora já estejamos carecas de saber, repartição pública no Brasil só funciona no tranco, ou seja, o infeliz que precisa de um atendimento tem que ter um “baita QI”, ou consegue levar o assunto para a mídia.
Infelizmente essa é a nossa realidade. Para o contribuinte ser atendido dignamente, necessita recorrer a um “pistolão”, ou fazer sua pendenga chegar aos jornais, caso contrário terá que ter a paciência de Jó, desde que não seja problema de saúde, pois nesse caso é morte certa.
Aqui no Rio, se a reclamação for publicada na Coluna do Ancelmo é “batata”.
No mesmo dia, órgãos da prefeitura ou do estado resolvem o problema que perdurava desde longa data, apesar das inúmeras reclamações a área competente e a Ouvidoria.
A Seção de Cartas do O Globo também é eficiente, mas não chega aos pés da Coluna do Ancelmo.
Como estou tentando renovar o meu passaporte e o de minha mulher, cuja validade expirará em marco de 2015, tentei inúmeras vezes agendar pela Internet, nossa visita a um Posto de Serviço da zona sul do Rio(Shoping Leblon ou Rio sul), sem sucesso.
Depois de perder um bocado de tempo respondendo o questionário da Polícia Federal e finalmente, após escolher o Posto de Serviço de preferência, no momento de agendar local, data e horário, aparecia uma mensagem informando que eventualmente, o Posto marcado poderia ser diferente do escolhido.
Tentei umas dez vezes em dias alternados, pois o Posto indicado em todas as tentativas era o de Campos dos Goytacases(terra da dupla Rosinha/Garotinho), a quase 400 km do Rio.
Parecia até gozação, pois ao invés de indicar outro Posto no Rio, a Polícia Federal queria me mandar para “o cu do Judas”.
Com o saco cheio, escrevi um resumo do meu dilema, enviando por email ao Ancelmo e a Seção de Cartas.
Domingo passado, dia 07/12, minha carta devidamente editada, sem palavrões e referências desairosas, foi publicada na Coluna do Assinante.
Esperei três dias para ver o efeito.
Não deu outra!
Entrei no site da Policia Federal na quarta-feira, conseguindo sem maiores problemas, agendamento para início de março/2015. Com alguma demora, mas no local desejado(Shoping Leblon).
É dessa maneira que tenho conseguido algum êxito em meus embates com órgãos públicos. Botando a boca no trombone.
Esses “barnabés”  mal humorados, esquecem que são sustentados com nossos impostos.

José Roberto- 12/12/14





2 comentários:

  1. Esqueci de mencionar, que existem despachantes "especializados", que conseguem emitir o seu passaporte em no máximo 3 dias, mediante o pagamento de uma boa grana. Com jeitinho, com jeitinho, se come até....

    ResponderExcluir
  2. O pior é que necessitamos de alguns serviços públicos, mesmo contra nossa vontade.
    Temos que nos submeter a preguiça e tirania de pessoas pagas por nós, que nos atendem de má vontade, dando a entender que estão fazendo um favor, esquecendo que é sua obrigação.
    Essa é a praga do funcionalismo ´público.

    ResponderExcluir