terça-feira, 29 de novembro de 2011

GATO ESCALDADO

GATO ESCALDADO

Depois que forças ocultas caparam meu email e meu blog, estou com a pulga atrás da orelha, será que preciso me cuidar?
Alguns amigos já me alertaram, mexer com essa corja de ladrões e corruptos, também alcunhados de políticos, é mexer em vespeiro.
Apesar do meu blog ser mixuruca, lido apenas por uma meia dúzia de amigos e provavelmente por mais alguns amigos de meus amigos, sinto que existem olhos secretos que acompanham meus escritos.
Coincidentemente, depois que comecei a meter o pau no governo e nos políticos, fiquei freguês da Receita Federal, a ponto de até conhecer o pessoal do Posto de Ipanema, que me atendem com cortesia, pois jamais pago uma multa ou autuação sem questionar e quase sempre tenho levado a melhor.
Visito o posto de três a quatro vezes por ano.
Outra ocasião, quando rasguei o verbo contra nosso falido sistema de saúde, fui repreendido por um comentário postado por alguém do Ministério da Saúde, alegando que minhas colocações estavam equivocadas.
Esse comentarista arrolou dezenas de programas implantados pela área, destacando sua abrangência e sucessos, tentando transformar ficção em realidade, como se já não estivéssemos saturados das barbaridades que ocorrem em nossos hospitais públicos.
Mais uma estranha coincidência, justamente para alguém que desconfia de coincidências.
Matutando como um velho gato escaldado, havia planejado mudar de assunto e escrever sobre o fiel e inseparável Vick, companheiro de todas as horas, que por sinal merece muitas e muitas páginas, mas ao iniciar o texto tive uma recaída, voltando ao tema das safadezas nacionais.
Talvez, o fato dessa mudança repentina de rumo, se deva ao ótimo artigo que li pela manha, enquanto suava para depositar no lugar correto, aquilo que nossos políticos fazem livremente em Brasília.
Numa feliz ou infeliz coincidência, o professor e historiador da Universidade Federal de São Carlos, Marco Antonio Villa, em seu oportuno artigo publicado no Globo de hoje, “ A Face do Poder”(sem ph), apresenta uma sinopse da obra do imperador do Maranhão, ele mesmo, José Sarney, que conseguiu depois de cinqüenta anos de espoliação, levar seu estado para a rabeira do ranking de qualquer indicador social que se queira escolher.
O último dentre os últimos!
Recomendo a meu fieis e eventuais leitores, que leiam esse artigo na integra, pois com a clareza que lhe é peculiar, esse safo professor desnuda com rápidas pinceladas, a metamorfose e apetite de um dos mais influentes políticos de nossa geração.
Espero que o ilustre articulista não seja vitima de “tilts” em seu computador, de erros de sistema, ou de problemas com seu provedor de internet, pois dessa vez, “cutucou o diabo com vara curta”.
Minha desculpa é que já estou na “melhor idade”, despido dos últimos resquícios de juízo e vergonha, com pleno no direito de falar e escrever o que me der na telha.
Qualquer problema ou enrosco mais grave, posso alegar “motivos de doença”, aquelas de nome complicado, que normalmente ocorrem em pessoas de idade avançada.
Sem dúvida, uma boa justificativa.

José Roberto- 29/11/11

4 comentários:


  1. Você escreve por todos nos que temos medo ou preguiça de dizer aquilo que nos envergonha e aflige.
    Falar mal da classe política é um benção e não um castigo.
    Só assim poderemos esperar que esses safados tenham um pouco de vergonha e pensem no país, ao invés de pensar apenas em seus próprios bolsos.
    Pedro paulo

    ResponderExcluir

  2. Você é o nosso porta-voz.
    Continue firme, metendo o pau nesses políticos safados, que só cuidam do próprio interesse.
    Não esmoreça!
    Antonia

    ResponderExcluir
  3. Continue com suas crônicas apimentadas, pois não acredito que um político qualquer tenha coragem de refutar o que você escreve, pois nada mais é que a realidade nua e crua desse nosso pobre/rico país.

    Renata

    ResponderExcluir
  4. Depois que criaram o GOOGLE e outros programas de pesquisas e informações, passamos a ser observados e tudo que escrevemos, na internet, passa a ser conhecido praticamente por todos. Ao mesmo tempo em que a internet é um espaço democrático, podemos também ser penalizados caso alguém se sinta ofendido com o que colocamos nos textos. No entanto, temos que colocar para fora tudo que achamos, principalmente, da cambada de políticos que está prejudicando, e muito, o nosso país. O Lula, quando deputado, disse que em Brasília tinha mais de trezentos picaretas no congresso. Ele errou feio, temos picaretas espalhados pelo Brasil todo, sugando os cofres públicos. A arrecadação de impostos nunca será suficiente para o governo, enquanto os picaretas mandarem no país. Esta é a questão!

    Vanderlei

    ResponderExcluir