sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

PROMESSAS PARA 2013


PROMESSAS PARA 2013

 

Mais um ano que passou rápido demais.

2012 agoniza, num calor escaldante de um verão que inicia, prometendo temperaturas “nunca antes atingidas na história desse país”.

Alem das preocupações, de chamar o técnico para revisar os aparelhos de ar condicionado, do que preparar para a ceia de ano novo, somos levados a fazer um balanço do ano que se encerra, batendo na mesma e repetitiva tecla, “passou voando”.

Para variar, a contabilidade está no vermelho, tanto nas finanças como nas resoluções, que em sua maioria foram postergadas para ocasião mais oportuna, que sabemos de antemão, nunca irá chegar.

Num rápido exame de consciência, constatamos, que na maioria das vezes fizemos exatamente o contrário do que havíamos prometido a nós mesmos, sendo mais impacientes, mal humorados, caprichando nas críticas e  economizando nos elogios, parcimonioso nas demonstrações de carinho e afeto.

Essas dificuldades em reconhecer nossas deficiências e principalmente em mudar a forma de ser e agir, passam desapercebidas, aflorando apenas nos momentos de reflexão mais profunda, quando premidos pelo falta de tempo, lamentamos nosso procedimento e as oportunidades perdidas.

Com o coração apertado recordamos da nossa avareza em distribuir sorrisos, palavras de conforto e estímulo, em ser mais gentil com os familiares, em ser mais amigo dos amigos.

A desculpa canhestra de que retribuímos aquilo que recebemos, não serve de justificativa, pois via de regra, somos mesquinhos em nossas avaliações, pois o amor não deve ser dosado em conta gotas, mas sim despejado aos borbotões.

Esse sentimento de culpa nos impulsiona, reacende nossas esperanças de que ainda a tempo para melhorar, induzindo-nos a novas promessas e resoluções.

Procurarei ser mais realista, minimizando a lista de boas intenções, de modo que ao menos dessa vez, possa cumpri-la integralmente, sem fugas ou desculpas, tentando ser uma pessoa melhor do que fui.

Dizem, que o inferno está cheio de pessoas bem intencionadas, mas dessa vez, juro que é pra valer!

Temos que confiar e ter fé em nossos instintos, pois somente assim teremos força para superar as dificuldades do dia a dia, aceitando com altivez os dissabores e desfrutando das coisas agradáveis que a vida nos proporciona.

Essas são minhas resoluções para 2012 e quem sabe, para o resto de minha vida.

Espero no próximo ano, estar aqui para escrever que fui bem sucedido em meus propósitos. Em pelo menos alguns deles.

A todos que acompanham pacientemente minhas criticas, meus lamentos, minha descrença nos políticos, minhas duvidas sobre nossa justiça, minhas desesperanças sobre o destino desse nosso imenso país, desejo, com a fé que resta em meu coração, que os ventos do ano que se aproxima sejam amenos, soprado sobre nossas costas, facilitando nossa caminhada para um futuro mais promissor.

 

José Roberto- 28/12/12

 

 

 

 

 

 

4 comentários:


  1. Como todos os anos, um belo texto,mesmo que seja piégas retrata seus sentimentos e expectativas para o futuro.
    Torço para que seja melhor, pois só o fato de estarmos vivos é uma benção de Deus.
    Tudo de bom para você e familia nós próximos anos.
    Pedro Paulo

    ResponderExcluir
  2. Nessa virada de ano temos que fazer nossas resoluções para o futuro, mesmo como voce bem disse, que fiquem apenas nas promessas.
    Só o desejo de melhorarmos já demonstra nossos bons sentimentos, embora seja mesmo difícil cumprirmos o prometido.
    Valem as intenções!!!

    ResponderExcluir
  3. FELIZ 2013!
    Familia Piracicaba!!!

    ResponderExcluir

  4. Para mim seus textos nessas datass específicas, como dia dos pais, das mães, natal, ano novo, são um alento.
    Uma clara demonstração de que você apesar de tentar dar uma de durão, é um pessoa muito sensível, com um coração aberto e transbordante de boas intenções.
    Que essa bela mensagem sirva também para fortalece-lo, dando-lhe força e inspiração para novos e maravilhosos textos no futuro.
    Feliz ano novo.

    ResponderExcluir