segunda-feira, 1 de julho de 2019

A ORGIA DOS CONSELHOS


A ORGIA DOS CONSELHOS

Uma das promessas de Bolsonaro dentro do objetivo maior de despetizar o governo, foi a de reduzir gastos supérfluos com entidades e órgãos colegiados subordinados ao Executivo, que no geral não servem para nada, alem de sugar recursos do país.
Para se ter ideia da dimensão absurda desse apêndice anormal, no Brasil existem 2.593 Conselhos e Colegiados ligados diretamente ao governo federal.
Como o Presidente havia manifestado essa intenção, para variar, o Supremo metendo o bedelho onde não deveria, atendendo recurso do PSOL(sempre essa merda do PSOL),  determinou que somente poderiam ser extintos os Conselhos instituídos por decreto. Os instituídos por lei deveriam ser mantidos, somente encerrados com autorização do Congresso.
Não se sabe ao certo quantos se encontram numa ou na outra situação, mas 734 criados por atos ou portarias, quase todos nos governos petistas, podem ser extintos de imediato, por decisão do decreto assinado pelo Vice-Presidente em exercício, General Mourão.
Serão mantidos 996 colegiados ligados aos institutos federais de ensino, um exagero, mas como foram criados por lei e para não pegar mal, tendo em vistas os recentes desencontros na área da educação, Bolsonaro vai manter essa excrescência.
Outros 863 serão objeto de análise, pois não se sabem a forma como foram criados. É  bem possível que mais da metade venha ser extinta num futuro próximo.
O PT foi pródigo para com sua gangue, que inventou essas centenas de Conselhos para propiciar mordomias e ganhos a seus cúmplices, como traduzem de forma correta as palavras de Onix Lorenzoni: “Esses 700 conselhos criados pelo PT traziam pagamentos de diárias, passagens aéreas, hotelaria, recursos carreados para essas pessoas que não tinham nenhuma razão para estar aqui, apenas para consumir recursos públicos e aparelhar o estado brasileiro”.
Recordo, que certa ocasião, voltando de Cuiabá para o Rio num voo com poucos passageiros e escala em Brasília,, sentei ao lado de um grupo de moças e rapazes(na faixa de 30/40 anos) que conversavam alegremente, retornando de uma reunião de um desses conselhos em Rio Branco-AC.
Eram provenientes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Brasília, Ceará e Pernambuco, retornando a suas bases felizes e sorridentes, após discutirem durante uma semana problemas teóricos e utópicos dos seringueiros, que obviamente continuariam com sua vidinha de sempre.
Depois de uma semana de bons papos, comes e bebes e logicamente algumas sacanagens, pois a carne e fraca e os petistas e psolistas se confraternizam e pesquisam todos os tipos de sensações, “tudo a favor do povo, dos pobres e humilhados”, voltam satisfeito para a usual enganação em seus próprios domínios.
Já era tempo de acabar com essas senvergonhices e desperdício de dinheiro público, pois o PT foi ávido e perdulário, tanto no atacado como no varejo e eliminando-se essas sangrias, mesmo que pequenas diante da imensidão do estrago causado em 15 anos, denota o sentimento e vontade de botar ordem no “galinheiro”, nosso pobre país, sugado e vilipendiado.

José Roberto- 01/07/19


2 comentários: