quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O BALANÇO PERIGOSO DA PETROBRAS

O BALANÇO PERIGOSO DA PETROBRAS

Depois da publicação desse Balanço vergonhoso, peça de ficção de baixíssima qualidade, se não fosse estatal, a Petrobrás estaria irremediavelmente fodida.
Com uma dívida superior a 100 bilhões de dólares, com seu patrimônio e valor em bolsas sendo reduzido a cada pregão, sem dinheiro em caixa para tocar os investimentos no pré-sal e com a queda brusca do preço do barril de petróleo, a gigantesca empresa está realmente balançando.
Outra séria ameaça à estabilidade periclitante da empresa, são as causas ajuizadas pelos fundos americanos, que sofreram grandes prejuízos com a queda significativa do valor das ações, devido a péssima gestão e a grossa roubalheira instalada no ventre da petroleira.
Sabemos que os tribunais dos USA são duros e inflexíveis, aplicando multas imensas em empresas corruptas e corruptoras.
Difícil estimar o tamanho da cacetada que atingirá nossa ex-gloriosa estatal.
Até aqui no Brasil, país sem tradição nessa área, grupos de pequenos investidores estão ingressando com ações judiciais, tentando recuperar ao menos parte de suas mal fadadas aplicações. Acreditaram que as ações da Petrobras eram as tais “Blue Chips”, aquelas que a longo prazo sempre dão lucro.
A longo prazo, as ações da Petrobras estão se desintegrando, virando pó.
Em nota explicativa acompanhando o Balanço, a empresa informa ter desistido da construção de duas refinarias no nordeste, Maranhão e Ceará, projetos megalomaníacos e inviáveis do ex-melhor presidente Mula.
Não sei se mencionaram, que essa empreitada quixotesca do energúmeno Ex, custou aos cofres da empresa quase 3 bilhões de reais.  Grana obviamente muito bem alocada em contas secretas, meias e cuecas.
Dona Sem Graça Foster que me perdoe, mas alegar que durante sua longa permanência como chefe, superintendente e diretora, jamais suspeitou que a empresa estava sendo depenada por facções políticas gananciosas, é muita incompetência e ingenuidade.
Se foi tão cega a ponto de não enxergar tamanha roubalheira, não têm condições nem de ser gerente de um posto de gasolina!
Esse Balanço publicado, esboço de prestação de contas de um botequim de esquina, é uma vergonha, mais um motivo de gozação internacional e munição extra para os processos indenizatórios, tendo em vista que esse arremedo de Balanço, é um atestado de incapacidade explicita.
Duro é pensar que nos finalmente, a conta de toda essa imensa improbidade recairá em nossas costas, com aumento da gasolina, dos derivados de petróleo e dos impostos.

José Roberto- 29/01/15






2 comentários:

  1. A publicação desse balanço fajuto foi mesmo uma humilhação.
    Quero ver quando vai sair a relação dos politicos envolvidos na roubalheira.
    Estão demorando demais para dar o nome dos corruptos.

    ResponderExcluir
  2. Enquanto nao prenderem o outro ex-Diretor da Petrobras, braco do PT e o operador da grana para o PT, essa justiça deixa a desejar. Imagina quando começar a indiciar os politicos envolvidos - vai ser uma festa, para os advogados, que alias, e a turma que vem se dando bem com esta fonte inesgotavel de corrupçao. Por enquanto o que fica claro e a quantidade de sujeira que o PT vai deixando de herança.

    ResponderExcluir