terça-feira, 7 de agosto de 2012

PETROBRAS NO VERMELHO


PETROBRAS NO VERMELHO



Após treze anos, balanço da Petrobras está no vermelho, acusando prejuízo de 1,3 bilhão no segundo trimestre.

O primeiro prejuízo em treze anos, quase dez sob a batuta petista.

Até que demorou!

Na realidade, a Petrobrás começou a entrar no vermelho no início de 2003, no primeiro reinado do Batráquio apedeuta.

A gigantesca empresa foi tomada de assalto pela tropa vermelha petista, políticos encostados e rejeitados pelo voto e uma horda imensa de sindicalistas, sem a menor qualificação, indicados para ocupar cargos de relevância na estatal do petróleo.

Apesar de possuir um corpo técnico admirável, a Petrobras viu inchar desmesuradamente sua área administrativa e gerencial, onde ao invés de um planejamento sério e realista, os compadres petistas se digladiavam por cargos, distribuição de patrocínios e verbas publicitárias.

O inevitável até que demorou para acontecer, se é que já na havia acontecido antes, camuflado por jogadas contábeis que mascararam a desgraça eminente.

Recordo, que a questão de dois ou três anos, a Petrobras teve recorrer a empréstimos emergenciais do BB e CEF, para poder honrar a folha de pagamento de dezembro, por não ter recursos em caixa.

Coube a atual presidente da estatal, Graça Forster(Madame Min), comunicar e tentar justificar os desacertos que levaram aos prejuízos atuais, debitando  à alta do dólar como fator principal, secundada, pela contenção de preços imposta pelo governo.

Apesar de respeitarmos a opinião de Graça Forster, funcionária de carreira e segundo consta, séria e competente, todos os indícios deixam claro, que essa situação constrangedora se deve única e exclusivamente gestões incompetentes, que com ações imprudentes e temerárias conduziram a esse desfecho inevitável.

É oportuno ressaltar, que os presidentes anteriores da estatal, vassalos dóceis do governo, não se esforçaram para fazer valer os direitos da empresa nas desapropriações efetuadas pelos “governos mui amigos” da Bolívia e Equador, que tomaram na marra nos instalações, nos indenizando com valores pífios, com o beneplácito do nosso “melhor Presidente...”.

Mesmo após essa cacetada, pouco tempo depois, aceitamos humildemente rever os contratos de compra de gás com a Bolívia do cocalero Evo Morales, que nos empurrou uma “trolha”, aumentando os preços durante a vigência dos acordos, que sempre beneficiaram o país vizinho.

Outro exemplo digno de nota, e a malfada refinaria Abreu Lima, construída em sociedade com a Venezuela do bufão Chavez.

Inicialmente orçada em 2,3 bilhões, deveria estar concluída no final de 2011.

O velhaco venezuelano nunca botou um tostão na obra faraônica, que segundo estimativas, terá um custo total próximo aos 20 bilhões de dólares, com término previsto para 2016, se transformando na mais cara refinaria do mundo.

De um modo geral, todas as obras da Petrobrás estão bastante defasadas, com os custos inflados, tendo seus cronogramas ajustados pela atual presidente, desmascarando a ficção das administrações anteriores, que manipulavam dados para agradar o governo, quando a realidade era o oposto.

Completando esse quadro de gestão temerária, vale ressaltar que os vermelhos da Petrobrás, senhores da área de propaganda e marketing, somente nos últimos três anos, destinaram a patrocínios duvidosos, a importância de 650 milhões de reais, chegando ao absurdo de financiar “blogueiros chapa branca”, encarregados de tentar emplacar imagem positiva da empresa, na mídia.

Tudo que foi citado,faz parte da ponta visível do iceberg, porem a parte “submersa”, a maior, é difícil de ser retratada, pois as negociatas e luta pelas inúmeras diretorias é tratada em segredo, com os partidos políticos que compõe a base do governo lutando contra o ganancioso PT, ansioso por abocanhar o maior filão.

Por último, lembramos que a Petrobras, apesar do domínio estatal, é uma empresa aberta, com ações na bolsa. Os gestores da empresa deveriam em tese, prestar contas aos acionistas, inclusive aos minoritários, porem, o governo, majoritário, faz o que quer e não dá “bola pra torcida”.

Graça Forster precisa realmente dar uma de “Madame Min”, fazer mágicas ou feitiçarias para botar ordem na casa da Mãe Joana, pois o exemplo petista de administração quebra até a mais sólida das empresas, o melhor negócio do mundo, que é uma empresa de petróleo.



José Roberto- 07/08/12








4 comentários:

  1. A Petrossauro, como bem definia o velho Roberto Campos, transformou-se em refúgio de petista corruptos e incompetentes, que não ficarão satisfeitos enquanto não quebrar a empresa.
    Tarefa difícil, mas não impossível para esse bando de sanguessugas.

    ResponderExcluir
  2. Triste situação para a empresa que era o orgulho nacional.

    ResponderExcluir
  3. Ai meus investimentos.....

    ResponderExcluir
  4. Como disse o magnata do petróleo Paul Getty o petróleo é o melhor negócio do mundo. Ele também disse que mesmo mal administrada é o segundo melhor negócio do mundo. Por isso é que PT ainda não conseguiu quebrar a Petrobrás. Mas, se continuasse na cadência que estava com o Lula na presidência da República e o anterior presidente da Petrobrás, acho que o grande negócio já teria ido para brejo. O Pré-sal foi a maior falácia do ex-melhor presidente.

    ResponderExcluir