QUARENTENA- DIA 101- TÍTULOS X TÍTULOS
Diversificando minha ladainha, ou tentando sair do sambinha
de uma nota só(política, corrupção, judiciário), que no caso são três ou quatro,
vou abordar outro assunto que me causa espécie, dada a ressonância e aparente
magnitude dos títulos que diretores de empresa se atribuem, bem como de outros espertalhões,
que decoram um mantra qualquer e saem pregando suas xaropadas para incautos,
que pagam caro para ouvi-las.
Brasileiro com alguma instrução, adora “enfeitar a merda”, adotando
sempre que possível expressões ou denominações da língua inglesa, para
demonstrar sua importância.
Esse mania já vem de longe, pois a primeira vez que pediram
para deixar um processo em F.U(Follow up), tive que pesquisar para saber que o
metido esta dizendo.
Atualmente, essa mania subalterna de desprezar nossa língua para
adotar anglicismos virou moda, principalmente em alguns ramos de
negócio(propaganda, markeging, grandes empresas...) onde o cara para demonstrar
que é o “picão”, adota logo um codinome inglês.
Lendo hoje pela manhã anúncio no O Globo, de algumas
palestras focando “estratégias para o
seu negócio vencer a crise”, me deparei com qualificações dos convidados
que para ser franco, não conhecia, tive que recorrer ao Google.
Vou enumerar e destrinchar, embora acredite que a maioria
dos meus minguados leitores conheçam essa terminologia moderníssima e sonora,
pois eu é que estou defasado.
Qualificação dos palestrantes:
-CEO de consultoria
financeira(Chief Executive Officer); esse titulo já conhecia. Muito mais
natural usar o português: Presidente
-CMO de
ebusiness(Chief Marketing Officer)- de quebra tem o eBusiness, fodão que significa
Diretor de Propaganda na Internet;
-Embaixadora Endeavor-
Essa palestrante alem de diretora, investidora, era ainda Embaixadora Endeavor-
passei batido. Será embaixadora de algum país recém
criado, ou de alguma nave espacial americana?
-Chief Creative Officer- Esse não pecou por modéstia,
tascando logo o titulo completo em inglês- deve ser o Diretor Geral de Criação de agência de publicidade.
-Consultora de
InnoScience- Essa também e fodona. Pesquisei e o pomposo titulo é algum
ramo moderno de empulhação, que significa Consultora
de Inovação.
Paro por aqui, demonstrando que realmente estou por fora da
nova onda, dos modismos atuais.
A moçada
autodenominada “Yuppie” aqui do Brasil, para demonstrar que são os maiorais,
adoram esses anglicismos.
Gente fina, moderna e narcisista é outra coisa.
José Roberto- 25/06/20
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