quinta-feira, 18 de julho de 2013

LOUCURA DO RABO ERGUIDO

LOUCURA DO RABO ERGUIDO

Minha mãe costumava dizer, quando via uma situação ou procedimento absurdo, despropositado, fora do contexto, que se tratava de “Uma Loucura do Rabo Erguido”.
Herdou essa expressão incomum de sua própria mãe, uma mineira de Itajubá, que se casou com um Libanês anarquista e teve uma filharada, porem isso é assunto para outra ocasião.
Nunca soube o porque dessa expressão inusitada, porem, costumava usá-la quando a situação assim o exigia.
Lendo, que o até então prestigioso New York Times, contratou Lula para escrever uma coluna semanal, de primeira não acreditei.
Calculei que deveria ser uma “Barriga” de algum jornalista afoito. Porem, o furo estava correto.
O NYT havia mesmo cometido esse pecado mortal!
Pensei comigo mesmo, “esse jornal está fodido”!
Todo conceito, honradez, seriedade, granjeada ao longo de mais um século, jogada por terra numa atitude temerária, evidenciando sintomas latentes que o velho e conservador jornal está numa pior.
Uma típica Loucura do Rabo Erguido.
O jornal deve estar desesperado com a perda de leitores, pois a Internet abalou os alicerces de muitas editoras.
Numa tentativa estóica de se manter a tona, escolhe a pior das opções.
Ao invés de uma bóia, veste um colete de chumbo.
Convocar um semi-analfabeto para escrever uma coluna semanal é uma afronta, não só aos irmãos do norte, mas aos poucos brasileiros que lêem jornais(a maioria só os usa para limpar o rabo) e conhecem os dotes escolares e culturais do Ex-Presidente.
Um assassino manifesto de nossa língua pátria, agora passou a escrever em inglês.
Talvez o sisudo jornal esteja mudando de rumos, entrando para a área do humor negro.
Nem mesmo a quatro mãos ou dezenove dedos, o apedeuta conseguirá produzir coisa que preste, pois o ranço petista é impalatável.
Recordei de imediato, a piada que circulou durante bom tempo pela Internet e que transcrevo:
Lula e a digníssima, hospedados no hotel mais chique de Nova York, resolvem pedir um chá ao serviço de quarto.
Tu ti tu tu tu
Pensando tratar-se de alguma mensagem cifrada, chamam o FBI, depois a CIA, até que horas depois descobrem um brasileiro, que vai ao quarto do Presidente para desvendar o segredo:
Lula repete ao tradutor: tu ti tu tu tu.
Mistério finalmente desvendado:
Dois chás para o quarto 222.”
Esse gesto inusitado do NYT, só pode ser encarado como uma piada de péssimo gosto, ou uma Loucura do Rabo erguido, da parte de um jornal que está naufragando.

José Roberto- 18/-7/13




4 comentários:


  1. Ótima sua crônica de hoje.
    Você está sempre me surpreendendo com sua capacidade de criticar e contar casos, coisas rotineiras de forma muito interessante.
    Parabens!
    Pedro Paulo

    ResponderExcluir
  2. O Lula não é contratado do New York Times, simplesmente uma agência que trabalha para o jornal é que recebe o que "o lula escreveu" e distribui primeiramente para NYTimes, sendo que outros jornais e revistas podem também publicarem o artigo. Alguém acredita que o Lula escreve alguma coisa? Pode no muito falar e alguém escrever para ele. Os próprios jornalistas é que estão dando destaque a este fato. Aliás, desta vez só falou e alguém escreveu bobagens. Deixou de dizer como estão os nossos hospitais, nossas estradas, a segurança pública, onde os bandidos mandam e desmandam, e como viajam os passageiros dos ônibus pelo Brasil todo. Na realidade ele está quietinho no seu canto, para não aparecer muito, se não a coisa pega. Aí sim, os jornalistas irão atrás dele para saberem da Rose e outras coisas mais como da Petrobrás, Eletrobrás, Friboi, Eike Batista, sobre seu filho e por aí vai...

    ResponderExcluir
  3. Zé Roberto

    Quando tomei conhecimento da coluna do Lula no NYT, fiquei tão chocado quanto você e muitos outros de nós. Mas Zé, esse cara conseguiu enganar o Brasil inteiro e boa parte do mundo, inclusive Obama que o chamou de "o cara".
    Abraço.
    Otto.

    ResponderExcluir
  4. E põe loucura do rabo erguido nisso! Assustador! Helô

    ResponderExcluir