quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

ANO NOVO, VIDA VELHA!

ANO NOVO, VIDA VELHA!

Já passei daquela idade de fazer planos, tomar resoluções e outras coisas do gênero.
Pensando bem,a passagem de ano é apenas uma mera formalidade e tradição, indicando que a Terra completou mais uma volta orbitando o astro rei, enquanto nossa vida continua.
Graças a Deus que mesmo de forma simbólica, alguns mais fervorosos, outros apáticos, possamos estar aqui e agora, tocando nossas vidinhas aos trancos e barrancos, lutando contra dificuldades concretas e moinhos de vento que povoam nossas mentes atribuladas.
Já não tenho mais o vigor e esperança da mocidade, correndo afoita atrás dos sonhos, pois com o corpo e alma calejados procuro desfrutar das coisas boas e palpáveis que consegui obter e realizar, minimizando os insucessos, que mesmo relegados ao impossível escaninho do esquecimento, voltam eventualmente das trevas para nos penitenciar.
Percebi, que o tempo e desgaste da memória apagam muitas lembranças, menos aquelas que gostaríamos riscar em definitivo de nossas mentes e corações.
Não quero dar um tom pessimista a esse primeiro texto do ano da graça de 2018, embora minhas expectativas para o país sejam baixíssimas, enquanto as minhas próprias são o “arroz com feijão”, nada de mais alem de deixar o barco correr, deslizando ao sabor da correnteza, torcendo para não encontrar corredeiras e águas agitadas.
Refletindo sobre o momento, gostaria de recuperar um pouco da fé perdida, da esperança pura das crianças e dos jovens, acreditando que com a translação completada pelo nosso planeta, ventos novos soprariam  a nosso favor, com a abertura de um novo ano e um novo ciclo, semeados de oportunidades e augúrios de uma vida melhor.
Infelizmente a sombria maturidade que o tempo alocou em nossos corações nos torna mais céticos, limitando pensamentos deletérios e vãs esperanças.
Temos que viver nossas velhas vidas da melhor forma possível, desfrutando ao máximo das coisas boas que nos são oferecidas, pelo que plantamos e pelo que nos reserva nossos insólitos destinos.
Acredito, calcado na velha experiência acumulada(vale bulhufas), que a melhor forma de encarar o ano novo , ou seja, a continuação do dia a dia, é seguir adiante, tendo como aliados o sol forte batendo no rosto e o vento ameno soprando em nossas costas.
E assim, a gente vai levando.

José Roberto- 03/01/2018


4 comentários:

  1. Procure na internet a linda poesia "CONTRASTE" do cearense Padre Antônio Tomaz, ela aborda cabalmente a fase definitiva da vida!
    Luizinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUERIDO LUIZINHO
      PELO VISTO, COMPROU UM NOVO COMPUTADOR E VOLTOU A ACOMPANHAR MEUS TEXTOS, O QUE ME ENCHE DE ALEGRIA E ORGULHO.
      AGRADEÇO PELO POEMA, QUE LEREI LOGO MAIS.
      ABRAÇOS E NÃO DESAPAREÇA, POIS SINTO FALTA DE SEUS COMENTÁRIOS OPORTUNOS E ESCLARECEDORES.
      ABCS
      GIGI

      Excluir
  2. Só mudou o ano. A vida continua normalmente com diversos obstáculos pela frente e muitas coisas boas para acontecer. Quanto ao Brasil, segue comentário que recebi de um amigo que mora há muitos anos na Austrália e não quer nem saber de voltar para o Brasil: "A última frase do seu texto me parece se referir a uma frase que eu cunhei e que espelha a realidade do Brasil atual. A frase na íntegra é a seguinte:

    Lula e o PT transformaram o Brasil num puteiro cuja dona resolveu se aposentar e entrgou a administração aos fregueses.

    Esta é a realidade. O Brasil atual pode muito bem ser comparado a um puteiro. E os frequeses aos quais foram entregue a administração vai de Temer com seu ministério, passa pelo congresso nacional e chega até o poder judiciário encarnado no STF. E estes não estão sabendo como administrar o puteiro que a cada dia demonstra estar em rota direta para uma bancarrota. Quando isto acontecer, será melhor sair de perto correndo."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUERIDO VELHO AMIGO VANDECO
      VELHO MAS ETERNAMENTE JOVEM, PARECE QUE DESCOBRIU O ELIXIR DA JUVENTUDE EM ALGUMA CERVEJA SECRETA,
      AGRADEÇO SUA FIEL PARTICIPAÇÃO EM MEU BLOG, COMENTANDO E COMPLETANDO MEUS TEXTOS COM SUAS COLOCAÇÕES OPORTUNAS E ESCLARECEDORAS.
      SEI QUE TEREMOS UM ANO DURO PELA FRENTE, MAS TEMOS QUE AGUENTAR, PAGAR MAIS IMPOSTOS E TOCAR O BARCO, SE SEUS QUISER, JUNTOS FOREVER!!!
      ABCS
      GIGI

      Excluir