segunda-feira, 5 de maio de 2025

POBRE ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

 

POBRE ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

 

Quando pensamos que a situação anda tão ruim, que piorar fica difícil, aí é que somos pegos no contrapé, pois desgraçadamente, até nossa tradicional Academia Brasileira de Letras está se tornando um repositório de pseudos escritores, falsos poetas e intrusos, que praticamente pouco tem a ver com nossa literatura.

Observamos, que pela falta de bons escritores, aqueles que realmente escrevem livros legíveis, deglutíveis, que nos causam prazer aos serem lidos, nossa ABL está sendo preenchida com rebotalhos, escritores meia boca que escrevem livros que ninguém lê, a exemplo do Marimbondo de Fogo, velhaco Sarney e vários outros que citarei posteriormente.

Quando fiquei sabendo que Mirian Leitão tinha sido indicada e aprovada para ocupar a Cadeira n. 7, cujo patrono é o imortal poeta Castro Alves, cadeira que vinha sendo ocupada pelo finado Cacá Diegues, cineasta boa praça, mais longe de ser escritor ou poeta, entrando agora em seu lugar, a petista Leitoa, é uma esculhambação total.

A ABL segue os mesmo passos do STF. Está sendo preenchida com rebotalhos, denegrindo o nome de seus patronos, pessoas que com alguns rabiscos e colunas em pasquins de esquerda, que poucos leem, são premiadas com algo que não merecem, além de ser uma boquinha extra que rende uns trocados a mais. Podem ganhar mais de 10 mil pratas mensais, um bom agrado.

Eu já tinha ficado embasbacado quando elegeram Fernanda Montenegro. Tenho certeza que essa senhora é uma boa atriz, mas nunca escreveu porra nenhuma.

Depois dela, outro fabricado nas coxas, Gilberto Gil. Esse ainda compôs algumas músicas com boas letras, mas insuficiente para sentar sua bunda magra numa cadeira da ABL.

Até um tal de Ailton Krenak, um índio aculturado sobre quem nunca tinha ouvido falar, ao invés de um apito, ganhou um cadeira na ABL. Fim da picada.

Duvido que alguém que não seja parente, tenha lido algum livro, ou compilação de artigos desse indígena e da Miriam Leitoa. Mulher pernóstica e chata pra caralho, ruim de cena, péssima em suas aparições na TV.

É só tristeza, pois vamos mal em todos os setores. Governo péssimo e corrupto ao extremo; futebol sofrível, peladeiros ganhando fortunas e jogando merda nenhuma, desmerecendo nossos campeões mundiais de outrora; e até nossos antigos e saudosos escritores estão sendo vilipendiados, com borra botas ocupando desmerecidamente suas cadeiras.

Pelo andar da carruagem, a vaga de Tiririca (pior que tá, não fica) já está assegurada.

Como dizia uma amiga de Itanhaém: “É por isso que o Brasil não vai pra frente”.

Fora Mula!

 

José Roberto- 05/05/25

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário