sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

O NATAL DE LETÍCIA

O NATAL DE LETÍCIA

Há dois dias repliquei um texto que escrevi às vésperas de um Natal que já vai longe.
Impossível que não sejamos tocados pelo milagre que envolve essa data significativa, mesmo para os não religiosos, pois alguma coisa mágica nos envolve, abrandando nossos corações e tocando cada um de um jeito único e especial.
Particularmente sinto um misto de alegria e tristeza, pois as lembranças felizes  de Natais passados jamais fenecem, embora os ventos de extrema alegria trazidos por nossa netinha refresquem e reavivem o fogo de nossas almas.
Impossível não lembrar dos queridos pais, sogros, amigos, colegas de trabalho, pessoas que deixaram marcas indeléveis em nossas vidas, que já partiram e com certeza, lá de cima,  acompanham alegres os tradicionais eventos, agora com gente nova e importante na área.
Sem qualquer sombra de dúvida, esse será o Natal de Letícia.
Com quatro anos e cinco meses nossa neta é um espanto. Bonitinha(muito), esperta, amorosa, meiga, enfim uma menininha com todos atributos que avós corujas veem em suas netas(os).
Domingo passado, após o almoço Letícia perguntava se já estava na hora da festa de aniversário de uma amiguinha, na qual iria fantasiada de sereia.
Explicou com aquele carinha muito séria, que essa fantasia era um de seus pedidos para Papai Noel e que sua mãe havia enviado ao bom velhinho um whattsapp(pronunciado corretamente), para que antecipasse o presente, para que pudesse ir a festa fantasiada, no que foi prontamente atendida. Lamentou apenas que a fantasia não tinha o famoso rabo, aceitando o fato, pois caso contrário não poderia andar.
Ontem nova demonstração de como leva a sério o relacionamento com o velho Noel. Regina, percebendo que ela gostou de algo que viu nas propagandas da TV, perguntou se ela não queria incluir mais esse presente em sua lista.
Muito séria, a pequenina respondeu: “Vovó, não posso pois já enviei minha cartinha”.
Essa pureza e ingenuidade tocam nossos corações, nos remetem aos nossos tempos de criança, quando tínhamos os mesmo sonhos, sentindo, que mesmo com o passar dos anos, quase nada mudou, a não ser as personagens que vão se renovando de geração em geração.
Letícia conta os dias, embora sua perceptividade temporal ainda não seja muito acurada, porem essa ansiedade na espera valoriza ainda mais a festa que está para acontecer.
O Natal é um acontecimento especial para todos, pois é um período de renascimento, de renovação de propósitos, de espanar a poeira de nossas esperanças adormecidas, de ver  através da pureza estampada nos rostos de nossos filhos e netos, que a vida e o mundo pode ser melhor, que ainda há esperança.
Essa é a esperança que vemos nos olhos e no rostinho feliz de nosso neta.
Sem dúvida, esse será um Natal especial para Letícia.

José Roberto- 22/12/17


Um comentário:

  1. Muito legal mesmo! Tempo de agradecer o milagre que é ávida e ver o que realmente vale a pena!

    ResponderExcluir