segunda-feira, 24 de março de 2014

OUTRO NEGÓCIO DA CHINA, NO JAPÃO

OUTRO NEGÓCIO DA CHINA, NO JAPÃO.

Tenho que dar mãos a palmatória: esses belgas são de foder!
Compram um cacaréco dos americanos por 42 milhões de dólares e no ano seguinte, repassam metade do abacaxi a Petrobras, por 360 milhões de dólares.
Negócio da China!!!
Não bastasse essa primeira porrada, os danados dos belgas incluem no contrato, duas cláusulas leoninas, a  “Put Opticion” obrigando uma das sócias comprar a parte da outra por qualquer desentendimento administrativo/financeiro, e outra tetona, a Cláusula Marlin, garantindo aos belgas um lucro anual de 6,9%.
Pagar uma “bába” por uma sucata e ainda garantir um lucro anual para o sócio agiota é negociata de mãe pra filho, novesfora a enrabada final, elevando o custo do bagulho para 1,2 bilhão de dólares.
Nesse mesmo período e com os mesmos diretores envolvidos, Sérgio Gabrielli, Paulo Roberto Costa(o presidiário) e Nestor Cerveró(filho do Renan ou Delcídio?), nossa gigantesca petroleira realizou mais um “negócio da China”,  dessa vez no Japão.
Comprou a Refinaria Nansei em Okinawa, em abril de 2008, por 71 milhões de dólares, uma empresa complicada, deficitária, envolvida em inúmeros problemas ambientais.
A Petrobrás teve que investir mais de 200 milhões e até hoje opera com produção mínima, gerando um belo prejuízo anual.
Já ouve tentativas para se desfazer desse abacaxi, mas infelizmente, até o momento não surgiu nenhum otário.
Difícil entender como diretores de uma mega estatal, com milhões de pequenos acionistas, fiscalizada em tese, por firmas de auditoria independente, cometem esses crimes financeiros sem que sejam devidamente punidos.
Gostaria de saber o nome dessas firmas de auditoria, que devem ter sido bem azeitadas, para produzir relatórios agradáveis a empresa e ao governo.
E o Conselho Fiscal, presidido pela Gerentona e atual Presidente, aprovou provavelmente sem ler, os contratos que ferraram a empresa e o povo brasileiro.
Dentre os péssimos negócios realizados pela Petrobras na gestão petista, esses 2 bilhões aproximados são ninharia, quirera, comparado aos imensos prejuízos  acumulados com a construção de refinarias, plataformas, aluguel de navios, e da roubalheira geral e desenfreada.
No cenário mundial, a Petrobras deve ter virado piada, uma pata a ser depenada.
Se bobear, ainda há tempo de comprar da Ucrânia, os oleodutos e gasodutos da Criméia, recém anexada a Rússia, na marra.
Obviamente, sem esquecer de acrescentar aquelas duas cláusulas fudetórias, pois tomou gosto de levar enrabadas.
Quem não gosta nada são os coitados dos pequenos acionistas, que assistem impotentes, suas ações se transformarem em pó.
Enquanto isso, os diretores, ex-diretores e membros do Conselho Fiscal, continuam no “bem bom”.
Eta país das maravilhas!!!

José Roberto- 24/03/14




2 comentários:

  1. É incrível a quantidade de desmandos praticados por diretores da Petrobras, causando prejuízos bilionários a empresa e ao país, sem que nada seja feito para reparar os danos e punir esses trambiqueiros.
    A Petrobras, com o aparelhamento petista, tornou-se zona livre para transito de corruptos e corruptores.

    ResponderExcluir
  2. Além das refinarias de Pasadena e Nansei, temos agora notícias que o Hugo Chavez morreu sem assinar um verdadeiro contrato, que agora possibilitasse o pagamento dos investimentos na refinaria de Abreu Lima, em Pernambuco. Ou seja, os nossos impostos estão sendo gastos sem nenhuma responsabilidade e acabamos de levar um calote bilionário da Venezuela, pois a Petrobrás deixou de cobrar a Dívida da PDVSA. A Petrobrás vinha tentando receber o dinheiro, mas desistiu em outubro, quando os investimentos já estavam em 18 Bilhões. O acordo assinado pelo Lula com o Chavéz foi só para "Inglês ver".

    ResponderExcluir