segunda-feira, 31 de julho de 2017

31 DE JULHO

31 DE JULHO

Hoje, minha verve de escriba volta-se apenas para assuntos alegres, pois nessa importantíssima data, minha neta, Letícia completa quatro aninhos.
Já escrevi pelo menos dez vezes, mas como avô coruja não canso de repetir:” uma neta(o) rejuvenesce,  trás um novo alento, até lubrifica nossas juntas enferrujadas para que possamos acompanhá-las em suas brincadeiras, enche a casa de alegria espantando o ranço metódico e rotineiro da velhice”.
Quando chega, é aquele vagalume de luz contínua que ilumina os locais por onde passa, correndo ao encontro dos avós e dos tios, fazendo um agrado no sonolento Vick,  enredando-se num torvelinho de beijos e abraços.
Notamos inclusive, que meu fiel escudeiro fica enciumado com a atenção especial que dedicamos a Lelê, ficando mais desperto, acompanhando-a pela casa, cheirando intermitentemente seus pezinhos, pois o olfato é o único dos sentidos ainda em boa forma, enfim, durante um bom período Vick fica mais aceso, até ser vencido novamente pela preguiça e recolher-se a seus cantos preferidos.
Em poucos minutos Letícia instala-se em seu recanto favorito, a cama da vovó onde tem liberdade para tudo, até mesmo para saltar como uma cabritinha, coisa que Regina jamais permitiu aos filhos.
Em pouquíssimo tempo a cama fica repleta de bonecas, jogos, massinhas de modelagem, pinturas, tudo numa desordem arrumada, onde neta e avó passam horas brincando, num faz de conta comovente.
Do meu posto na sala de TV ao lado, o que mais escuto e a voz doce da “pequenina Bruce”, que fala pelos cotovelos, sintomas evidentes de ter puxado a mãe(Fernanda) e a tia Lilida(de Piracicaba).
E assim passam horas, avó e netinha brincando e estreitando os laços afetivos, numa cumplicidade singela e amorosa que jamais fenecerá.
Mas hoje é dia de comemorações, a primeira na escola, com professoras e amiguinhas. A tarde, um bolo e salgadinhos com os avós, ficando o principal evento, a ser comemorado nos trinques, num sábado especial precedendo o dia dos pais.
Impossível escrever sobre minha neta, sem deixar transbordar o pieguismo e cafonice de um avô babão, que como todos, acha sua netinha a maioral, a mais inteligente, a mais bonita, a mais esperta, a mais ...
Avô, como podem deduzir, é tudo isso e mais um pouco, um lambão orgulhoso e desajeitado.
Parabens Lelê, nos vemos a tardinha, pois hoje “vai ter festa lá no seu apê”.

José Roberto(avô coruja)- 31/07/17




sexta-feira, 28 de julho de 2017

O URUBU DA LAGOA

                            O URUBU DA LAGOA



Por acaso, moro no edifício onde ocorreu esse estranho e significativo incidente.
No domingo 01 de outubro, dia de eleição que contrariando o nosso guia, que nada sabe, nada vê, postergou sua reeleição e se Deus quiser, chutou-a definitivamente para a lata de lixo, eu e meus amigos adolescentes da terceira idade, e pelo visto todos os moradores do prédio, percebemos que um urubu tinha ficado preso na rede de arame que protege a encosta do canta galo, limítrofe ao nosso condomínio.
Anotado o fato, continuamos nossas conversas de alto nível regadas com cervejinhas geladas e outros acepipes.
Todavia, entre os moradores do prédio, principalmente mulheres e crianças, a comoção foi geral.
Logo na segunda-feira o valoroso corpo de bombeiros foi acionado, porém devido ao tempo chuvoso nada poderia ser feito, alegou o representante da briosa corporação.
Essa mesma situação ocorreu na terça, quarta e quinta feira. Os bombeiros chegavam, olhavam e informavam que nada poderiam fazer, pois a encosta estava ainda muito úmida.
De sexta em diante, mesmo após serem acionados, os bombeiros não mais apareceram.
Porém, após 11 dias, a notícia foi publicada na Coluna do Ancelmo, com foto e tudo o mais. Nesse mesmo dia, após o almoço, acredito que todo o contingente da corporação sediada na zona sul sitiou o edifício Rhapsody.
Quem passou pela Lagoa na ocasião imaginava um desastre de grandes proporções, 7 carros e pelo menos 50 bombeiros tomaram de assalto o prédio e o morro resgatando rapidamente o malfadado urubu.
Uma eficiência de dar gosto, aplaudida pelos moradores que não pouparam vivas aos heróicos soldados do fogo e preservadores da fauna.
A simpática ave foi levada para receber os devidos cuidados, pois encontrava-se debilitada após 11 dias de jejum forçado, sem degustar suas costumeiras iguarias.
Ontem, dia 15 por volta das 11,00 horas, conforme já noticiado pela internet, nosso amigo foi  incentivado a alçar voo, juntando-se a sua turma. Porém a fenix limitou-se a uns arremedos de vôo do tipo galináceo, quase sendo atropelada . Sua reabilitação ficou para uma próxima oportunidade.
O que chamou a atenção além do fato inusitado, foi o poder da mídia, principalmente da Coluna do Ancelmo. Que sirva de exemplo.
Para que nossos serviços públicos funcionem vamos apelar para o Ancelmo. Quem sabe assim melhoraremos a segurança, a saúde e a educação dessa nossa cidade maravilhosa.


José Roberto-11/10/06

NOTA- TEXTO RECUPERADO DO BLOG OPINIAODOZE. TERRA.COM.BR, ESCRITO HÁ 11 ANOS, NARRANDO UM FATO PITORESCO OCORRIDO EM NOSSO PRÉDIO. INFELIZMENTE NÃO GUARDEI AS FOTOS DA ÉPOCA.

JOSÉ ROBERTO- 28/07/17


quinta-feira, 27 de julho de 2017

LEMBRANÇAS DOS TEMPOS DE CESP

LEMBRANÇAS DOS TEMPOS DE CESP
O assunto me veio a lembrança pelo fato país estar sofrendo com a necessidade urgente de cortar gastos, muito mal administrada pela droga de Presidente esquecido, ingênuo e safado.
No final de 1974, acertei minha transferência para o Departamento Comercial em São Paulo, deixando com saudades a Regional de Atibaia, pois não aturava mais trabalhar com José Roberto ( chará de merda), um péssimo Gerente Regional  desagregador, pois antes de mim, já tinham deixado Atibaia, o Molina e o Sergio(os três chefes de Divisão).
Na Regional éramos “caxias” ao extremo, a ponto de reduzir os limites com despesas de viagem, baixando o teto em no mínimo 20%(vinte por cento).
Em viagem, tínhamos direito ao café da manhã, almoço, jantar e pernoite, com notas separadas devidamente explicitadas na prestação de contas.
Recordo que demitimos vários empregados por  rasurarem as notas fiscais ou superfaturá-las.
Convem salientar, que na Regional tínhamos autoridade para contratar, demitir, promover, gerenciando um orçamento anual que não era muito rigoroso, mas sempre ficávamos aquém dos limites.
Chegando em São Paulo, ocupando um cargo que igual ao meu deveria haver mais de cem, comecei a sentir as mudanças, pois na capital, sede da empresa, as coisas corriam de forma diferente.
Minha primeira viagem a serviço foi ao município de Pedreira, cobrar o prefeito e tentar um acordo, pois a prefeitura não pagava as contas de luz há bom tempo.
Solicitei um carro com motorista partindo logo cedinho com destino a cidade, que deveria ficar a umas duas horas de São Paulo(não tenho certeza).
Logo que alcançamos a rodovia, paramos para tomar café.
Paguei meu café e misto quente, pedi a nota no valor correto, enquanto o motorista a meu lado, solicitou uma nota fiscal no limite total, englobando o café da manhã, almoço e jantar(nem sabíamos  se voltaríamos tarde, para justificar o jantar).
Fiquei boquiaberto, pois o motorista não me conhecia, não sabia o cargo que exercia na empresa, não tendo a mínima preocupação em disfarçar ou esconder sua tramoia, pois se fosse na Regional, seria demitido sumariamente.
Fiquei puto e pensei comigo mesmo; “vou ferrar esse sacana, relatando os fatos à Tesouraria”.
Resolvi prestar contas da viajem pessoalmente, deslocando-me a Tesouraria que ficava no prédio ao lado(bloco I do edif, Center 3).
Entregando a prestação de contas, o funcionário me olhou assustado e disse: “doutor, o senhor tem que gastar no limite, senão o valor das diárias não aumentam”.
Fiquei pasmo e embasbacado, pois a regra na matriz era gastar até o teto do limite e se possível, ultrapassá-lo, pois os diretores sempre aprovavam(segundo o funcionário que me atendeu).
Meti a viola no saco e desisti de dedar o motorista, que acostumado ao sistema viciado, seguia a rotina usual de trambicagens.
Aos poucos fui percebendo como éramos “quadrados” na Regional, todavia não me arrependo, pois trabalhávamos com orgulho e honestidade, orgulho que deu uma boa minguada depois que comecei a enxergar as coisas sob o ângulo da matriz, onde o conceito de economia e contenção de gastos não existia, onde promoções por Q.I, eram bem mais fáceis que por mérito, assuntos que poderei abordar em outros textos.
Um em especial que talvez valha a pena mencionar , é uma passagem tragicômica  com o ex-chefe José Roberto, em São Paulo, mas fica para outra ocasião.

José Roberto- 27/07/17


quarta-feira, 26 de julho de 2017

VIVA O DIA DA VOVÓ E DO VOVÔ!!!

VIVA O DIA DA VOVÓ  E DO VOVÔ

Todo mundo anda dizendo que hoje é o dia da vovó, mas eu, enciumado, dei uma pesquisada  e constatei que hoje, 26 de julho é o Dia dos Avós, direito que reivindico de imediato, esperando que sirva de alerta para meus amigos, vovôs como eu.
Como inventaram dia para tudo e para todos, a grande maioria sem o menor significado, quando se trata de um assunto sério como avós, quero repartir essa importante data com minha mulher, sem lhe conceder a primazia, pois sei de minha importância para minha querida netinha Lelê.
Coincidência ou não, nessa segunda feira que passou, brincando no quarto com a vovó Rêrê, a pequenina disparou elogios ao vovô Beto que não estava presente, mas notificado não estranhou, pois não tem dúvidas da imensidão do amor recíproco entre ambos.
Portando, no dia dos avós cá estou eu a escrever sobre essas criaturinhas que enchem de calor nosso coração e nossas vidas, que trazem alegrias que não pudemos desfrutar com a mesma intensidade que agora, pois estávamos aprendendo a cuidar de nossos filhos e hoje, com a experiência dos anos, nos rendemos aos encantos dos queridos netos.
Quando via Regina permitir que Lelê mexesse em todas as gavetas, em seu arsenal de pós, esmaltes e pinturas, bagunçando tudo sob os olhares complacentes da vovó, recordo, que com os nossos não foi bem assim, a mamãe era mais rígida, impondo regras que atualmente são transgredidas sem qualquer admoestação.
Tenho certeza que amolecemos com a chegada dos netos, pois sou testemunha ocular e partícipe da brandura extra com que tratamos os filhos de nossos filhos.
Nos preparativos  para a comemoração dos quatro anos de nossa netinha, já crescidinha, esperta e falante como a mãe e a tia Lilida, apesar de nos maravilharmos com seu rápido desenvolvimento , olhamos saudosos para as fotos da então pequenina em nossos braços, no banho, no berço, um passado tão próximo mas que para nos, vovós,  já parece tão distante.
E pensar que ainda nossos netos vão crescer muito mais...
Talvez nossos netos pensem de forma idêntica, desejando que ficássemos “para sempre”, do jeito que somos hoje.
Ficarão as doces lembranças.
Mas hoje é o nosso dia, temos que comemorar, pois ser avó ou avô é uma delicia.

José Roberto- 26/07/17





terça-feira, 25 de julho de 2017

QUANTO CUSTA UM DEPUTADO?

QUANTO VALE UM DEPUTADO?

Mencionei ontem por alto o assunto, mas a situação real é bem pior que imaginávamos.
Graças ao trabalho incansável de Gil Castelo Branco e de sua Ong Contas Abertas,uma das raras que realmente funciona, ficando de olho nos gastos do governo, soubemos o tamanho da grana liberada nos dois últimos meses referente a emendas parlamentares.
Pelos dados levantados, ficou provado por A + B que o ingênuo Temer é mesmo um sem vergonha e que os deputados estão custando caro, mesmo aqueles que não terão a mínima chance de reeleição.
De janeiro a maio, o montante liberado para atender as emendas foi de 105 milhões, mas em junho e julho, com o pedido de autorização para abertura de processo sendo julgado na Comissão de Constituição e Justiça, Temer abriu as torneiras e a grana jorrou farta, independente de faltar verbas para áreas primordiais, como saúde, educação e segurança.
Em junho o malandro tampão liberou 2 bilhões e em julho que ainda não terminou, 2,1 bilhões, uma enormidade nessa crise que atravessamos,  dinheiro que fará muita falta para atender as necessidades básicas  da população, mas o sacana do Presidente, para juntar mais algum, aumentou os impostos sobre combustíveis com as consequências em cascata, “mas o povão vai entender”.
Como nosso país pode dar certo com esse tipo de gente, legislando em causa própria e se vendendo por trinta moedas?
Vamos considerar, que por segurança, o Presidente precisa garantir o voto de 200 deputados(o mínimo é 172), para ter uma margem de segurança que a Câmara não autorizará o encaminhamento do processo ao STF.
Se levarmos em conta apenas os 4,2 bilhões liberados em junho e julho, podemos estimar que cada deputado custou ao erário aproximadamente 21 milhões, o que é muito, pois para o povo esses canalhas não valem nada.
É uma vergonha e um acinte tomarmos ciência dessas negociatas e tenebrosas transações, com o país paralisado por total falta de recursos, recursos que não faltam para comprar votos e deputados.
Não podemos esquecer o nome de todos esses canalhas, inclusive dos que fingem ser oposição, pois perderam as tetas e berram como bezerros desmamados.
Precisamos riscá-los do mapa em 2018.

José Roberto- 25/07/17



segunda-feira, 24 de julho de 2017

MAIS IMPOSTOS!!!

MAIS IMPOSTOS!!!

O boca mole dorminhoco já vinha ameaçando e finalmente, como todo Ministro da Fazenda incompetente, optou pela caminho mais fácil, aumentando impostos incidentes sobre combustíveis.
Henrique Meirelles , senil e gagá, já deveria estar de pijama num asilo de velhos, pois até durante seus pronunciamentos dá umas cochiladas, nos lapsos de memória onde busca alguns chavões econômicos que ainda consegue recordar.
Cretinos, como o Ministro do Planejamento Diogo de Oliveira, um ilustre e insignificante desconhecido, tenta amenizar esse disparate, alegando que a causa principal desse aumento de impostos é o déficit crescente da Previdência.
Ora, o imbecil sabe muito bem que o principal responsável por esse tremendo buraco e o setor público,  com 1 milhão de pensionistas, custando quase 5(cinco) vezes mais que o despendido com o setor privado, INSS, que atende a 33 milhões de aposentados.
E só pensam em reformar e piorar ainda mais a Previdência Privada, mantendo intocável a aberrações concedidas ao setor público.
O aumento dos combustíveis é perverso, pois reflete em toda cadeia produtiva, repercutindo em forma de cascata no aumento dos preços de todos os produtos e serviços.
Nosso Presidente de merda, com sua cara de mordomo de Drácula, não teve pudor em vir a público e soltar essa pérola: “ A população vai compreender, porque esse é um governo que não mente”. Faltou a palavra “pouco”, pois esse engomadinho carcomido se revelou um tremendo e descarado trambiqueiro.
Preocupado apenas em preservar seu mandato OB(tampão), Temer abre os cofres para comprar deputados, que cada vez querem morder um pouco mais.
Obviamente, pensando nas outras denúncias que virão, é necessário arrecadar  mais, para ter uma gordurinha extra,  pois esses deputados corruptos estão ficando caríssimos.
Convem ainda lembrar, que esses mesmos deputados corruptos aliados aos safados do Senado, tramam  aumentar o Fundo Partidário de 800 milhões para 3,6 bilhões. Alguns corruptos de peso consideram pouco esse aumento, pois como está mais difícil tosquiar as empreiteiras sugerem um aumento maior, na casa dos 6 milhões.
Todos esses canalhas não se incomodam com o aumento de impostos e até os apoiam, pois alem da verba para gasolina que deverá aumentar, possuem dezenas de vantagens e penduricalhos que lhes asseguram uma boa vida, na moleza, enquanto o povo sofre cada vez mais para sustentar o bem bom desses  picaretas.
“Vamos comprender porra nenhuma’!!!

José Roberto-24/07/17


sexta-feira, 21 de julho de 2017

MULA, O MILIONÁRIO

MULA, O MILIONÁRIO

Tínhamos conhecimento que os filhos do apedeuta tornaram-se milionários sob a proteção paterna, tanto assim, que um mero catador de bosta de elefante do zoológico paulista, se transformou num rico empresário da informática, pecuária e “otras cositas mas”.
Dizem que Mulinha é um dos grandes acionistas da JBS.
O outro filhote do Batráquio, Luiz Cláudio, de auxiliar de técnico do Corinthians, ou melhor, de engraxador de chuteiras, tornou-se promotor de futebol americano, esporte que o brasileiro não dá a mínima importância, mas recebendo uma grana preta de “paitrocinio” das empreiteiras.
O Molusco corrupto ajeitou através do fiel samurai Okamoto, a vida da família toda, até mesmo dum sobrinho trambiqueiro com nome de cantor(Taiguara), que foi sugar grana da Odebrecht  em Angola.
Apesar do Sapo Barbudo adorar uma mordomia, um “dolce far niente”, pensávamos que o sacana era esperto, sempre gastando, morando, comendo, bebendo(e como bebe o pau d’água!!!), viajando, as custas dos “amigos”, não aparecendo nada em seu nome, nem mesmo o Triplex e o Sítio de Atibaia, até o juiz Moro sequestrar seus bens.
Numa primeira busca, a justiça encontrou uns 600 mil em suas contas bancarias, alem de três apartamentos, um sitio na beira da represa de Guarapiranga, alem de 2 carros e do triplex do Guarujá(que não é dele).
Escarafunchando um pouco mais, descobriu que o safado Ex-melhor  Presidente, sentindo que o Lava-Jato era para valer, tentou garantir o futuro aplicando 9(nove) milhões de uma só pancada, em 2014, em dois planos de previdência privada.
Foi mal orientado por seus cupinchas, pois para a grana aplicada em previdência privada ser blindada contra o arresto de terceiros, tem que ser capitalizada através de depósitos mensais e consecutivos, caracterizando-se como formação de poupança, o que não foi o caso.
O Gatuno de nove dedos ligeiros,  sacou a grana ninguém sabe de onde e fez as aplicações julgando-se muito esperto, mas tomou na tarraqueta.
Nossa torcida é para que todas as condenações sejam confirmadas nas instancias superiores(a atual e as que vierem), pois não há duvidas que o Batráquio apedeuta é um corrupto perigoso, necessitando ser trancafiado com a máxima urgência, a fim de que sua influência perniciosa junto a gangue  petista e sindical seja definitivamente erradicada, para que no futuro o país tenha alguma chance de sair da merda(embora com esse bosta do Temer seja praticamente impossível).
Mula, pelo que vemos, é um corrupto milionário, que tinha certeza que iria se dar muito bem, não contando que “havia uma pedra no meio do caminho”.

José Roberto- 21/07/17



quinta-feira, 20 de julho de 2017

CONVERSA DE VELHOS

CONVERSA DE VELHOS

Nos últimos meses tenho notado uma tendência que vem se agravando, tornando os “papos” após as partidas de tênis insípidos e deixando muito a desejar.
Antes o tema  predominante eram as  mulheres, alternando-se com fofocas, malidiscências da vida alheia e outros assuntos de alto nível na área de sacanagens e similares.
Atualmente a conversa parece de um grupo de representantes de laboratórios, que discutem nas salas de espera dos consultórios, as últimas descobertas e lançamentos da farmacopéia mundial.
Conversa de elevado teor técnico, capitaneada pelo “velho” Renato, também conhecido como “Dr. Concreto”, assessorado com louvor pelo “estropiado” Hélinho, que nos atulham com as novidades infalíveis no tratamento de reumatismo, prisão de ventre, frieiras, obesidade e outras frescuras mais.
Ora, se ainda discutissem sobre remédios que “levantam” a moral, tipo Viagra, Cialis, Levitra e outros, entendo que esse sim seria um tema relevante, porém esse  pessoal que já entrou na “idade dos metais” devem se considerar casos perdidos.
A ausência de vontade desses decrépitos senhores, juntada a duras penas em meses de complacente espera, só pode ser amenizada com as milagrosas próteses.
Os citados senhores esmeram-se em enumerar seus males e queixumes, num rol de fazer inveja aos hipocondríacos de plantão, como se disputassem a indicação para o “Guiness Book”.
Até Otacílio, o pequeno grande homem de Exu, para não ficar por baixo(sem trocadilho), invejando o “cuco-bicão” Luiz, arranjou uma diverticulite, assumindo aquele ar de enfermo e submetendo-se a uma ração de antibióticos e antiinflamatórios digna de dar grandes alegrias aos donos de farmácias.
Só come papinha de arroz e bifinho grelhado, descarnando a olhos vistos, fazendo ressaltar sua bela cabeça, que embora não seja portentosa como de um cearense, é de um respeitável pernambucano.
Como já chegamos a maio e neste ano apenas o campeão Hélinho e o obeso Luiz conseguiram suas cirurgias, o “velho” programou para a semana, uma pequena intervenção no pescoço, para retirada de um nódulo benigno por motivos estéticos(como se adiantasse alguma coisa).
Para humilhar a concorrência, a cirurgia será realizada em São Paulo, centro médico de excelência, custando apenas alguns milhares de dólares.
A cada dia que passa está cada vez mais difícil arranjar um parceiro, pois o grosso da turma contenta-se em ficar sentada,  assistindo aos raros  clássicos, tirando alguns cochilos durante as pugnas.
Embora contra minha vontade, sinto que aproxima-se a passos largos o dia em que teremos que nos dedicar exclusivamente as damas(não entendam errado, refiro-me ao jogo).
Triste realidade.

José Roberto- 07-05-07


NOTA- TEXTO RECUPERADO DO BLOG TERRA OPINIAODOZE, ESCRITO HÁ DEZ ANOS.
DA TURMA DO TÊNIS RESTA APENAS EU, POIS TODOS OS OUTROS DEBANDARAM, DEVIDO A MUDANÇAS E OUTRAS RAZÕES PARTICULARES.

JOSÉ ROBERTO-20/07/17


quarta-feira, 19 de julho de 2017

O RIO PEDE SOCORRO

O RIO PEDE SOCORRO
Moro no Rio há trinta e nove anos, não renego minhas origens, mas já me considero meio carioca, embora o sotaque caipira de paulista do interior persista, ainda que um pouco atenuado.
Aprendi em todos esses anos, que o Rio é mesmo uma cidade especial, bela por natureza, com um clima propício ao lazer, com pessoas bonitas e alegres que cultuam a boa forma e fazem questão de mostrar os belos corpos nas praias ensolaradas.
Infelizmente as coisas boas da cidade estão se deteriorando nesses últimos anos, talvez devido ao desemprego e a falta de oportunidades, levando os jovens a optarem pela vida enganosamente fácil do crime, do tráfico, da marginalidade.
A esse fator negativo, soma-se a incompetência e corrupção dos governantes, que conseguiram quebrar a cidade e o estado, que encontra-se em  situação de indigência, sofrendo com a deficiência dos serviços básicos, principalmente na área de segurança.
Andar pela cidade tornou-se uma aventura perigosa. A noite risco imenso, pois os bandidos que já dominavam a zona central, estenderam seus tentáculos a badalada zona sul, ficando com “tudo dominado”.
A situação é tão critica e ridícula, que o próprio Secretário de Segurança disse ontem em entrevista, que se soubesse que a situação era tão ruim não teria aceitado o cargo, preferindo desfrutar da segurança, quietinho em sua casa.
Um prefeito péssimo(Crivella,) um governador burro, corrupto e doente(Pezão),  um vice(Dornelles) que mais parece uma múmia embalsamada, não tendo força nem para falar normalmente(já deveria estar num asilo), entregaram “os pontos” e a cidade ao bandidos e traficantes.
A cidade é campeã de roubos de cargas, com uma média de 7(sete) assaltos por dia.
Todos conhecem os locais mais comuns dos assaltos, onde a mercadoria é despejada(Chapadão) e as feiras livres onde o diversificado produto dos roubos é comercializado, feiras de Acari e Caxias.
Nesses locais vendem de tudo, desde carne fresca, produtos comestíveis, eletrodomésticos e até remédios.
Acari  já possui há tempos, aos sábados e domingos, um feira famosa, chamada de Robauto. O próprio nome já é “auto explicativo”, com duplo sentido.
A TV documentou, a polícia sabe o que acontece, mas alega falta de recursos para acabar com essa vergonha, que alem de mortes eventuais, acarreta imensos prejuízos ao estado e ao país.
Porque não juntam alguns pelotões, cercam a área e prendem todos, inclusive os comerciantes irregulares dessas feiras de artigos roubados?
Não tomam providências ou porque são coniventes ou realmente uns cagões, que temem o crime organizado.
Enfim, a cidade está entregue aos bandidos que deitam e rolam diante da inoperância do poder público.
O governo federal deveria fazer uma intervenção no estado, chamando o exercito para efetuar uma faxina geral, liquidando essa bandidagem, sem dar bola aos cretinos dos direitos humanos, que provavelmente defenderiam os criminosos.
Mas como o próprio governo federal é um antro de corruptos, pedir socorro a quem?

José Roberto- 19/07/17



terça-feira, 18 de julho de 2017

VAI PIORAR!!!

VAI PIORAR!!!

Durante o recesso, até que a situação do país melhora um pouquinho, pois com os congressistas longe de Brasília diminuem os conchavos, a roubalheira se dispersa, com os corruptos refugiando-se em seus covis.
Época boa de visitar a capital, pois com as ausências  dos parlamentares diminui o número de assaltos, a população e visitantes ficam mais tranquilos.
Quem trabalha dobrado, ou melhor, elocubra meios de escapar do cutelo é o esquecido e ingênuo Presidente Temer, que com seus assessores também fustigados pelo Lava-Jato, estudam e avaliam o preço de cada deputado que ainda resiste a tentação do vil metal, mas sabemos que é apenas uma questão de ajuste das cifras.
O problema é o danado do teto de gastos que derrubou a Presidanta Dilma, mas Temer já escaldado, sabe que para pagar os deputados cortará verbas da saúde, educação e segurança, sem nenhum remorso.
Esse Presidente com cara de mordomo do Drácula é mesmo um tremendo picareta, pois para manter sua bunda magra na cadeira presidencial, liberou em junho em emendas paróquias para deputados comprados,  1,8 bilhão e agora em junho outros 4,5 bilhões, dinheiro que faz uma tremenda falta para manutenção dos hospitais públicos do Rio(como exemplo), que a cada mês, reduzem o já péssimo atendimento e o número de leitos disponíveis.
Outra notícia em destaque,  é a total alienação da cretina ex- Presidanta, que mesmo nesses momentos de crise não se manca, viaja pelo mundo dizendo suas costumeiras asneiras, com uma equipe de energúmenos, gastando” os tubos”.
Essa imbecil tem que ser contida e calada, pois somente nos envergonha com suas teorias de ensacamento de vento dentre outras, alem de ficar passeando e torrando dinheiro público.
Mas a melhor,  pesquei agora de manhã lendo ótimo artigo de Gil Castelo Branco, que foca os gastos absurdos do governo, com cargos comissionados(quase 100 mil), com alugueis(1,6 bilhões só do legislativo) e com despesas de viagens(passagens aéreas e diárias)2,2 bilhões.
Dentre esse pessoal que adora viajar por conta do governo, Gil cita o caso do Ministro dos Esportes, o balofino Leonardo Picciani(saiu ao pai esse garoto!!!), que viajou a Londres com três assessores, com o objetivo de realizar uma visita técnica as instalações de Wimbledon, justamente a tempo de ver Federer vencer pela oitava vez o torneio.
Com esse tipo de gente  a frente do governo, com um Congresso de merda e com o Judiciário questionável, alguém acredita que a situação pode melhorar?????

José Roberto- 18/07/17


segunda-feira, 17 de julho de 2017

JUSTIÇA INJUSTA

JUSTIÇA INJUSTA

Fiquei aparvalhado diante da pequena nota nas paginas internas do  jornal, local indicado para assuntos sem qualquer importância.
Que momento inoportuno, que falta de “simancol”, dessa Associação dos Magistrados Aposentados do Ministério do Trabalho,  pleiteando o auxilio moradia já concedido ao juízes da ativa(apenas um pequeno adicional de 4 ou 5 mil mês)
Esses espertalhões que aposentam com salário integral e muitas regalias, recebendo em média 33 mil reais mês, querem dar mais essa mordida na viúva, pois quem não chora não mama, principalmente essa turma que tem um ferrenho espírito de corpo .
O processo encontra-se com o bondoso Ministro do STF, Luiz Fux, que já atendeu no passado pleitos semelhantes de seus colegas de toga, e com certeza, não deixará na mão os “pobrezinhos” dos aposentados da justiça trabalhista, pois a situação do país “tá braba”(coitadinhos).
A sacanagem do auxilio moradia foi estendida aos membros do STF em 2.000, pois os doutos ministros julgaram ter o mesmo direito dos congressistas se auto concedendo essa mamata, independente de residirem ou não no município onde trabalham, isento de imposto de renda e podendo ultrapassar o teto constitucional, por tratar-se de uma teta extra.
A partir dessa data, tribunais de instancias inferiores e estaduais se julgaram com o mesmo direito, em alguns casos extrapolando, como no Rio Grande do Sul, onde 1.200 juizes e promotores receberam quase 600 milhões em atrasados(sem acertar na mega-sena, mas acertando no bolso do contribuinte).
Fato semelhante deve ter ocorrido nos demais estados, todavia não pesquisei sobre o assunto.
Vendo a pretensão infame desses juízes aposentados e regiamente remunerados, penso nos pobres dos aposentados do Estado do Rio de Janeiro, que não receberam ainda o décimo terceiro, recebendo em parcelas o atrasado salário de maio.
Esses pobres aposentados estão com contas em atraso, em listas de maus pagadores, muitos vivendo as custas de parentes e amigos, enfrentando filas para receber cestas básicas doadas por populares,  situação humilhante que não acontece com seus colegas do judiciário estadual, que recebem religiosamente em dia.
Os componentes do sistema judiciário se consideram uma casta de pessoas não comuns,( como disse o Mula uma vez, referindo-se ao bode velho Marimbondo de Fogo Sarney), portanto devem ser tratados como tal, merecendo regalias e benesses não disponíveis ao povão.
E pensar que são esses sujeitos os encarregados de fazer com que a Constituição e as leis sejam cumpridas, é de arrepiar.
Dá para confiar nessa turma?

José Roberto- 17/07/17



sexta-feira, 14 de julho de 2017

MULA QUER VOLTAR

MULA QUER VOLTAR

Numa reunião fechada com todos seus cupinchas, em síntese, a canalhada petista, sindicalistas e agregados corruptos, Mula embora amerdalhado em duplo sentido, arrotou para seus “discípulos” dizendo que agora vai voltar.
Abusando do seu linguajar rasteiro e chulo, arrastando a língua presa(logo todo o resto estará preso também) como bêbado em conversa de fim de noite em botequim, o Batráquio afirmou que será candidato em 2018.
Ovacionado pela sua gangue, o apedeuta esquece que está nas mãos do Tribunal de Segunda Instância de Porto Alegre, que pelos sinais emitidos, deverá julgar a primeira condenação do Molusco até agosto do próximo ano, antes das eleições.
Muitas outras condenações virão no rastro dessa primeira, pois o juiz Moro tem material de sobra para tirar de circulação essa safado que traiu a nação de forma vergonhosa, roubando e deixando roubar.
Diante de tantas provas e evidências concretas, o trio de juízes gaucho responsável pela análise do processo, não perderá a chance de fazer com que a justiça seja feita, atendendo o anseio de milhões de brasileiros que querem ver o safado na cadeia.
Sim, na cadeia, pois após o veredicto da segunda instância, o condenado terá que iniciar o cumprimento da pena em regime fechado, até julgamento do último recurso no STJ.
Entendemos portanto o esperneio do “ex-melhor Presidente desde Cabral”, pois sabe que a ampulheta do tempo corre e não a seu favor.
Pensando friamente, mesmo que ocorra um atraso no julgamento, será que esse traste que afundou o país terá alguma chance de ser eleito novamente?
Já enganou seus crédulos eleitores mais de uma vez, inclusive quando inventou a toupeira Dilma, a ensacadora de vento.
Alem de alguns artistas sem vergonha, viciados em verbas públicas; alguns milhões de analfabetos dependentes das bolsas assistências e sem acesso a mídia que não tomaram conhecimento ou não possuem capacidade de entender o grau de canalhice de seu líder de barro, de sindicalistas pelegos que vivem de verbas do governo; do MST e outros movimentos capachos do PT e sindicatos; que em sã consciência votará nesse semianalfabeto que se julgava acima da lei?
Espero não haver necessidade de presenciar o resultado dessa questão e que até agosto de 2018, o apedeuta Mula esteja devidamente enquadrado, ou seja,  “vendo o sol nascer quadrado”.

José Roberto- 14/07/17




quinta-feira, 13 de julho de 2017

O PRIMEIRO TOMBO DO MANGUACEIRO

O PRIMEIRO TOMBO DO MANGUACEIRO

Custou, mas o manguaceiro corrupto nove dedos levou a primeira rasteira da justiça, que tardou exageradamente, pois esse traste já deveria estar cumprindo prisão perpétua há muito tempo, devido a magnitude de seus crimes.
Moro foi condescendente, apenando o safado em apenas 9 anos, talvez um número cabalístico até o qual o apedeuta Mula saiba contar, utilizando seu “ábaco dedal”(duvido que o ignorante saiba o que é um ábaco).
Embora essa condenação ainda não “encaçape” o corrupto mor de nosso país, serve ao menos para abrir caminhos para muitas outras que virão, pois são inúmeros os processos que correm contra esse perigoso trambiqueiro.
Serve também para acelerar sua caganeira crônica, pois Mula está se borrando todo, usando até fraldão, numa vã tentativa de disfarçar os ataques de pânico diarreico a vem sendo submetido.
Como já não conta com as mordomias concedidas pelas empreiteiras, quando esnobava fumando cubanos e arrotando após talagadas de uísque Blue Label, o pau d’água se contenta com a velha e conhecida 51, tendo inclusive já acabado com o estoque do boteco da esquina.
O Batráquio safado, arrota, peida, esperneia, coça o saco flácido, tira melecas do nariz, espumando e cuspindo nos  fieis capachos que ainda o bajulam fingindo acreditar em suas mentiras, jurando mais uma vez “que é a alma mais honesta desse país”(Deus deveria castigar esse mentiroso, já que nossa justiça está demorando para castigá-lo).
Essa primeira rasteira no ensaboado Molusco, leva um pouco de ânimo às pessoas honestas, cansadas de ver prevalecer a safadeza, a corrupção e a roubalheira, sentindo agora esse pequeno e tardio sopro de justiça.
Mula, “o ernesto” , não perde por esperar!
Pode continuar cagando até o fiofó  fazer bico, pois a “estrovenga” que está a caminho é das grande, das bitéla!!!!


José Roberto- 13/07/17

quarta-feira, 12 de julho de 2017

MOQUECA CAPIXABA

A MOQUECA CAPIXABA

Fui apresentado a deliciosa moqueca capixaba, se não me falha a velha e cansada memória, em 1976.
Nessa época trabalha na Cesp em São Paulo e fui participar de uma reunião na Escelsa-Cia de Eletricidade do Espírito Santo, em Vitória, patrocinada pela empresa anfitriã, sob coordenação do então jovem amigo Sérgio Pereira(atualmente meio velho, mas firme como uma rocha).
Após exaustivo dia de trabalho, Sergio nos levou para um pequeno restaurante na Barra do Jucú, local simples com chão de terra batida, mas com uma comida que era o verdadeiro jantar dos deuses.
O prato básico era a moqueca, de peixe,  camarão e de lagosta.
Confesso que fiz feio, demonstrando ser um verdadeiro caipira, pois recordo que comi pratos imensos dos três tipos, feito um verdadeiro esganado morto de fome.
Achei a moqueca uma delícia, em especial a de camarão e de peixe, pois como matuto de origem, não sou muito chegado a lagosta, prato chique para metidos que fingem ter paladar refinado.
Não que desgoste do crustáceo, mas prefiro o camarão.
Alguns anos depois, já morando no Rio, trazendo para minha equipe o amigo Pedro Paternost, que até então morava em Vitória e trabalhava na Escelsa, fiquei ainda mais chegada ao prato típico capixaba, pois Pedro, glutão inverterado, era também amante desse apetitoso manjar.
Pedro sabia inclusive os locais onde a famosa panela de barro era fabricada, indispensável para o preparo do rico acepipe. Todas as vezes que passávamos pela cidade durante nossas incursões de mergulho à Caravelas, na volta, comprávamos algumas para nosso uso e deleite.
Antes de usar a panela pela primeira vez, era necessário queimá-la, colocando um pouco de óleo de cozinha em seu interior, levando-a ao fogo, até que todo óleo fosse absorvido pela panela, impermeabilizando-a e fazendo com que tudo que nela fosse cozido, tivesse um sabor específico.
Esse ritual causava uma fumaceira danada. Depois da primeira vez, impregnando o apartamento durante horas, passei a realizá-lo em Itanhaém, num barracão nos fundos da casa da minha sogra.
Tínhamos o hábito(eu e Pedro), de tempos em tempos  juntar mais um ou dois amigos e fazer uma noitada de moqueca e manguaça.
Ou era no apartamento do Pedro que morava sozinho, ou no meu, quando Regina estava passando alguns dias em Itanhaém.
Iniciávamos os trabalhos tomando uísque durante todo o preparo, entremeado com algumas cervejas.
A moqueca capixaba não leva dendê, apenas azeite de oliveira, que rega e dá um toque especial  nos ingredientes, tomate, cebola, pimentão, coentro ou salsa, alho e obviamente camarão ou peixe, ou um mix de ambos.
Inebriados pelos odores durante o cozimento, e meio alegres pelas bebidas, nos preparávamos para atacar o celestial manjar, acompanhado de arroz branco e do pirão que é outra delícia.
Passávamos então para o vinho, digno acompanhante dessa magistral refeição, tomado sem qualquer moderação  até ficarmos com o bucho completamente lotado.
Eu comia para valer, bebendo de forma relativamente moderada, exceto quando a reunião era em casa, quando entornava o caldo de vez, porem Pedro era sem qualquer sombra de duvida o campeão, motivo pelo qual sua vasta barriga estava sempre em constante evolução.
Muitas vezes nem lembrava das despedidas e de como cada um conseguiu chegar bem em suas casas. Bons tempos sem a pentelha Lei Seca.
Agora que Pedro se foi, recordo com saudade desses tempos despretensiosos, curtindo momentos agradáveis, papeando sobre mergulhos e outras besteiras, desfrutando um da companhia do outro, atitudes que alegraram e aqueceram nossas almas.
Atualmente continuo fazendo as moquecas,o pirão e até o arroz que acho delicioso,  agora  tudo mais incrementado, pois com o tempo aprimorei meus dotes culinários e adoro cozinhar.
Sinto apenas falta dessas reuniões calorosas e informais, pois os amigos do grupo se dispersaram, Pedro no céu e outros mais longe, ou distanciados por novas atividades.
Reavivar essas boas lembranças faz bem a nossas almas envelhecidas.


José Roberto- 12/07/17

terça-feira, 11 de julho de 2017

PATINANDO NO LODO

PATINANDO NO LODO

Tenho que reconhecer que nosso ingênuo e esquecido Presidente tem estomago de aço para aguentar o massacre a que vem sendo submetido, tendo ainda que fingir que tudo está sob controle, que tudo vai muito bem, obrigado.
O patife merece o calvário que atravessa, pois seus atos espúrios e secretos, desvendados graças a sua “ingenuidade” para não dizer burrice, revelaram que o vampiresco Temer é da mesma laia dos nossos políticos.
O engomado Presidente vai resistindo a duras penas, recebendo diretos de esquerda e direita, coices e chutes no saco, até mesmo dos pérfidos aliados, juntados a sua base de apoio comprados por 30 dinheiros.
Como Judas ou mais propriamente, como ratos de navio, são os primeiros a desembarcar quando percebem que a nau está indo a pique.
E o sofrimento de Temer aumenta, percebendo que suas chances de sobrevivência já se esvaíram pelo esgoto fétido do conspurcado Congresso.
Sofremos juntos com o Presidente ao saber que sua cadeira será ocupada por outro traste, o bochechudinho gorduchinho ridículinho e corruptinho Rodrigo Maia, que por razões estranhas ocupa a Presidência da Câmara, sendo o primeiro na linha de sucessão.
Não que o bochechudo Rodriguinho seja pior que os outros, pois pelo que consta responde apenas a um ou dois processos no Lava-Jato, o que pode até ser considerado pouco, comparado aos Renans, Aécios, Barbalhos, Lobãos  e Jucás , corruptos de estirpe que povoam a grande Casa da Mãe Joana.
Seria mesmo quase impossível escolher um congressista que preste, pois no frigir dos ovos todos se equivalem, o que na prática, quer dizer que não valem nada.
Nós, os pobres contribuintes que sustentamos a boa vida dessa cambada, estamos numa sinuca de bico, pois ao contrário da grande máxima do filósofo Tiririca, “Pior que tá, não fica”, pode sim, embostear ainda mais.
Ficamos matutando e nos perguntando, sabendo que com essa turma não haverá jeito da situação melhorar.
Como atento espectador da desgraça que nos rodeia, ao contrário dos otimistas da área econômica, não vislumbro melhora alguma.
A inflação caiu porque o povão não tem emprego nem dinheiro para gastar.
Estamos (eu não) a espera de um milagre que não vai acontecer.


José Roberto- 11/07/17

segunda-feira, 10 de julho de 2017

TEMER, O INVISÍVEL ESTREBUCHANTE

TEMER, O INVISÍVEL ESTREBUCHANTE

Recebi um vídeo que postarei no Facebook , mostrando nosso desafortunado Presidente na reunião do G-20, no momento da apresentação e cumprimentos.
Todas autoridades das nações participantes cumprimentavam-se uns ao outros, passando por Temer  sem dignar-se a dirigir-lhe um simples gesto ou palavra.
Abraçavam ou afagavam os que estavam a seu lado, enquanto Temer impávido como uma múmia embalsamada, com um sorriso amarelo esverdeado no rosto pálido, presenciava  esse descaso e falta de respeito, para aquele representava o mais importante país das América do Sul.
Essa situação deprimente durou alguns minutos e Temer, apesar da vergonha conseguiu manter-se ereto com aquele estranho  esgar nos lábios.
Que vexame, afronta que nenhum homem de bem aceitaria sem retrucar, sem mandar os desfeitosos a puta que os pariu, isso se Temer fosse um homem de bem, que não é bem o caso, com ou sem trocadilho.
As vésperas de ser escorraçado, tal como ocorreu com a energumena Presidanta, Temer ao invés de ficar quietinho com o topete de molho no Palácio do Jaburu, tentando comprar mais alguns deputados, que sentindo a fraqueza do estrebuchante aumentaram seu preço, procurou distanciar-se dos seríssimos problemas, viajando para alem mar.
Primeiro foi a Russia, tratar assuntos sem qualquer relevância com o complicado Putin, que saudoso do tempos da União Soviética, tenta sufocar a incipiente democracia que surgiu após a queda do comunismo.
Teve uma pífia recepção, digna de um funcionário de quinto escalão.
Pior foi na Noruega, onde alem de não haver nenhuma autoridade ou  repórter para documentar sua visita, foi esculhambado pela Primeira Ministra, que reduziu a metade a verbas doadas ao Brasil, para ser utilizada na preservação de nossas florestas.
O que o desorientado Temer foi  fazer na Noruega?
Será que o ingenuo Presidente foi procurar a cabeça do bacalhau?
Que vergonha, quanta humilhação.
Como uma pessoa culta, de boa formação, que por caminhos tortuosos e ironia do destino tornou-se a figura mais importante do país, pode sujeitar-se a essas afrontas explicitas e ainda afirmar que a situação por aqui esta tudo OK?
Temer, o vampiro já está morto e ainda não percebeu.
Aguarda apenas a estaca de madeira que será definitivamente fincada em seu peito pela Câmara dos Deputados, pois mesmos os corruptos vendíveis fogem desse espectro que se recusa deixar o Palácio e voltar para o túmulo peemedebista de onde nunca deveria ter saído.

José Roberto- 10/07/17




sexta-feira, 7 de julho de 2017

O ENGODO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

O ENGODO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

No meio dessa penúria que atravessamos, fruto da má administração de todos os governos pós democratização, em especial os últimos treze, nos quais o país sob comando de petistas extremamente corruptos chegou a fundo do poço.
Pelo inchaço da máquina pública, voraz devoradora de verbas, pelas vantagens e mordomias concedidas a nata dos três poderes, o país quebrado, necessita ordenar suas finanças e rever os gastos, pois falta grana para os serviços básicos com a população desamparada, sem trabalho e sem perspectivas.
Eis que nossos sábios da equipe econômica, afirmam que a única saída para o caos que vivemos e que tende a se agravar num futuro próximo, é a Reforma da Previdência.
Até podemos concordar que haja mesmo necessidade da reforma geral da Previdência, mas não da forma que esses canalhas encastelados nos ministérios econômicos apregoam, com respaldo de um governo cambaleante e corrupto que não mais nos representa.
Querem apenas piorar as regras da aposentadoria privada, do INSS, enquanto aquelas que realmente sangram os cofres da nação permanecem intocadas.
Assistindo uma mesa redonda com eminentes especialistas em Previdência, fiquei abismado com a disparidade dos dados e números apresentados.
- A média mensal do valor da aposentadoria do setor público é de 9 mil reais;
- A média mensal da aposentadoria do setor privado, INSS, é de 1,6  mil reais;
- A média do setor legislativo e de 28 mil reais;
- A média do Judiciário é de 25 mil reais;
- A média do Ministério Público e de 30 mil reais.
O déficit nas contas da Previdência no ano passado, foi  assim distribuído:
-Setor Público- 115 Bilhões para apenas 1 Milhão de beneficiados;
-Setor Privado(INSS)- 500 milhões para 33 milhões de pensionistas;
A discrepância dos números é absurda, com privilégios descabidos e inaceitáveis para uma pequena parcela de sabichões que fazem leis e normas para se auto-beneficiarem.
Essa situação fica ainda mais absurda se analisarmos a somatória dos déficits dos últimos 15 anos:
-Setor Público- 1 trilhão e 300 bilhões, atendendo apenas 1 milhão de privilegiados;
-Setor Privado(INSS)- 450 bilhões, atendendo 29 milhões de pensionistas.
Diante da enormidade, da safadeza e da crueldade desses números, como uma cambadas de filhos da puta quer penalizar ainda mais aqueles que já se aposentam com migalhas?
Porque esses safados da área econômica não tem coragem de divulgar esses números terríveis à população, começando a reforma previdenciária por aqueles que realmente causam o grande déficit do setor?
É obvio, que esses mandarins estão defendendo seus próprios interesses e de sua currióla, pois já estão viciados nessa mamata.
Não podemos aceitar mais esse estupro previdenciário.
Temos que lutar por nossos parcos direitos e mandar esses canalhas a puta que pariu!!!!!

José Roberto- 07/07/17


-


quinta-feira, 6 de julho de 2017

CRIVELLA, O PASTOR VIAJANTE

CRIVELLA, O PASTOR VIAJANTE

Nosso prefeito pastor é mesmo uma caixinha de surpresas!
Ao tentar responder as oportuníssimas críticas da atriz Fernanda Torres, nosso bispo de araque ao invés de utilizar um jornal do Rio, fez sua estropiada defesa através da Folha de São Paulo, grande jornal que infelizmente vem perdendo a confiabilidade, junto com seu instituto de pesquisas, o Data Folha, cujos levantamentos estatísticos são moldados a gosto do freguês.
Deve ser reflexo da crise econômica e da concorrência da internet, pois a Folha de São Paulo até então, havia sido um jornal sério e confiável, todavia parece ter sucumbido as necessidades terrenas e a tentação do vil metal.
Voltando ao bispo fajuto, o sacana dá mostras de não querer mesmo vestir a toga de prefeito, preferindo deixar os sérios problemas de nossa cidade que já foi maravilhosa, ao Deus dará, pois não perdeu a oportunidade para escafeder-se e se mandar para Paris.
Enquanto o Rio estremece sob tiroteios constantes, balas perdidas acertam crianças e mães inocentes, camelôs tomam contas das praças e ruas do Centro e Zona Sul, sem esquecer dos trombadinhas e trombadões, que agora agem impunemente em todos os bairros, nosso desajeitado alcaide alega ter ido para a Cidade Luz, a fim de ativar a área de turismo, tentando atrair mais franceses para nossa cidade.
Esse prefeito é mesmo fraco da cachola, pois já deu uma rasteira nas escolas de samba, e como diz a música “quem não gosta de samba, bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou doente do pé”, como não é doente do pé, pois vive zanzando mundo afora, só pode ser mesmo ruim da cabeça, fato que constatamos por sua inutilidade total.
Morrendo mais gente aqui no Rio, que qualquer cidade ou mesmo país em conflito interno, como esse prefeito banana vai conseguir atrair turistas para zona de fogo?
Só mesmo desavisados ou amantes do perigo, pois estamos vivendo em zona de guerra, pois mesmo no abrigo de nossas casas não estamos livres de assaltos e balas perdidas.
Esse pastor, cuja igreja realiza centenas de milagres, poderia interceder  junto a seu Deus, para que todos os milhares criminosos de nossa cidade se convertessem, tornassem fieis seguidores de sua igreja e bons pagadores de dízimos.
Se conseguisse esse intento até mesmo eu me converteria.
Quanto ao pagar dízimo, isso já é outra história.

José Roberto- 06/07/17





quarta-feira, 5 de julho de 2017

A CAMA DOS NOSSOS PAIS

A CAMA DOS NOSSOS PAIS

Nesse frio inesperado para o carioca, lembro de minha filha ter dito, que é rara a noite em que Lelê(minha adorável netinha) não procura sua cama.
E tem coisa melhor que a cama dos pais depois de um despertar abrupto, de um sonho ruim, pois o universo das crianças é povoado de monstros e outros bichos?
Basta entrar no ninho acolhedor para que o sono volte imediatamente, num passe de mágica, pois a presença dos genitores é o porto seguro, guardiã dos bons sonhos.
Fernanda não pode reclamar, pois foi useira e vezeira desse expediente, indo para nossa cama todas as madrugadas, durante muitos e muitos anos.
Escutava aqueles passinhos no corredor e lá vinha ela, pronta para se ajeitar a meu lado, pois na época, nossa cama era de tamanho comum e Regina logo percebia que estava sendo empurrada para a beirada, pois a bichinha era folgada.
Tinha o hábito, após se ajeitar, de colocar uma das pernas sobre meu corpo, as vezes de forma meio brusca atingindo locais indesejáveis e doloridos.
Regina fingia reclamar, mas gostava do estreitamento da nossa proximidade e das incontáveis noites equilibrando-se na borda da cama.
Fernanda foi a única filha assídua ao nosso “berço”, talvez por ter sido a caçula.
Recordo dos meus tempos de primeira infância, quando por qualquer razão acordava no meio da noite e escutava o forte ronco do meu pai.
Ao ouvi-lo, sempre pensava em leões e outro bichos prestes a invadir meu quarto , levantando de fininho e procurando a cama sagrada.
O incrível, é que mesmo ao lado do meu pai roncador, pegava imediatamente no sono, sob o aconchego de Hercília, que sempre recebeu os filhos em sua cama com a maior boa vontade, sem jamais demonstrar a mínima irritação pelo desconforto que causávamos.
Pois era mesmo uma disputa pelo lugarzinho aconchegante.
O chato era quando chegava e já tinha um  irmão aninhado. Minha mãe sempre dava um jeitinho da acomodar os dois, sem qualquer reclamação de Tonico, pois meu pai sempre foi uma pessoa adorável.
Normalmente éramos três a pelejar pela cama materna, pela idade, Toninho, Eu e Tai(Carlos Augusto). André veio com alguns anos de atraso.
É indescritível a segurança, o conformo, o calor humano transmitido por esse local sagrado, refúgio dos pequenos inocentes,  que é a cama dos nossos pais.
Todo filho que passou por essa grata experiência, leva essas agradáveis lembranças pelo resto da vida, demonstrações de amor e afeto que tornam indestrutíveis os sagrados laços de família.

José Roberto- 5/07/17


terça-feira, 4 de julho de 2017

JANOT APERTANDO O LAÇO

JANOT APERTANDO O LAÇO

Na ponta dos pés, Temer se equilibra apavorado, sentindo a corda arranhar seu velho e enrugado pescoço.
Como um equilibrista bêbado, tenta manter-se ereto sob o fio da navalha, esperando o empurrão final que ponha fim a seu calvário.
Babando de alegria e tesão, Janot cutuca daqui, empurra dali, dá uma leve rasteira, prolongando para seu extremo deleite,  o martírio desse morto vivo que teima em manter a bunda na cadeira presidencial.
Aumentando a tortura mental, Temer vê seus cupinchas corruptos  sendo presos um a um, deixando no ar o risco da delação, terror de todos que tinham certeza da impunidade antes do advento do Lava-Jato.
Assim, as doses de maldade vão sendo ministradas a conta-gotas pelo eminente Procurador Geral, que fustiga seu arqui rival, o combalido Presidente OB Temer, que esperneia, estampando no rosto o sorriso amarelo dos condenados que caminham ao cadafalso.
Estranho, muito estranho esse ódio desvairado de Janot, amparado por Fachin,  contra o Presidente Temer.
Não resta dúvida, que por artimanha desses dois petistas enrustidos, Temer caiu numa arapuca, despindo-se de sua mascara de certinho para nivelar-se ao que a de pior em nossa política.
Estranho essa prioridade total e essa gana de acabar rapidamente com Temer, Aécio e sua gangue, deixando de lado processos de corruptos perigosos que já transitavam no STF e demais instâncias.
Com sua pirotecnia e atitudes rocambolescas, Janot tirou de cena o verdadeiro arquiteto da nossa ruína, o manguaceiro corrupto apedeuta Mula,  colocando na linha de tiro, outro time de malfeitores, porem de quilate muito inferior ao do nojento Molusco.
Alguns jornalistas e pessoas esclarecidas perceberam a jogada esquerda de Janot, fazendo de tudo para tirar o Chefe Mula das luzes da ribalta.
Guilherme Fiuza, excelente escritor e jornalista, já vem denunciando esse contragolpe a meses, através da publicação de ótimos artigos onde deixa claro as intenções do falso procurador, que só procura o que quer.
Ontem mesmo, postei um oportuno texto de Fiuza, denunciando essa macabra trama.
Outro que vem batendo nessa mesma tecla é Carlos Andreazza, editor de livros e colunista de O Globo, que semanalmente vem criticando a faina do Procurador, que descaradamente trabalha para o PT, dando prioridade total ao segundo time de corruptos chefiados por Temer.
Hoje, Andreazza publicou outro bom artigo sobre esse obscuro tema, cuja foto capeia o texto.
Qual a razão de Janot não mover uma palha para “encaçapar” o ex-metido Mantega, envolvido em todas as grandes rapinagens nos governos Mula e Dilma-anta?
Esse Procurador petista tem que ser contestado pelas autoridades, e pelos juízes não comprometidos do STF,  pois já passou dos limites, não tendo vergonha de mostrar a quem presta serviços.
Queremos todos os corruptos na cadeia, a começar por Mula e sua trupe, secundado pelo esquecido Temer e sua curriola, sem esquecer do restante, acoitados no Congresso e nos Ministérios.

José Roberto- 04/07/17


segunda-feira, 3 de julho de 2017

MEU AMIGO PATERNOST

MEU AMIGO PATERNOST

Retornando ontem de Itanhaém,  recebi consternado a notícia da morte de meu velho amigo, companheiro de trabalho e de mergulhos, Pedro Paternost.
A pancada no peito foi tão grande que fiquei  fora do ar por instantes, quase perdendo a entrada da linha vermelha, pois estava dirigindo e a triste notícia tinha sido repassada por minha mulher, que recebera um watsapp comunicando o ocorrido.
Chegando em casa, tentei afoitamente contato com antigos colegas da Cesp que ainda moram em Atibaia, sem sucesso, conseguindo finalmente contatar com outro velho amigo e companheiro, Celso Chaves, que reside em São Paulo e que já tinha conhecimento do triste evento.
Pedro, após atirar nas pernas do irmão(Boris), de quem cuidava desde a morte dos pais, há mais de 15 anos, foi morto pela polícia, pois segundo consta, se recusou a entregar a arma, sendo morto pelos policiais que atenderam ao chamado do irmão que havia sido ferido.
Desde que  mudou para Atibaia após a morte da mãe,  Pedro assumiu a incumbência de cuidar do irmão mais novo, Boris, de 59 anos que tinha algum tipo de retardo mental, incapaz de cuidar de si próprio, pois nunca havia trabalhado de forma regular, sempre dependente.
Pelas poucas ocasiões que tive contato com ambos, me pareceu que viviam em plena harmonia, obviamente com Pedro conduzindo as conversas e tudo o mais, e o mano Boris sempre concordando com tudo, sorridente e tranquilo.
Estiveram em minha casa a pouco mais de um ano, de passagem para Vitória, onde Pedro tinha um apartamento e uma casa na praia.
Trouxeram de presente uma estranha e bela planta, que floresce apenas uma vez por ano, e a maravilhosa flor se abre de forma esplendorosa  durante uma ou duas noites, para depois sucumbir.
Pedro tinha o hábito de me ligar quase todos os dias.
Ultimamente, havia notado que algumas vezes enrolava  a voz, como se tivesse meio dopado, pois devido a suas inúmeras doenças, tomava muitos remédios que poderiam comprometer sua dicção e raciocínio.
Conversávamos sobre nossas antigas pescarias e mergulhos, pois foi ele quem me apresentou Caravelas, no sul da Bahia, local obrigatório de nossas aventuras desde 1981.
Mergulhamos também inúmeras vezes na região de Itacurúça e Ilha Grande, depois que comprei um pequena lancha em 1983.
Fomos parceiros de trabalho durante muitos anos, pois o conheci em 1970 em Atibaia, onde trabalhei até o final de 1973.
Vim para o Rio em agosto de 1978 e Paternost  já havia se mudado para Vitória, trabalhando na Escelsa.
Convidei-o para integrar minha equipe recém formada na Eletrobras, em meados de 1979, após o que, alicerçamos nossa amizade reforçada com os mergulhos, vício que havia adquirido a pouco tempo em Itanhaém, junto com meu sobrinho Ricardo, morrendo de inveja ao ver Gatinho arpoar dezenas de maravilhosos robalos, enquanto pescávamos apenas os pequeninos.
Pedro não era de falar muito, mas era um bom técnico e um companheiro leal, tendo ótima índole, sempre levando numa boa nossas gozações, pois foi engordando e ficando preguiçoso, mergulhando pouco, sempre ao lado do barco, matando muitas vezes belas garoupas e badejos, atraídos pelos restos dos peixes que limpávamos para trazer apenas os filés.
Pedro detestava encrencas, evitando discussões tanto no trabalho como na vida particular.
Talvez, nos últimos tempos, acossados por problemas do coração, das diabetes, problemas intestinais e próstata, Pedro tenha sido levado a uma forte depressão, pois em nossas últimas conversas, reclamava muito da saúde debilitada, das constantes viagens a São Paulo para consultas e exames, e dos problemas que tinha com a Eletros, cada vez mais chata por ocasião dos reembolsos.
Sentia que ele não estava bem, principalmente por não ter amigos de fato,  próximos, que pudessem aliviar sua solidão.
Morreu de uma maneira besta, difícil de engolir e assimilar.
Sentirei sua falta, pois acredito que tenha sido um dos poucos que realmente entendeu e captou sua maneira enrustida de ser.
Até o pessoal de casa achava meio estranho a consideração e paciência que tinha com o velho amigo. Segredos da verdadeira amizade entre homens.
Paternost finalmente descansou, pois seu final de vida estava sendo muito difícil, mas sua passagem foi um rito brutal e equivocado.
Todavia, temos que respeitar e tentar entender os desígnios de Deus, que resolveu antecipar a chamada de Pedro para dentro de seu reino, pois esqueci de mencionar, que nos últimos anos, havia se convertido inteiramente ao catolicismo.
Que meu velho amigo descanse em paz.
Nossas lembranças permanecerão firmes enquanto meu velho e alquebrado coração aguentar, pois de tempos em tempos, recebe uma lancetada, mas vamos tocando o barco, pois ainda, se Deus quiser, há muito mar a navegar.
Sentirei sua falta.

José Roberto- 03/07/17


PS-Foto acima de março/1985 (Itacuruça) e abaixo, Carvelas, jan/1984.