quinta-feira, 30 de julho de 2015

AS DUAS FACES DE ROMÁRIO

AS DUAS FACES DE ROMÁRIO

Romário como político, tem se revelado uma grata surpresa, se destacando dentre os mais de “300 picaretas” que conspurcam o Congresso Nacional.
O “Peixe”, felizmente não se juntou as bagrinhos que transitam pelas águas turvas de Brasília, não sendo mais um “Tiririca” , triste exemplo do péssimo gosto de nossos eleitores.
Apesar da pouca instrução, a passagem por diversos clubes europeus, convivendo com democracias do primeiro mundo,  deve ter oxigenado suas idéias, permitindo um retorno á pátria com um “back ground” razoável.
Tem tido a oportunidade de demonstrar o aprendizado extra-campo, apresentando diversos projetos na área esportiva, no apoio e amparo aos deficientes físicos  dos que necessitam de cuidados especiais, incentivando a ampliação da inclusão escolar, chegando a propor um projeto de lei que dá prioridade ao julgamento dos processos de corrupção, abreviando sua tramitação.
Tem se empenhado em enquadrar a CBF nos regimes legais, obrigando-a a prestar contas ao público e ao país, pois a entidade tornou-se um antro de corrupção e roubalheira, onde os dirigentes longevos e seus associados trambiqueiros se locupletam, explorando as Federações, os grandes clubes, contribuindo para falência e sucateamento do futebol nacional.
Pelo que consta, não tem abusado das mordomias conferidas pelo cargo, portando-se de maneira sóbria e discreta.
Realmente, uma agradável surpresa, de quem não se esperava grande coisa.
Contudo, na vida pessoal e privada, o baixinho continua dando dribles até na sombra.
Romário sempre foi um péssimo pagador de contas.
Atrasa a taxa de condomínio, a pensão alimentícia, impostos, responde na justiça a mais de vinte processos pelo não pagamento de dívidas. “Un enfant terrible”.
Tenho um amigo, um pernambucano porreta, cabra macho de Exu, que teve o azar de comprar um apartamento num caríssimo condomínio na Barra da Tijuca, exatamente em baixo da cobertura do craque Romário, na época, em plena atividade esportiva.
Festas turbulentas patrocinadas pelo craque, principalmente na passagem do ano, sacudiam o edifício nos embalos do funk pesado e da gritaria dos convidados, que não primavam pelos bons modos.
Numa das reformas feitas pelo astro, o teto do apartamento do meu amigo virou uma peneira, com infiltrações diversas que arruinaram seu mobiliário e até algumas obras de arte.
Como já sabido, Romário não gosta de pagar dívidas, sem acordo,  restou ao meu amigo ingressar na justiça pleiteando indenização por danos materiais.
Pela preguiça do judiciário e pela influência do craque, o processo foi longo, e nesse meio tempo, quase três anos, a sala do apartamento arruinado permaneceu sem os reparos, para deixar caracterizado os danos causados.
Custou, mas finalmente a grana saiu do bolso do baixinho.
Mal sabia ele que o pior estava por vir.
Meu amigo, bravo e puto da vida, entrou com nova ação por danos morais, que também durou alguns anos, mas pelo que sei, recebeu uma nota preta, assunto até mencionado na famosa Coluna do Ancelmo, no jornal O globo.
Para sorte dos moradores, como a dívida em atraso pelo não pagamento do condomínio se arrastava a mais de dois anos, o apartamento finalmente foi a leilão, para gáudio e felicidade geral dos condôminos.
Quanto a noticia recente, de que foi descoberta uma conta secreta do Baixinho num banco da Suíça, não tenho reparos a fazer, pois trata-se de dinheiro ganho com seu suor.
Fez muito bem em nada declarar a Receita, que mete a mão na nossa grana, repassando-a para um governo incapaz e perdulário, que nada nos oferece em contra-partida.
Portando, Romário é uma esfinge de duas faces.
Na vida pública, um político fora da curva, surpreendendo a todos com suas atitudes positivas em prol da sociedade, mas na vida privada, um terror para os credores, inclusive para os cobradores de impostos.

José Roberto- 30/07/15




2 comentários:

  1. Romário tem mesmo sido uma grata surpresa, no meio de tantos políticos corruptos e inescrupulosos.
    Todavia, não conhecia o lado negro do ex-atleta,
    Obviamente, não poderia ser o bonzinho que quer dar a entender.

    ResponderExcluir
  2. Não é só o Romário que é assim. Tente fazer negócios com celebridades e verá o outro lado deles. Celebridade tem de aparecer sempre, e para tal gasta mais que pode e até antes de receber, para estar sempre enfeitado e participando das grandes festas e da mídia. É isso aí!

    ResponderExcluir