quarta-feira, 27 de junho de 2012

TE CUIDA, LEWANDOWSKY

TE CUIDA, LEWANDOWSKY



Ainda bem que foi apenas um susto, a ameaça velada do Ministro Lewandowsky, de que retardaria o início do julgamento do processo do Mensalão, previsto para primeiro de agosto.

Pelo que consta, o Ministro havia ficado zangado, por não ter participado da reunião plenária do STF, quando foi acordado o início do julgamento da quadrilha petista.

Outro ausente, foi o Ministro Toffoli, que por seu passado, presente e futuro petista, deveria ter a ombridade de se considerar impedido, pois a maioria dos facínoras indiciados no processo, são antigos companheiros e clientes. Com esse, precisamos ficar de olhos bem abertos.

Parece que Lewandowsky não é muito chegado ao relator do processo, Ministro Joaquim Barbosa, pois desde que foi nomeado revisor, reclamou da demora do envio da documentação, quando a mesma já estava disponível desde longa data, no site interno do STF.

Parece que já procurava desculpas para retardar sua análise.

Ora, o cargo de revisor nos parece um tanto descabido, pois é inconcebível que um ministro altere o parecer de outro.

Se vão seguir o voto e a opinião do relator é uma decisão de foro íntimo.

Cada Ministro deve proferir seu voto, segundo sua consciência e entendimento, sempre procurando fazer prevalecer a justiça, o respeito às leis e a Constituição.

Pelo que li nos jornais, Lewandowisky sugeriu em sua revisão, que os réus sejam julgados sob uma ótica mais branda, ao contrário do que recomendou o Ministro relator, bem como o parecer do Procurador Geral da Republica, Roberto Gurgel, que em sua exposição de motivos, considerou o Mensalão uma dos mais graves crimes cometidos contra nossa democracia.

Apesar de ter sido formado por faculdade de São Bernardo do Campo, ter atuado como secretario municipal, militado nas hostes petistas, e ainda pelo fato de ter sido indicado por Lula, Lewandowsky sempre deu mostras de sua independência, atuando firmemente na Lei dos Fichas Limpas e batalhando contra o nepotismo.

Todavia, deu a entender, que ficou magoado, tanto com o estabelecimento do prazo para início do julgamento, como pela cobrança feita pelo Presidente do STF, Ministro Ayres Britto, para que concluísse sua revisão, a fim de não acarretar atrasos no andamento do processo.

Neste começo de semana, a mídia, principalmente a eletrônica, inundou o STF de emails, repassando aos blogs, twiter e facebooks, o mote “Revisa logo Ministro”.

A chiadeira parece que surtiu efeito, pois o Ministro constrangido, finalmente concluiu seu parecer com um pequeno atraso.

O julgamento do século, dos crápulas do Mensalão, de José Dirceu e sua quadrilha, depois de seis anos longos anos, finalmente está com dia e hora marcada.

Que 2 de agosto seja a data, em que o país decretará o fim da impunidade, para os canalhas dos crimes do colarinho branco e outras matizes.



José Roberto- 27/06/12


4 comentários:

  1. O Ministro quis dar uma de sabido, porem o povo esclarecido exigiu que deixasse de lado a preguiça e fizesse seu trabalho.
    Finalmente, o bando do mensalão vai prestar contas a justiça.

    ResponderExcluir
  2. Precisamos acompanhar de perto o julgamento no STF, para que os ministros possam votar conforme os anseios do povo e não de acordo com orientações partidárias.

    ResponderExcluir
  3. Se o Ministro Lewandowsky demorasse um pouco mais, provalvemente o julgamento seria postergado para depois das eleições, justamente o que o PT queria.
    Mas o bom senso falou mais alto, e finalmente esperamos que esses safados paguem por seus crimes lesa pátria.

    ResponderExcluir
  4. Não podemos esquecer que os ministros podem pedir vistas no processo. Sei lá, esta coisa ainda pode paralisar, tendo em vista que no STF existem ministro colocados pelo o mordedor de canelas. Aliás, estamos próximo do mês do cachorro louco. Todo cuidado é pouco, pois tem "gente" querendo morder a canela dos outros.

    ResponderExcluir